Clevo N100RF Temperaturas elevadas?

Spartacuss

Power Member
Boas tenho estranhado as temperaturas que o portatil que comprei a 2 dias chega.

A fazer um download normal chega quase aos 70ºC nunca me tinha acontecido tal coisa com outro portatil que tive:
http://prnt.sc/asa2uu

Resolvi fazer um teste da intel ao cpu e chegou-me aos 93ºC isto é normal para um portatil acabadinho de estrear? Ele esteve sempre numa secretaria de madeira e sempre com as saidas de ar livres.
Alem disso o teste que fiz foi de 3 minutos apenas...
http://prnt.sc/asryss
 
- E o que é que tens a correr no background ??
E tens o portatil em alto desempenho , certo ? os settings do windows forçam o processador a certos maximo e minimos, possivelmente tens o minimo demasiado elevado..

- Quanto a 93ºC a puxar por ele, está um pouco para o elevado sim..
Experimenta levantar o portatil um pouco atras ; os Clevos até têm uns pês de borracha razoaveis, mas mesmo assim..
 
- E o que é que tens a correr no background ??
E tens o portatil em alto desempenho , certo ? os settings do windows forçam o processador a certos maximo e minimos, possivelmente tens o minimo demasiado elevado..

- Quanto a 93ºC a puxar por ele, está um pouco para o elevado sim..
Experimenta levantar o portatil um pouco atras ; os Clevos até têm uns pês de borracha razoaveis, mas mesmo assim..

Alto desempenho. Eu não mexi em nada o windows foi instalado de raiz.
No background a correr na imagem do download dá para ver, na do teste tinha o google chorme, o skype e o hw monitor só.

edit: como vejo altero esses settings?
 
Última edição:
Ja meti, mas então que provoca esse aumento de temperatura ? Já que não ajuda o desempenho o que faz? o.o


Podes verificar a versão de bios que tens?também tenho um N150RF e tenho notado que depois de uma atualização de bios que fiz, o processador tem picos de segundos aos 80ºC e tal graus em idle ,por norma as temperaturas estão baixas 40ºC ,50ºC,mas utilizo tambem esse software para ler as temperaturas e verifico que chegam aos 80ºC 90ºC e tal graus maximas ,mas não se mantem ou seja deve acontecer por breves segundos ,são picos.

Tenho o processador a 99% de desempenho maximo,em principio não activa o turbo boost,tambem não tenho nada de pesado a correr,quando jogo,ainda ontem estive a jogar GTAV com quase tudo no maximo o processador sempre nos 60ºC,70ºC com uma temperatura perfeitamente normal,acho estranho é ter estes breves picos em Idle,penso que não afeta o processador por não ser prolongado,no entanto não acho normal.

No gestor de tarefas tambem estive a analisar e não vejo nada que esteja a colocar o processador em maximo desempenho
 
Última edição:
Eu tenho um asus i7 4710HQ e ao princípio também atingia no bf4 e bf3 temperaturas de 90 e tal graus.
Cheguei a trocar o pc 3 vezes por causa disto.

Depois descobri que indo às opções de energia e definindo 99% na opção que diz:"Estado de desempenho máximo do processador".
Só por essa redefinição baixa 20ºC não se notando diferença nenhuma no desempenho do jogo.

Acho que hoje em dia estes portáteis tem muitos GHz e pouca ventoinha ou pasta térmica para acompanhar.
 
Eu tenho um asus i7 4710HQ e ao princípio também atingia no bf4 e bf3 temperaturas de 90 e tal graus.
Cheguei a trocar o pc 3 vezes por causa disto.

Depois descobri que indo às opções de energia e definindo 99% na opção que diz:"Estado de desempenho máximo do processador".
Só por essa redefinição baixa 20ºC não se notando diferença nenhuma no desempenho do jogo.

Acho que hoje em dia estes portáteis tem muitos GHz e pouca ventoinha ou pasta térmica para acompanhar.

As temperaturas que tenho no processador em jogos até é bastante baixa,anda na casa dos 70ºC, o que não percebo é estes picos em idle por breves momentos.
 
Última edição:
Realmente isso é estranho.
Essa actualização da BIOS não terá alterado alguma coisa nas tensões do processador?

-Qual é que é o modelo do CPU(o nome técnico)?
 
Realmente isso é estranho.
Essa actualização da BIOS não terá alterado alguma coisa nas tensões do processador?

-Qual é que é o modelo do CPU(o nome técnico)?


Tem um
I5-6440HQ

O update que fiz :

1. System BIOS 1.05.03.
2. Update ME firmware to 11.0.0.1202.
3. Update CPU micro code.
4. Fix Intel PECI utility can’t work problem.

Não sei até que ponto pode ter causado alguma alteração no processador,como vejo Update CPU micro code,penso que sim.

De qualquer forma penso que devido a ser picos não deve afetar muito processador,não é prolongado
 
Última edição:
Alto desempenho. Eu não mexi em nada o windows foi instalado de raiz.
No background a correr na imagem do download dá para ver, na do teste tinha o google chorme, o skype e o hw monitor só.

edit: como vejo altero esses settings?

Vais aos planos de energia e carregas "chance plan settings" num deles
fig-c-11-16.png


"change advanced power settings"

fig-d-11-16.png


E no "Processor power management" ateras o valor do minimo
directamente nesta janela podes alterar qualquer um dos planos

47987d1406757113-power-options-add-remove-min-max-processor-state-min-max_processor_state.png
 
47987d1406757113-power-options-add-remove-min-max-processor-state-min-max_processor_state.png



Basta alterar para 99% desempenho maximo,eu fiz e realmente ajuda bastante ,especialmente em jogos.

@brruno é do maximo que alterei,falas do minimo??no minimo não alterei
 
Última edição:
Basta alterar para 99% desempenho maximo,eu fiz e realmente ajuda bastante ,especialmente em jogos.

@brruno é do maximo que alterei,falas do minimo??no minimo não alterei
meteres a 99% bloqueia o turbo..

O problema dele é que mesmo sem estar a fazer grande coisa o processador está demasiado elevado, isso é porque o mínimo está elevado.
 
Tinha um update para fazer no processador mais propriamente na gráfica integrada e por agora tenho as temperaturas estabilizadas.
A jogar nem chegaram aos 70c
 
Última edição:
Pessoal isto não pode ser normal, hoje fui fazer uns testes para fazer umas transmissões mais tarde e o processador atingiu estas temperaturas, apenas a transmitir... sem mais nenhum programa ligado.

http://prnt.sc/azs30i

Modo de energia estava no recomendado. O pc estava numa secretaria de madeira, o pc tem 1 mês....
 
Estás-lhe a dar uso, com que um TDP de 32Watts dos máximos 45 estás com um cpu usage ai de 75-80%...
Mas sim, está elevado.
Leva á loja e pede um repaste.
E instala o Intel XTU, tens 2 mults de borla(OC basicamente) e manda-lhe com 40mV de undervolt para começar.
 
Estás-lhe a dar uso, com que um TDP de 32Watts dos máximos 45 estás com um cpu usage ai de 75-80%...
Mas sim, está elevado.
Leva á loja e pede um repaste.
E instala o Intel XTU, tens 2 mults de borla(OC basicamente) e manda-lhe com 40mV de undervolt para começar.

A loja foi a inptech patrocinadora do forum ja lhe mandei mensagem. O que é 2 mults? Não percebo muito dessas parte tecnicas quanto aos 40mV sei fazer, mas não ira bloquear o turbo não piorar o desempenho certo?
 
Back
Topo