1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Clasus N-Nuko muito quentinho!

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por iDevice, 6 de Maio de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 2634)

1. iDevice

iDevice Power Member

Boas Ppl, andei aqui a ver no forum se alguem ja tinha tido este problema, mas nao encontrei nada.
    Tenho o portatil N-Nuko T5500 da Clasus, e ja me desligou umas vezes por sobrequecimento..eu estou a ver agora no Core Temp, e só com o firefoz aberto e MSN tenho as temperaturas:
    Core#0 : 66 graus
    Core#1 : 68 graus

De facto o portatil esta bastante quente...como a garantia ja foi a vida, eu abri o portatil na parte da ventoinha, mas ela esta sem pó e a funiconar...
    Alguem sabe o que se pode passar?
    Thks:)

2. rav3n

rav3n Power Member

3. erdnagama

erdnagama Power Member

Abre, limpa o pó que deve existir aos quilos, muda a massa térmica e faz undervoltage.

É o conselho que te dou!

Cumpz

4. iDevice

iDevice Power Member

Obrigado pela vossa resposta! Tentei fazer undervoltage com o NHC mas as temperaturas continuam as mesma...70..72 graus..o portatil ferve mesmo na parte debaixo da ventoinha.
    Como nao percebo quase nada destas cenas de andar a mexer por dentro, posto aqui a foto das partes do portatil que estao muito quentes, e que abri, e nao encontro pó nenhum na ventoinha.. Se estivesse em Portugal mandaria obviamente á Clasus para ver o que se passa...mas como vivo fora agradecia que me dessem uma luzinha..
    Até comprei um daqueles coolers para ter debaixo do portatil com 3 ventoinhas..mas era como se não lá estivesse...

5. rav3n

rav3n Power Member

verificaste se as tensões baixam realmente ao (tentar) fazer undervolt?

quanto aos pontos + quentes são os do costume. No meu o que aquece mais é mesmo o disco

6. iDevice

iDevice Power Member

Ao fazer undervolt elas baixam 2...3 graus estando mesmo no minimo a 0.950v....e para uma temperatura de 70 graus, a diferença é quase nenhuma :(

7. rav3n

rav3n Power Member

Ahh então se o undervolt nao surte efeito é porque provavelmente o calor fica "preso" no cpu. Pode ser um problema de massa térmica, mau contacto cpu/cooler ou a ventoinha que nao trabalha como deveria.
    Como dizes no 1º post que a ventoinha está ok(tens a certeza, isso "bufa"?), eu tentava uma mudança de massa térmica e depois certificava-me que o cooler ficava bem apertado. Isso deve ter apertar com parafusos, é só certificar que eles ficam bem apertados.
    A massa térmica aplica-se antes de voltar a montar o cooler. Limpas bem o core do cpu e base do cooler com alcool 96%, deixas secar e aplicas uma camada fina no core do cpu. Tb podes por uma pequena gota no centro que o aperto do cooler trata de espalhar
    Quanto à massa termica usa uma coisa boa, tipo MX-2 ou AS-5. Se usares AS-5 que é ligeiramente capacitiva certifica-te que nao ficam/caem residuos no substrato do cpu(a zona verde)

Última edição: 7 de Maio de 2009
  8. iDevice

iDevice Power Member

Pois...é que a unica maneira de eu conseguir estar com uns 50..55 graus é usando o portatil como mostro na foto, ou seja sem a tampa a cobrir..porque as ventoinhas do cooler em que assento o portatil bufam para la e ele arrefece...mas acho que assim ainda vou é esgalhar o portatil todo nao? lol

9. rav3n

rav3n Power Member

o que queres dizer com esgalhar? estragar?
    mas sim, andando sem carcaça estás sempre mais sujeito a que te caia alguma coisa lá para dentro ou provoques um curto circuito

10. iDevice

iDevice Power Member

esacto desculpa,queria dizer estragar..! Mas acho que a estas temperaturas a vida dele já nao vai ser longa!

11. rav3n

rav3n Power Member

o cpu aguenta na boa. O calor dissipado "estraga" mais depressa os componentes nas zonas proximas da MB do que propriamente o cpu

Última edição: 7 de Maio de 2009
  12. ASUS_SUPPORTER

ASUS_SUPPORTER [email protected] Member

Para não teres que andar com o chassis aberto podias, como te disseram, pôr uma pasta térmica decente (por exemplo Arctic MX-2 ou AS5) porque essa pasta térmica deve estar toda seca, daí as temperaturas. Try it.

Partilhar esta Página