Clevo N100RF Temperaturas elevadas?

Vocês estão a utilizar as ultimas BIOS disponiveis?
O Bench do XTU é assustador lol, não sei bem como, mas mete-me o cpu com um Package TDP de 60Watts(i7-4700MQ com um TDP no ark de 47Watts, ainda são mais 13Watts em cima).
 
Uma curiosidade do XTU. O melhor score que consigo no benchmark é obtido com um undervolt de -0,145mv e um iccmax=50A
Com definições de origem o score= 730 com as definições anteriores o score=780 e neste caso as temperaturas não sobem acima dos 85ºC
Eu tive os seguintes resultados:

Ultra undervolt: 773 76ºC
Undervolt: 782 86ºC
Normal: 780 99ºC

Edit: Meti o icc max na "ultra undervolt" e consegui: 776, 78ºC

A bios acho que é a ultima, como verifico isso rapidamente?
 
Última edição:
Não sei se meta isto aqui ou no topico do undervolt mas:

"Explorando novos limites"
8b98c7346e124d0e89e68402c900eaf4.png
 
Fogo! Consegues ter isso estável assim?
Sim testei 1h no limite mesmo para ter a certeza, este valor acho que é o limite, reduzi 5mv e quando cheguei ao pc estava desligado, só se alguem desligou porque o pc estava em outro local e o XTU não apresentou aviso que se tinha desligado continuou com as definições anteriores.
 
Presumo que possas ter um dos cpu com problemas que se fala no NBR. Reparem na diferença de 10ºC entre cores. Pelos vistos existem alguns batchs de 6700hq e 6820hk com disparidades muito grandes de temperaturas entre cores. Algo não ficou bem feito no chip aparentemente.

Se for esse o caso, pode não existir cooler que o valha.
 
Não coloquei o link porque não sabia se podia.

De qualquer forma é uma situação chata, porque na maioria dos casos que isto acontece apenas 2 dos cores têm arrefecimento adequado. Ou seja, um dos lados do chip está mal. E a única solução é trocar, porque o cpu é bga e está soldado à board.
Pode ser o caso aqui.
 
E depois lês meio tópico e descobre que o problema é péssimo contacto térmico..
O que não falta ai são dissipadores empenados e péssimas aplicações de massa térmica, para terem 5ºC de diferença entre cores no mesmo die o defeito teria de ser massivo, e ter tanto leakage que nunca passava nos testes da Intel.

A solução é tratar de meter o dissipador a fazer bom contacto, não é trocar de cpu..
Dado que o dissipador desse modelo é um heatpipe ou dois soldados numa chapa de 1.xmm de cobre, é agarrar nisso em lixa de água e em 2h para facear o dissipador para ter um BOM contacto térmico.
Continuo a achar que o Spartacus tem um dissipador da treta, 80ºC a dissipar 27Watts é uma palhaçada, mas eu nem digo isto mais vez nenhuma que já pareço um disco riscado e ninguem passa cartão.
 
Concordo que aquele modelo não deveria ter essa dificuldade em dissipar 27w quando o cpu tem 45w de tdp. Mas aquilo que referi das diferenças entre os cores pelos vistos é em mais de um modelo, e em alguns casos mais de 10C de diferença. Pode mesmo existir alguns batchs maus.
 
Mas ele já tem outra board e pelos vistos as 2 faziam o mesmo... 2 cpu's na mesma pessoa era mesmo pontaria! E também era preciso azar de os 2 dissipadores que lhe meteram estarem "defeituosos"...
 
Tal como o @senso, sempre desconfiei do dissipador e este tópico da notebook review vai na mesma direção. Aliás na primeira intervenção que fizeram ao clevo do @Spartacuss a ***** alegou que o problema era uma deformação do dissipador, salvo erro. Algo me diz que esses componentes vêm com algum tipo de defeito que se agrava com a utilização.
 
Mas ele já tem outra board e pelos vistos as 2 faziam o mesmo... 2 cpu's na mesma pessoa era mesmo pontaria! E também era preciso azar de os 2 dissipadores que lhe meteram estarem "defeituosos"...

A MSI cá ganhou uma pequena fama de ter pc's quentes por causa dos GE60 que tiveram um monstruoso defeito de fabrico em que os dissipadores vinham mal soldados do OEM(Foxconn) e os portateis aqueciam até mais não, acredita que trocaram milhares de dissipadores..

Não querendo soar de forma errada, mas vocês acham que a Clevo corta custos onde?
Já os P750ZM tinham montes de dissipadores empenados..
Um dissipador de cobre com heatpipes soldados é do mais fácil de vir empenado porque só soldar empena-os, e depois são faceados como calha porque é a correr para ser barato..

Já faceie muito dissipador, e em portateis que a doença tambem era de tudo menos do dissipador..
Já lhe pedi á muito tempo para ele levantar o dissipador e tirar foto sem tocar na massa térmica para ver o padrão de contacto..
 
Mas ele já tem outra board e pelos vistos as 2 faziam o mesmo... 2 cpu's na mesma pessoa era mesmo pontaria! E também era preciso azar de os 2 dissipadores que lhe meteram estarem "defeituosos"...

Mais rápido encontras dois dissipadores com defeito que dois cpu's.
 
Nisso concordo, mas não vejo mais relatos de situações idênticas de mais ninguém... e duvido que a ***** só tenha vendido o n150rf dele, até porque só eu vendi-lhes mais de 10 a conhecidos e nenhum se queixa de qualquer problema de temperaturas... ele tem mesmo muito azar então.
 
Este pode ser um daqueles problemas que só se nota ao puxar bem pelo computador e ele não tem feito outra coisa, tem testado até aos limites.
 
Back
Topo