Artigo Clementine Player

Gato Preto

Membro Felino
logo-2.png


Venho dar-vos a conhecer um leitor de música pouco conhecido e que, na minha opinião, é absolutamente fantástico! Como já devem ter reparado, chama-se Clementine Player. É software open source, publicado com licença GNU GPL v3, escrito em Qt e inspirado num dos mais famosos leitores de música do mundo Linux, o Amarok 1.4. É multiplataforma, estando disponível para Linux, Mac OSX e, claro, Windows.

Funcionalidades e características

  • Pesquisa e reprodução da biblioteca de músicas.
  • Pode ouvir as rádios Last.fm, SomaFM, Magnatune, Jamendo e Icecast.
  • Listas de reprodução inteligentes e dinâmicas
  • Listas de reprodução em separadores, importação e exportação de M3U, XSPF, PLS e ASX.
  • Suporte a faixas CUE
  • Visualizações de projectM.
  • Fotos e biografias dos artistas bem como a letra das músicas
  • Conversão de músicas para MP3, Ogg Vorbis, Ogg Speex, FLAC ou AAC
  • Edite os detalhes dos ficheiros OGG, MP3 e organize as músicas.
  • Obter detalhes das músicas na MusicBrainz.
  • Transfira as capas de álbum em falta através da Last.fm.
  • Multi-plataforma - funciona em Windows, Mac OS X e Linux.
  • Copie as músicas para o seu iPod, iPhone, MTP ou leitor USB.
  • Gestor da fila de reprodução.
Screenshots

1.jpg


2.jpg


3.jpg


4.jpg


Download
Homepage
Artigo no Portal

Espero que gostem e que seja útil ;)
 
Última edição:
Os únicos "defeitos" que aponto a este player é não ter capacidade para ler/ripar CDs e a interface não ser personalizavel. Eu não me importo, toda a música que compro é em formato digital e sinceramente a interface até nem é feia, não é intrusiva e isso só por sim vale mais que toda a personalização.
 
No momento em que o abro, está a gastar cerca de 29 MB de ram, pus a reproduzir uma lista dinâmica com 15 músicas e passou para os 34 MB. O máximo que o vi a gasta foi 55 MB. Do cpu também não puxa quase nada. Acho que não está nada mal ;) Tenho 1193 músicas, todas elas com tags e capas associadas aos álbuns e porta-se como o um campeão :D
 
gostei muito. Só a parte de poder fechar o programa e continuar a reproduzir é mais um ponto que lhe dou.
leve, simples e fácil de utilizar.
recomendo vivamente como reprodutor principal.
muito boa partilha Gato Preto :D
 
Gosto do interface gráfico. Mas prefiro o foobar2000. É mais configurável a nível de interface e tem um monte de plgins disponíveis. Além disso notei que é um pouco lento ao lidar com uma playlist com cerca de 8000 músicas. O foobar2000 desembaraça-se melhor.
 
Continuo com WMP porque nem Clementine (que até gostei bastante da interface) nem foobar2000 suportam DLNA (ou eu vi muito mal)
 
Em Windows é lento, lento, lento, com breaks a trocar de músicas e a navegar pela interface. Foobar dá 15-0 a este a nível de performance.
Mas gostei do layout e do que o player se propõe a fazer. Se resolvessem estes problemas de performance era uma hipótese viável.
 
Bom post! Fiquei curioso para experimentar mas tenho uma dúvida: permite 'scrobbling'?:Whatever:

Em Windows é lento, lento, lento, com breaks a trocar de músicas e a navegar pela interface. Foobar dá 15-0 a este a nível de performance.
Mas gostei do layout e do que o player se propõe a fazer. Se resolvessem estes problemas de performance era uma hipótese viável.
Suponho que isso não seja geral...existe mais alguém que tenha testado o programa e tenha o mesmo problema??
Cmpz!
 
Bom post! Fiquei curioso para experimentar mas tenho uma dúvida: permite 'scrobbling'?:Whatever:


Suponho que isso não seja geral...existe mais alguém que tenha testado o programa e tenha o mesmo problema??
Cmpz!

Acho que sim, mas como não uso Last.fm, nem me dei ao trabalho de ver isso.

Pessoalmente nunca notei qualquer lentidão, mas isso pode depender de vários factores.
 
Instalei e estou neste momento a experimentá-lo! Estou a adorar! Simples com um visual limpo e leve! E tem 'scrobbling' bem implementado!:bigrinbo: Melhor que o VLC até que era o que eu usava agora! Se quiseres podes editar a thread e por mais esta que o programa tem (refiro-me claro ao 'scrobbling')!Cumpz
 
Eu testei há uns tempos e sim é uma opção mais "agradável" que o foobar2000 em termos de UI default sem ser todo "amaricado" como o iTunes, Winamp ou Windows Media Player. No entanto, a mim se activasse uma opção para ter os lyrics das canções numa barra lateral ao fim de umas quantas musicas o consumo de memória disparava absurdamente. Se no inicio gastava 30MB~60MB ao fim de uma hora de música estava nos 800MB. É certamente um memory leak mas é chato :P Mas apesar de ter gostado acabei por voltar ao bom velhinho foobar2000 para o qual tenho alguns plugins que me facilitam a vida.
 
Mais alguém tem este problema?
Quando tento abrir reproduzir uma música, começa a "selecionar" todas as músicas que estão em baixo:

capturarlmk.jpg
 
Última edição:
Isso acontece-me quando alterei o directório das músicas, ou se por algum motivo ficam corrompidas. Não terás feito nada disso?
 
Back
Topo