ClarkConnect 2.2 - Dúvidas; sugestões e ajudas a concluir o tutorial

O Metro pediu-me para meter na mesma o howto do no-ip. Aqui vai:

Antes de tudo têm que criar uma conta no site do no-ip (http://www.no-ip.com). Isto é facil, do que me lembro, basta escolher o nome do dominio e dar a indicação do mail e password da conta.

Antes de correr o cliente no-ip é preciso compilar a source. O link para a source do cliente é este -> http://www.no-ip.com/client/linux/noip-duc-linux.tar.gz
Quem quizer evitar compilar, pode fazer o download dele deste link -> http://pwp.netcabo.pt/0239863201/cc/noip-2.1.1.rar
É a ultima versão (2.1.1). Compilei numa VM, copiei os ficheiros e correu ok. Penso que também não vão ter problemas.
Antes desta tinha a 2.0.5(?) que me foi enviada pelo Bluebird aqui do forum e tb não tive problemas.

1º - Descompactar o rar para a directoria "/usr/local/bin/" no CC. Podem fazer isso por ssh ou por pasta partilhada com o Samba.

2º - Dar permissões de read/write/execute ao owner no ficheiro "noip2".
Código:
chmod 700 /usr/local/bin/noip2

3º - Configuarar o cliente.
Código:
cd /usr/local/bin
noip2 -C

1.jpg


Ele pergunta a que placa de rede fica associado. Indicam a placa de rede que está ligada à net (External no Webconfig). Muito provalmente "eth0".
Em seguida inserem os dados do login(email) e password e por fim se querem correr alguma coisa quando há um update (isto é opcional).

4º - Criar o serviço que inicie o cliente quando há um boot do CC

Existe duas maneiras de fazer isto. Uma pelo webmin e outra por linha de comandos (para quem não quizer instalar o webmin).

- Pelo Webmin

Ir a https://<ip_do_cc>:10000/init/
Escolher a opção "Create a new bootup and shutdown action"

2.jpg


No "Action Details" escrever o seguinte:
Name -> noip
Description -> noip
Bootup commands -> /usr/local/bin/noip2

Start at boot time? -> Yes

3.jpg


Carregar no botão "Create" e está feito. No proximo boot do CC vão ver o serviço a arrancar (noip [OK]).
Para não terem que esperar por um boot para o serviço arrancar, basta irem à linha de comando e escrever "service noip start".

- Por linha de comandos

Copiar o ficheiro redhat.noip.sh para a directoria "/etc/rc.d/init.d"
Código:
cp /usr/local/bin/redhat.noip.sh /etc/rc.d/init.d/noip

Mudar as permissões do ficheiro
Código:
chmod 755 /etc/rc.d/init.d/noip

Criar um "symbolic link" na directoria "/etc/rc.d/rcX.d" em que X se descobre com o seguinte comando:

Código:
grep initdefault /etc/inittab | awk -F: '{print $2}'

4.jpg


Código:
ln -s /etc/rc.d/init.d/noip /etc/rc.d/rc3.d/S99noip

Em seguida basta fazer "service noip start" para arrancar o serviço. No proximo boot ele tb vai arrancar automaticamente.
O README.FIRST tem uma maneira diferente, mas tem que se fazer o download do "killproc". Nunca tentei, mas se quizerem é seguir as instruções que estão naquele ficheiro.

------------------------------------------
Ficam aqui os parametros que o noip2 aceita, para quem precisar de outras opções:
Código:
         -C               create configuration data
         -F               force NAT off
         -Y               select all hosts/groups
         -U minutes       set update interval
         -c config_file   use alternate data path
         -d               increase debug verbosity
         -D processID     toggle debug flag for PID
         -i IPaddress     use supplied address
         -I interface     use supplied interface
         -S               show configuration data
         -M               permit multiple instances
         -K processID     terminate instance PID
         -h               help (this text)
------------------------------------------

Só mais um pequeno pormenor. Na altura tentei alterar o ficheiro "/var/webconfig/classes/daemon.list" para o webconfig me mostrar o serviço noip e ter a opção de start/stop pelo browser. Nunca consegui :( (ao contrario de outros serviços).

E é tudo, espero não ter nenhum erro, mas alguma coisa, alterem.
 
Última edição:
sei que nao tem mto a ver...mas ca fica...
aqui no trabalho queria tentar aceder ao servidor pelo webmin, mas nao consigo, alias, tudo o que seja endereco do tipo https://user.domain.com:10000 (com outra porta q nao a 80) nao da.
Alguem me sabe dar umas luzes de onde ir mexer no isa server que partilha a internet de modo a autorizar este tipo de trafego na rede?
tkx
 
Se não me engano Access Policy -> Protocol rules
Para teres só a 80 aberta, deves ter um "allow all" a disable e uma regra "allow internet" por exemplo, onde no tab "protocol" tem o http(80 outbound) escolhido.
Penso que basta nesse tab criares um "new" para a 10000.

Vê o help na Access policy que aquilo tem muitas opções.

P.S. - Se te der erro (o mais provavel), vê isto -> http://support.microsoft.com/default.aspx?kbid=283284

Já usei uma vez aquele vbscript que está no fim da página e funcionou.
 
Última edição:
/me pensa seriamente em por o pc do cc no sótão e fazer descer um cabo de rede até ao hub, trocando o de tv pelo de rede :D :D

ou então arranjar um AP e go wireless :D

se tento ligar o service intrusion prevention dá-me um erro: "snortsam: unrecognized service" :(

se activar o serviço web proxy, como sei o endereç do proxy? passa a ser igual ao da gateway?

Edit: já vi que tenho de configurar os clientes para irem para a porta 3128 para acederem via proxy.

Dúvidas: qual a pass do admin? Aparce-me uma conta de admin que não sei a pass, mas presumo que seja a conta usada pela clarkconnect para aceder ao meu sistema. Não consigo entrar no webmail com a pass do root. Consigo usar com o user que criei, entretanto acho que recebi um mail mas no endereço para o qual enviei não me aparece nada.

Nas stats do webmail aparece-me um mail mas não o encontro:

ostfix log summaries for Oct 4

Grand Totals
------------
messages

1 received
1 delivered
0 forwarded
0 deferred
0 bounced
0 rejected (0%)
0 reject warnings
0 held
0 discarded (0%)

547 bytes received
547 bytes delivered
1 senders
1 sending hosts/domains
1 recipients
1 recipient hosts/domains


message deferral detail: none

message bounce detail (by relay): none

message reject detail: none

message reject warning detail: none

message hold detail: none

message discard detail: none

smtp delivery failures: none

Warnings: none

Fatal Errors: none

Panics: none

Master daemon messages
----------------------
1 daemon started

Per-Hour Traffic Summary
time received delivered deferred bounced rejected
--------------------------------------------------------------------
0000-0100 0 0 0 0 0
0100-0200 0 0 0 0 0
0200-0300 0 0 0 0 0
0300-0400 0 0 0 0 0
0400-0500 0 0 0 0 0
0500-0600 0 0 0 0 0
0600-0700 0 0 0 0 0
0700-0800 0 0 0 0 0
0800-0900 0 0 0 0 0
0900-1000 0 0 0 0 0
1000-1100 0 0 0 0 0
1100-1200 0 0 0 0 0
1200-1300 0 0 0 0 0
1300-1400 0 0 0 0 0
1400-1500 0 0 0 0 0
1500-1600 0 0 0 0 0
1600-1700 0 0 0 0 0
1700-1800 0 0 0 0 0
1800-1900 0 0 0 0 0
1900-2000 0 0 0 0 0
2000-2100 0 0 0 0 0
2100-2200 1 1 0 0 0
2200-2300 0 0 0 0 0
2300-2400 0 0 0 0 0

Host/Domain Summary: Message Delivery (top 100)
sent cnt bytes defers avg dly max dly host/domain
-------- ------- ------- ------- ------- -----------
1 547 0 5.0 s 5.0 s clarkconnect.lan

Host/Domain Summary: Messages Received (top 100)
msg cnt bytes host/domain
-------- ------- -----------
1 547 clarkconnect.lan

top 100 Senders by message count
--------------------------------
1 [email protected]

top 100 Recipients by message count
-----------------------------------
1 [email protected]

top 100 Senders by message size
-------------------------------
547 [email protected]

top 100 Recipients by message size
----------------------------------
547 [email protected]
 
Última edição:
mysql já está respondido pelo nemesis11 há uns posts atrás :)

Nemesis11 disse:
1 - Webserver -> sim (opção na instalação)
2 - Php -> sim (opção na instalação)
3 - Mysql -> apt-get install mysql-server -> done
4 - Entrar remotamente? Claro, ssh. Edit: Não reparei na palavra instalar. Instalar tem que ser localmente.

Passado para a FAQ​


phpmyadmin não sei, mas acho que podes fazer o que o nemesis me sugeriu, que é activar samba, copiar as coisas para a directoria do webserver e depois correr scripts de instalação para tudo :D
 
Última edição:
Chip, a proxy é transparente (como a da netrabo, só que melhor :D )

Não tens que configurar um c@ nos browsers dos clientes... Puro PnP ;)

phpmyadmin é só copiar para a root do webserver (o módulo PHP já está config. )
 
yeps, entretanto tinha ido à pág do phpmyadmin e saquei a coisa e já tá a bulir

para descompactar na root do www é só seguir o que diz aqui:

http://www.phpmyadmin.net/documentation/

tar -xzvf phpMyAdmin_x.x.x.tar.gz

e já tá a funcionar :)

não consigo através do samba ter acesso de escrita a /var/www por isso o que tenho feito é aceder a /home/user_que_criei e colocar lá tudo e depois puxo pela cabeça praa me lembrar dos comandos de linux e vou movendo as coisas para /var/home/html, que me parece ser o default do webserver :)


dava jeito ter acesso directo mas assim tb se resolve :D

já tenhoum fórum vbul... cof cof. um fórum de testes instalado e acedível pela net :) e agora tou a instalar o phpnuke, tudo só para fazer experiências :)

quando acabar as experiências acho que vou ter de reinstalar o cc para limpar o lixo todo :D
 
humm.. a minha bd não tem password, o que é a chamada cratera de segurança... para já não é importante mas no futuro sera. como coloco pass no mysql?

por linha de comandos ou através do phpmyadmin como posso fazer isso?


edit: bem, aqui fica a resposta :D

phpmyadmin --> privileges --> escolher o user --> carregar no botão de editar --> change password (duh :D)

edit2: fixe :)


apareceu-me auqele erro que detestamos aqui:

There seems to have been a slight problem with the database.
Please try again by pressing the refresh button in your browser.

An E-Mail has been dispatched to our Technical Staff, who you can also contact if the problem persists.

We apologise for any inconvenience.

o que significa que a alteração foi bem feita :D

agora tenho de mudar as configs do vbul... cof cof do fórum de testes e do php nuke :)
 
Última edição:
lol, com ela a zumbir ao meu lado é difícil :D


sótão she goes :D

amanhá é feriado, um dia bom para mudanças :)

ainda tenho uns problemas com o mail (basicamente só envio) e a seguir vou partir para testes de pop e imap :D

quanto ao phpnuke, o fórum do phpbb é só erros mas devem-me faltar os uprates :)

chip.pointclark.net is online :) (but nor for too long :))
 
Chip disse:
não consigo através do samba ter acesso de escrita a /var/www por isso o que tenho feito é aceder a /home/user_que_criei e colocar lá tudo e depois puxo pela cabeça praa me lembrar dos comandos de linux e vou movendo as coisas para /var/home/html, que me parece ser o default do webserver :)


dava jeito ter acesso directo mas assim tb se resolve :D

Entra por ssh e vê as permissões que tens na pasta "www" (ls -l /var). Vê tambem a configiração do samba (nano /etc/samba/smb.conf).

Quanto ao phpmyadmin, não é preferivel usar o control center? ( http://www.mysql.com/products/mysqlcc/ )
 
Chip disse:
se tento ligar o service intrusion prevention dá-me um erro: "snortsam: unrecognized service" :(

É "erro" do CC home edition. O Snortsam só está disponivel na office edition, mas eles esqueceram-se de tirar da lista.
Podes tambem tirar de lá o serviço. Editas este ficheiro (/var/webconfig/classes/daemon.list) e apagas a linha do snortsam.(Faz backup do ficheiro primeiro).


Chip disse:
se activar o serviço web proxy, como sei o endereç do proxy? passa a ser igual ao da gateway?

Edit: já vi que tenho de configurar os clientes para irem para a porta 3128 para acederem via proxy.

Como o Kazuza disse, proxy transparente. Activa tb o provoxy ("Banner Ad/Pop-up Blocker" no webconfig)

Chip disse:
Dúvidas: qual a pass do admin? Aparce-me uma conta de admin que não sei a pass, mas presumo que seja a conta usada pela clarkconnect para aceder ao meu sistema. Não consigo entrar no webmail com a pass do root. Consigo usar com o user que criei, entretanto acho que recebi um mail mas no endereço para o qual enviei não me aparece nada.

Nas stats do webmail aparece-me um mail mas não o encontro:

Muda a pass de admin. Não há problema. Podes fazer isso no webconfig na parte dos users ou "passwd admin" na linha de comandos.
O que tens nesse log é que o root enviou um mail para o admin. Se entrares por webmail(ou com um cliente de mail) tens lá o mail de certeza.
 
Chip disse:
Tks Nemesis11, eu nem sabia que havia um control center via web para o mysql :D:D

Não é via web. É mesmo um programa que corre em cima do windows/linux e se liga "remotamente" à base de dados.
Se querem ter via web, esqueçam o Control center.
 
Nemesis11 disse:
Não é via web. É mesmo um programa que corre em cima do windows/linux e se liga "remotamente" à base de dados.
Se querem ter via web, esqueçam o Control center.


sim, já vi :)

mas instalei a versão para linux e duh... não tenho o x instalado :D /me saca a do windows :D
 
Reparei agora numas letras pequenas.

Development of MySQLGUI has been suspended. Our current development efforts are directed towards the development of MySQL Administrator and MySQL Query Browser.

Não fazia ideia que eles tinham parado o desenvolvimento do Control Center.

Administrator -> http://www.mysql.com/products/administrator/
Query browser -> http://dev.mysql.com/downloads/query-browser/

O control center funciona na mesma, mas se calhar estes dois são melhores.
 
Back
Topo