Classe dos cartões SD

Se estás a pensar em classes, é porque estás a ver os SDHC. Não recomendo isso a ninguém.

É melhor comprares alguns cartões de 2Gb do que apenas um de 4 ou 8Gb. Além de questões relacionadas com o desempenho (os testes mostram que cartões mais pequenos são mais rápidos, não sei porquê), há sempre aquela coisa de que se perderes ou avariar algum cartão, ficas sempre com as fotos que estiverem no outro.

É até uma prática comum entre profissionais, tirar por exemplo 100 fotos e trocar logo de cartão. E porquê? Imagina o seguinte:

Num dia vais a Nova Iorque, Orlando, Miami e Key West. Tens 4 cartões de 2Gb. Em cada sítio tiras 400 fotos, 100 fotos com cada cartão.
Ao final do dia, perdes/roubam-te/avaria-se um cartão. Ainda tens 300 fotos de cada sítio. ;)

Se tivesses um cartão de 8Gb, tinhas perdido as fotos todas. Se não trocasses de cartão a cada 100 fotos, terias perdido as fotos todas de um sítio, só ficavas com as fotos dos outros três.
 
Se estás a pensar em classes, é porque estás a ver os SDHC. Não recomendo isso a ninguém.

É melhor comprares alguns cartões de 2Gb do que apenas um de 4 ou 8Gb. Além de questões relacionadas com o desempenho (os testes mostram que cartões mais pequenos são mais rápidos, não sei porquê), há sempre aquela coisa de que se perderes ou avariar algum cartão, ficas sempre com as fotos que estiverem no outro.

É até uma prática comum entre profissionais, tirar por exemplo 100 fotos e trocar logo de cartão. E porquê? Imagina o seguinte:

Num dia vais a Nova Iorque, Orlando, Miami e Key West. Tens 4 cartões de 2Gb. Em cada sítio tiras 400 fotos, 100 fotos com cada cartão.
Ao final do dia, perdes/roubam-te/avaria-se um cartão. Ainda tens 300 fotos de cada sítio. ;)

Se tivesses um cartão de 8Gb, tinhas perdido as fotos todas. Se não trocasses de cartão a cada 100 fotos, terias perdido as fotos todas de um sítio, só ficavas com as fotos dos outros três.

Percebo. É bem pensado.

Mas acima de tudo (e colocando à parte a possibilidade de um cartão "arder") valorizo um cartão que tenha no mínimo 2 a 4Gb (isto porque com fotografias de 12MP em modo RAW, e se gravar vídeos, a memória acaba-se num instante) e que seja rápido a gravar, para poder acompanhar a velocidade da máquina.

Nem que seja mais caro um bocado, mas que seja bom!
 
2Gb já te dá para mais fotos do que a própria bateria da máquina, por isso não vale a pena cartões maiores que isso. Em relação à velocidade da máquina, os 133x do Sandisk Extreme III são mais que suficientes. Cartões SDHC não são tão compatíveis como os SD normais, além disso são mais lentos e mais caros.
 
Aproveito aqui este topico para ver se esclareço uma duvida...
Quanto a usar vários cartões de 2Gb ao invés de um de 4 ou 8 Gb faz todo o sentido. Quanto as velocidades, dos cartões CF mais propriamente, acham que um Sandisk Ultra II de 2Gb já é suficientemente rápido para uma Canon 40D ou mais vale gastar 10€ a mais num Extreme III? De notar que dificilmente irei usar o modo Burst e as fotos serão todas tiradas em formato RAW. É que de um Ultra II para um Extreme III ainda vão uns 10€ de diferença... :D

cumps
 
2Gb já te dá para mais fotos do que a própria bateria da máquina, por isso não vale a pena cartões maiores que isso. Em relação à velocidade da máquina, os 133x do Sandisk Extreme III são mais que suficientes. Cartões SDHC não são tão compatíveis como os SD normais, além disso são mais lentos e mais caros.

Ok. ;)

Vi na net uns da mesma marca, mas Extreme IV 2Gb. Ser III ou IV é a mesma coisa ou tem performances diferentes?
 
Os Extreme IV são os mais recentes e têm melhor performance... ACHO que os Extreme III gravam/leem a cerca de 20mb/s e os extreme IV a cerca de 40mb/s...
Não tenho a certeza desses valores, mas pelo que vi na caixa duns Extreme III era essa a velocidade lá marcada. É claro que depende sempre da velocidade de gravação/leitura da máquina ou outro suporte
 
Os Extreme IV são naturalmente mais rápidos que os Extreme III.

Em relação à 40D, eu vou comprar o Extreme III ou IV. Não tanto por causa da máquina, mas porque também não quero estar sei lá quanto tempo a descarregar fotos para o PC. Agora se o Ultra II é suficiente ou não, é simples. Procura a velocidade de escrita da máquina para o cartão e depois compra um cartão que seja mais rápido que isso. Não tenho a certeza, mas acho que o Ultra II é de 80x por isso é capaz de ser suficiente para não atrasar a máquina.
 
Good point :D

Fui aos fóruns do DPReview (where else? lol) e encontrei lá umas coisas interessantes que passo a colocar aqui apesar de fugir um pouco ao tipo de cartão a que o tópico se refere:
-------------

I tested all the CF cards I had available and the 40D does very well in comparison to the 20D (and by association 30D).

SanDisk Extreme IV (4 GB) ... 13.2 MByte/s
SanDisk Extreme III (4 GB) ... 13.2 MByte/s
Kingston Ultimate 133x (4 GB) ... 8.6 MByte/s
Lexar Professional 80x (1 GB) ... 8.2 MByte/s
SanDisk Ultra II ... (1 GB) 7.9 MByte/s
Hitachi Microdrive (4GB) ... 5.25 MByte/s

-------------

I seem to remember reading in a review somewhere (?) recently that there is no or negligible difference in camera write speed between Extreme III and Extreme IV. There was a definite speed advantage however, in moving the files from the card to the computer when using a firewire reader. The Extreme IV was maybe 20% or 30% faster (or more).

-------------

Já agora deixo um link com alguns testes de cartões CF e cartões SD:

http://www.kenrockwell.com/tech/cf-sd.htm

Conclusão: Acho que vou optar por um Extreme III para 1ª opção e ter um Ultra II como backup :D

cumps
 
2Gb já te dá para mais fotos do que a própria bateria da máquina, por isso não vale a pena cartões maiores que isso. Em relação à velocidade da máquina, os 133x do Sandisk Extreme III são mais que suficientes. Cartões SDHC não são tão compatíveis como os SD normais, além disso são mais lentos e mais caros.

Concordo que não vale a pena cartões com mais de 2GB mas uma correcção... A minha D40 só faz raws de 6MP ou seja mais pequenos que aqueles e mesmo assim consigo encher quase 4GB de cartão antes de a bateria se ir... Por isso 2GB por cartão chegam, mas penso que seja preciso pelo menos ter 2 cartões...
 
Estive a ver e a G9 não suporta Compact Flash, penso eu de que...

Suporta SD, SDHC e MMC. Ou seja os tais extreme III não servem para a G9. CF não se inclui em nenhum destes, pois não?

Assim que cartão SD ou outro compatível de 2Gb recomendam?
 
Última edição:
RSantoss, há SD's Extreme III/IV e por aí fora...aquilo foi apenas um teste comparativo... ;)
Os SD acabam por ser mais baratos e arranjas isso em qualquer loja da especialidade com variedades/marcas e capacidades ao teu gosto... Mas se puderes optar pelos San Disk, Lexar ou Twinmos ficas bem servido :D

c3l5o, realmente vai do uso de cada um...eu fotografo tudo em RAW com a minha Fuji e dá-me cerca de 13mb por ficheiro, mas quando saio para tirar fotos normalmente sei ao que vou e raramento faço mais de 50/60 fotos...neste momento quando sei que vou fazer mais que as 73 que leva o cartão tenho de levar o portatil atrás...se bem que no meu caso a compra de outro cartão está posta de lado (xD a 1Gb é menino para custar 23€) ainda para mais agora que estou à espera da SLR...

Acho que para um utilizador normal, 2 cartões de 2Gb é mais que suficiente.
 
Concordo que não vale a pena cartões com mais de 2GB mas uma correcção... A minha D40 só faz raws de 6MP ou seja mais pequenos que aqueles e mesmo assim consigo encher quase 4GB de cartão antes de a bateria se ir... Por isso 2GB por cartão chegam, mas penso que seja preciso pelo menos ter 2 cartões...

Mas isso é uma SLR. A tua máquina se calhar tira 500 ou 600 fotos com uma bateria, a G9 se tirar metade disso já é bom.

SanDisk Extreme IV (4 GB) ... 13.2 MByte/s
SanDisk Extreme III (4 GB) ... 13.2 MByte/s
Kingston Ultimate 133x (4 GB) ... 8.6 MByte/s
Lexar Professional 80x (1 GB) ... 8.2 MByte/s
SanDisk Ultra II ... (1 GB) 7.9 MByte/s
Hitachi Microdrive (4GB) ... 5.25 MByte/s
Aqui está... Dá para ver que os cartões maiores são mais lentos. Por exemplo Kingston a 133x é tão rápido como o Lexar 80x.

Estive a ver e a G9 não suporta Compact Flash, penso eu de que...

Suporta SD, SDHC e MMC. Ou seja os tais extreme III não servem para a G9. CF não se inclui em nenhum destes, pois não?

Assim que cartão SD ou outro compatível de 2Gb recomendam?

Não, o CF é um cartão muito maior que o SD. Normalmente só é usado em SLRs. E também não se inclui em nenhum desses como é óbvio, um SD é um SD, um SDHC é um SDHC, um MMC é um MMC e um CF é um CF.

Mas da mesma forma que tens o CF Extreme III, também tens o SD Extreme III.
 
eu tenho um sdhc da take MS de 4gb class 4 e até agora tem dado um jeitaso... para alem deste tenho 1 de 1 gb de 80x e outro de 2gb para o deserrasque...costumo intercalar as fotos mas por vezes vai tudo...hehehe quando uma pessoa anda nervosa no dedo é sempre a tirar...
Eu Gostava de comprar da sandisk extreme 3 mas em certas zonas é um abuso... é mais barato cá ou mandar de fora?
 
Acham que estes são suficientemente rápidos:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04052626&oid=9|22|230|&c=

http://www.worten.pt/ProductDetail.a...d=9|22|230|&c=

Davam-me jeito 4gb para a gravação de vídeos...

O SDHC Class 6 é o mais rápido e nesse caso até é o mais barato, até ver, tirando as San Disk, os SDHC Class 6 foram os mais rápidos que já vi...

EDIT: Por vezes parece que fica mais barato encomendar de fora, mas se juntarmos o preço dos portes acaba por fazer uma diferença de 2/3€ quando não passam...Se for para encomendar em conjunto com outras coisas aí já compensa mais, digo eu.. :D Já agora, se souberem onde se encontram os cartões mais baratos metam links
 
Back
Topo