ClarkConnect 2.2 - Dúvidas; sugestões e ajudas a concluir o tutorial

[DekkeR] disse:
Metro
Há algum ftp nacional de onde se possa fazer o download do CC ?
As minhas 'fontes' habituais não têm nada disso :(

A partir de agora há. O local é o do costume... search clarkconnect-2.2.iso (371MB)


AVISO

Podem ver alguma coisinha escrito no final de algum post.
Não se trata de editar o que quer que seja da minha parte. Serve apenas de marcador ou para eu me orientar no que já meti ou não na FAQ. Pedia portanto para não reclamarem pq se não gfaço isso desoriento-me completamente no meio de tanta coisa.
E já sabem se me passar alguma coisa é dizerem. A conversar é que a gente se entende:)
 
Última edição:
AwakE disse:
Só uma questão, o CC já tras o webserver instalado, mas cenas como suporte PHP, mySQL tenho de instalar fisicamente no PC? Suponho que não dê para instalar remotamente ou dá? Isso era fixe....é que tar a mudar o monitor de sitio é uma grande seca....

Ai as minhas cruzes :D

Resposta no post nº 40

claro q dá..fazes uma ligacao remota a makina ..
saca o putty por ex. e fazes um ssh a makina e ja esta tens linha de comandos
impec mm..
 
xBoShY disse:
Pika_: instalas-te akele FreeSWAN? ou tens alguma versao comercial do cc?

Fica bem

PPTP VPN Server...

o q instalei foi o PoPToP version 1.1.4-b4

com o webmin tens logo a configuracao deste modulo ..
tb tens do freeswan mas n sei pk n consegui instalar :confused:
 
PiKa_ disse:
claro q dá..fazes uma ligacao remota a makina ..
saca o putty por ex. e fazes um ssh a makina e ja esta tens linha de comandos
impec mm..

O que ele queria era instalar remotamente e isso não deve dar para fazer.

Para o pessoal que nunca instalou. Isto depois de instalado, é tirar monitor, teclado, etc e depois é tudo por ssh/webconfig(81)/Webmin(10000). Não há motivos para se aceder fisicamente à maquina.

Isso da Vpn é interessante.

No meu CC está instalado o Antivir mailserver e já tive o Slim server a fazer streaming de mp3. Tenho tb uns modulos para analizar os logs do mail e do ftp e o cliente no-ip.
Depois se alguem tiver interessado em saber alguma destas coisas......
 
Última edição:
bem, já tenho a vpn configurada e funcional. Tenho agora um problema... é que mesmo sem fazer a ligaçao vpn, ele disponibiliza tudo como tava antes.

Eu só configurei o PoPToP, agora axo que tenho que que configurar a firewall (fui buscar a Shorewall) para negar os acessos NAT pelo eth1 (rede local) de forma a que só possam ser acedido pelo ppp1 (vpn). Estarei correcto?
Se tiver errado e souberem um solução, sou todo ouvidos. :)
 
tenho aqui as pics de instalação do clarkconnect mas ainda não as consegui por online porque estão em bmp, preciso de converter primeiro

no vmware não consigo correr aquilo de forma a derectar a ligação à net, mas isso por causa dos problemas de config. da rede virtual :D
 
Bom...estive a ler estas threads do ClarkConnect e fiquei interessado em experimentar isto :)

Apesar de ser um completo noob em Linux (ao ponto de nem sequer o ter visto à minha frente, quanto mais mexer nele :rolleyes: ), algum dia tinha que acontecer. A curiosidade venceu o 'medo' :D :D

Não tenho sequer a certeza se esta distro é ou não parecida com as outras, mas isso agora também não importa pq a finalidade q lhe vou dar é mesmo a q está no tutorial. Mais tarde arranjo maneira de experimentar outras 'virtudes' e variantes do Linux :)

As minhas dúvidas são:

- estava a pensar comprar um router Linksys devido a estar a montar um 2º pc. O que queria saber era se o pc com o CC substitui MESMO o router!? É q já estava por dias a compra do router e não queria deitar dinheiro fora :rolleyes:
(se bem q tenho q comprar um switch, mas é mais barato :D )

- as vantagens do router são só preço e espaço?

- como foi dito pelo Nemesis11, mesmo não tendo monitor, teclado e rato ligado ao pc, consigo aceder ao ambiente de trabalho do CC?

Eu sei que são perguntas um bocado básicas e que de uma maneira geral já foram +- respondidas, mas queria ter mesmo a certeza para avançar com isto.
(as perguntas dificeis vêm depois :D :D )

Se forem SIM, siga para bingo :009: Nada como experimentar :cool:
 
- Sim. Substitui PLENAMENTE o router Linksys

- Do Linksys? Absolutamente!

- Por interface web (como em qualquer router recente)
 
kazuza disse:
- Sim. Substitui PLENAMENTE o router Linksys

- Do Linksys? Absolutamente!

- Por interface web (como em qualquer router recente)

Ok, thanks kazuza ;)

Vamos lá então começar a preparar isto :)

Continuem com o bom trabalho desenvolvido no tutorial :001:
 
Chip disse:
tenho aqui as pics de instalação do clarkconnect mas ainda não as consegui por online porque estão em bmp, preciso de converter primeiro

no vmware não consigo correr aquilo de forma a derectar a ligação à net, mas isso por causa dos problemas de config. da rede virtual :D

Chip:
Compara com o que está no tutorial e mete as cenas que tens diferentes.

Consegues aceder do XP à configuração do CC.
Eu queria pics dessas virgens:)
 
Boas :)
Conheci o CC num outro topico q tava por ai (mas que nem tinha nada a ver) resolvi instalar com o VMWare para experimentar e realmente é super simples e realmente eficaz.
Posto isto, fui buscar um pc ao sotão para tratar de montar isto a serio, basicamente para me servir de webserver para os meus desenvolvimentos caseiros e aprender mais qq coisa nova, o IIS e o PHP nao sao realmente a melhor coisa do mundo... Enquanto no VMWare correu tudo lindamente, na instalação no pc já não posso dizer o mesmo, arbitrariamente dá-me erros a extrair as cenas enquanto instala e diz q possivelmente tenho um problema de hardware. O disco tenho quase certeza q tá bom, já troquei o leitor de cd e já gravei um novo cd, os erros continuam, já troquei memória...same shit.
Alguém me sabe dar mais alguma pista? Será que há problemas com hardware, tou a instalar num compaq deskpro EN, any ideias?
Obrigado :)
 
tonipig disse:
Dúvida:

Um hdd de 4.3 GB e 256 MB ram chega ou convém ser mais?
(é q por agora só tenho isto disponível :rolleyes: )

:cool:

Depende do FTP e do webmail:D.
Se não quiseres usar isso só precisas de 500MB.
 
Já tenho um router da Linksys e a firewall também não me tem deixado mal. Logo, a principal utilidade que daria ao ClarkConnect seria como Domain Server, Print Server e quem sabe como servidor FTP.

Tenho 2 duvidas:

-> Seria uma boa opção a continuação da utilização do router?

-> O Domain Server pode funcionar com workstations XP?

Obrigado. :D
 
dReAdAnGeL disse:
Já tenho um router da Linksys e a firewall também não me tem deixado mal. Logo, a principal utilidade que daria ao ClarkConnect seria como Domain Server, Print Server e quem sabe como servidor FTP.

Tenho 2 duvidas:

-> Seria uma boa opção a continuação da utilização do router?

-> O Domain Server pode funcionar com workstations XP?

Obrigado. :D

Não vejo qq utilidade em teres o router. Um switch é mais que sufuciente. Não vais querer usar a firewall do router se a do CC é melhor. Mas tb é preciso saber configurar claro.

Com um dominio a coisa fica perfeita.
Vamos lá ver se se consegue fazer um tutorial de como se registar no no-ip. Isso é o melhor de dois mundos. Depois falta andar à volta da configuração do CC.

Isto vai devagar:) Mas vai.
 
enquanto tinha isto com VMWare usei o meu dominio no dyndns.org e tudo funcionava perfeitamente, mas como tenho o CC atrás de um router dlink fiz a configuração no router, fiz o forward do trafego nas portas 80 e 21 para o CC e pronto.
 
pac disse:
enquanto tinha isto com VMWare usei o meu dominio no dyndns.org e tudo funcionava perfeitamente, mas como tenho o CC atrás de um router dlink fiz a configuração no router, fiz o forward do trafego nas portas 80 e 21 para o CC e pronto.

Consegues colocar o teu post em forma de pergunta e resposta.
Acho que era muito interessante colocar isto na FAQ.
Já agora usas só o CC como firewall ou com essa disposição tb tens FTP por exemplo?
Desculpa mas não consigo perceber muito bem como o CC está a funcionar no teu caso.
 
sim...neste post não fui mto explicito, mas no que fiz antes (onde apresentei o problema que estou a ter) faço referencia a que uso o CC em modo pedagógico (achei o programa interessante e resolvi experimentar para aprender) e simplesmente como webserver para os meus desenvolvimentos em php (prefiro te-lo a correr separado da minha maquina, onde uso IIS + extensoes de php e mysql) , uso-o também como ftp server, tanto para enviar coisas do escritorio pra casa como para partilhar algumas coisas com amigos (fotos das férias e isso.... :rolleyes: )
basicamente dou um uso mto limitado ao CC, mas espero aprender com isto, fico a conhecer o dito cujo o que pode vir a dar jeito em aplicações futuras, quer no meu caso ou de algum cliente com uma necessidade parecida.
O saber não ocupa lugar já dizia o outro :)
 
já agora metro...tenho um pequeno tutorial feito, so faltam uns pequenos ajustes e fica prontinho. Onde o poderei disponibilizar?
Obrigado ;)

edit: fica aqui, edita e coloca onde achares melhor :)

Serve este pequeno tutorial para mostrar como configurar um router D-Link para mapear o tráfego http/ftp para uma máquina a

correr um webserver por trás desse mesmo router. No caso o modelo usado é um 614+ , mas penso que também poderá ser útil a

outros router's sendo que o que altera é a maneira de chegar aos menus, tudo o resto é bastante linear.

Ao mesmo tempo mostro também onde configurei o router para usar a minha conta no http://www.dyndns.org/ , um 'Dynamic DNS'

que permite ter sempre um ip dinâmico associado a uma url que nunca muda, muito útil para nós que nunca conseguimos manter o

mesmo ip mais que uns dias (pelo menos a grande maioria de nós).

Passemos então ao que interessa, começei por criar uma conta no dyndns, depois de obter os meus dados vou á página de

configuração do router e na Tab Tools item Misc , na secção Dynamic DNS coloquei-os.

5.jpg



De seguida configuram-se as regras necessárias para a firewall saber lidar com o tráfego que entra, destinado ás portas 80/21

consoante seja http ou ftp.
Basicamente o router irá 'enviar' esse tráfego para o nosso webserver, que no meu caso tem um ip interno de 192.168.0.101 .
Na tab advanced selecciona-se a opção firewall, clica-se em enabled e passamos ao preenchimento dos campos como

demonstrado em seguida:

http-rule.jpg


No campo name, damos o nome que desejarmos a esta regra
O Action, obviamente será allow
O source será Wan, o ip será um '*' , querendo isto dizer que permitimos tráfego vindo de qualquer ip na internet, se

quiseremos limitar o tráfego que chega a algum ip, é so definirmos o intervalo, por vezes faço isto quando só quero permitir

o acesso a mim (de uma localização remota, ou algum amigo ou assim) fica ao critério da pessoa.
No destination vamos dizer para que ip será enviado o tráfego, vamos então seleccionar Lan e indicar o ip do nosso servidor

http, no meu caso 192.168.0.101 , tipo de tráfego é TCP e como destino tem as portas 80-81
Podemos definir também um intervalo de tempo em que o mapeamento é feito, no meu caso deixei always on.

Este procedimento também serve para tráfego FTP, sendo que a unica alteração necessária será criar uma nova regra, com um

novo nome e alterar as portas, em vez de 80-81, colocar 20-21 ou qualquer outro intervalo onde se situe o nosso servidor de

ftp.

Passado para a FAQ​
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo