1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CLEVO P170EM *Review* (com fotos)

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Riaz, 28 de Junho de 2012. (Respostas: 35; Visualizações: 9231)

1. Riaz

Riaz Power Member

Review: Clevo P170EM

Ola a todos,

Adquiri recentemente um Clevo P170EM, e decidi fazer uma review que poderá ser útil a potenciais interessados e não só :)

Estejam a vontade para fazer sugestões / criticas. Desculpem os estrangeirismos e os erros :p.

Deixo aqui a nota de que não sou nenhum expert em portáteis, apenas tenho outros dois (um HP e um Asus) e por isso a base de comparação não e' elevada. No entanto, o feedback aqui expresso e’ a minha honesta e sincera opinião :)

Introdução

Desde a cerca de 12 anos que sou um “desktop gamer”. Desta vez decidi passar para um portátil uma vez que se avizinham algumas viagens no futuro próximo a nível profissional :)

A escolha pelo Clevo resultou de alguns meses de pesquisa sobre o segmento "notebook gaming". De todas as opções, optei pelo clevo devido ao aspecto profissional, bom preço e alta performance.

Encomendei um Clevo P170EM em 17 Maio 2012 e recebi-o a 12 Junho 2012. Estou a usa-lo há cerca de 2 semanas e meia.

Configuração / Especificações:

- LCD: 17.3" Full HD (1920x1080) LED Matte 72% High Color Gamut
    - Processador: Intel® 3rd Generation Core™ i7-3820QM 6MB L3 Cache, 2.7GHz/3.7GHz
    - Memória: Kingston 16GB (4x4) DDR3 1600MHhz
    - Placa Gráfica: AMD 7970M GPU 2GB GDDR5
    - Discos: SSD 128GB Samsung 830 + HDD 750GB 7200rpm
    - Drive Ótico: Gravador Blu-Ray 6x
    - Wireless: INTEL 6300 Ultimate
    - Webcam 2MP
    - 3x USB 3.0 + 1x USB 2.0
    - HDMI Out
    - Leitor de impressões digitais
    - SPDIF-OUT
    - e-SATA
    - DVI Out
    - Firewire
    - Bateria: 8 Cell Li-ion
    - Leitor de cartões de memoria 9 em 1

Imagens do portátil:

Aspecto do portátil e qualidade de construção (9/10):

Antes de o comprar e ao ver as imagens online, o aspecto do portátil parecia-me bastante profissional (algo que eu procurava), embora pouco atractivo comparado a outras marcas do segmento “gaming”. No entanto, depois de o ver ao vivo parece-me bastante elegante a nível visual. Em termos de qualidade de construção, posso dizer que e’ bastante robusto, facto que se nota quando se transporta de um lado para outro e também pelos materiais usados. As dobradiças também parecem ser bastante robustas. O carregador e’ gigante, como já seria de esperar, mas pode ser facilmente colocado no chão se a mesa não for muito alta, caso contrario terá de ficar em cima da mesa pois o fio que liga o carregador ao portátil e’ um pouco curto.

Mobilidade (5/10):

Com 41,2cm por 27,6cm e quase 4Kg, o P170EM e’ grande e pesado comparado com a média dos portáteis. Nada de novo, uma vez que com tanto poder e um ecrã de 17" não se podia esperar outra coisa. Não e’ o portátil ideal para se transportar no dia-a-dia. O seu mano mais pequeno P150EM servira’ bem melhor se a mobilidade for uma das prioridades, mas se o intuito e’ tê-lo como “desktop replacement”, então não haverá qualquer problema.

Ecrã (10/10):

O ecrã matte 72% “high color gamut” e’ simplesmente magnifico. As cores são vivas e vibrantes. Ate’ em jogos se notam as diferenças nas cores, mas onde o ecrã mostra o seu verdadeiro potencial e’ ao ver filmes, vídeos, fotografias e navegar na internet. Recomendo a calibração do monitor através de hardware, uma vez que se nota a diferença entre o monitor em padrão e calibrado. Em padrão algumas cores parecem demasiado saturadas e anormais. O único inconveniente e’ o acabamento “glossy” a’ volta do ecrã, algo desnecessário, mas nada de grave :) Os ângulos de visão para a direita e esquerda são bastante bons, apenas para cima e para baixo podemos ver um pouco o efeito “wash-out” no ecrã.

Teclado e Touchpad (6/10):

O teclado e’ um “full qwerty keyboard” com iluminação. Tem pouco “flex” e as teclas não são tao suaves como noutros portáteis e por isso fazem algum ruido ao teclar, mas nada de exagerado. Pessoalmente sempre preferi teclados tipo “chiclet”, e’ uma questão de preferência pessoal. A iluminação e’ bastante boa, uniforme, oferecendo varias cores e estilos.

O “touchpad” e’ multi-gesto e e’ mau :p. Parece ter um acabamento em borracha, que eu não gosto porque tem muita tracção. No entanto, quase não me faz diferença porque uso sempre um rato. Mas os botões são bons :p.

A adição do leitor de impressões digitais e’ muito boa, pois apesar de não ser essencial e’ bastante útil para todo o tipo de logins. Tirando algumas falhas de vez em quando no login do Windows, funciona bastante bem e o software que o acompanha e’ bastante intuitivo.

Som (8/10):

Depois de instalados todos os drivers do som e o software THX, o som ate e’ bom para um portátil: apresenta volume e clareza. No entanto, falta-lhe claramente algum BASS, ate’ com headphones! (sim, eu sou um BASS-lover :p). No meu caso, liguei umas velhas colunas creative 5.1 que adquiri em 2005 e problema resolvido, excelente som e BASS tanto nas colunas 5.1 como em headphones.

Bateria (8/10)

A bateria e’ bastante pequena em termos fisicos. A fazer tarefas simples como processamento de texto, folha de cálculo ou web browsing a ouvir musica e brilho no médio, consigo uma autonomia de 2,5h a 3,5h. Para um “gaming notebook” com estas especificações parece-me bastante razoável. Não exigo nem preciso mais, uma vez que 99% das vezes estou ligado a’ tomada.

Performance (10/10)

O grande ponto forte do portátil. Com um Ivy Bridge i7-3820QM, uma AMD 7970M e um SSD, este portátil e’ rei em performance.

Em tarefas simples como processamento de texto, folha de calculo, web browsing, email, etc., e’ ultra rápido como já era de se esperar.

Em jogos, que e’ o seu intuito, e’ um monstro. Não há jogo que o portátil não aguente em 1080p ULTRA, excepto talvez o Metro 2033 em que por vezes cai abaixo dos 30 fps, mas mesmo assim e’ absolutamente jogável sem problemas.

Abaixo encontram-se alguns benchmarks:

3D Mark 2011: 5948

3D Mark Vantage: 21778

Unigine Heaven Benchmark

CineBench

CrystalDiskMark

Adrenaline Crysis 2 Benchmark Tool

Metro 2033 1080p ULTRA - Avg: 34 fps
    Crysis 2 DX11 + High Res T. 1080p ULTRA - Avg: 53 fps
    Max Payne 3 1080p ULTRA - Avg: 52 fps

Nota 1: Os resultados em jogos são muito subjectivos, uma vez que depende do mapa e do sítio específico onde foi feito o benchmark.

Nota 2: Eu ainda não tive problemas, mas parece que em alguns jogos a performance reduz-se devido ao AMD Enduro. Esperemos que futuros drivers corrijam este problema.

Ruido (9/10):

Esta questão e’ muito subjectiva, deixo aqui a minha opinião. Em uso normal do dia-a-dia, não consigo sequer ouvir o portátil (talvez porque já estava habituado a’ ventilação agressiva do meu desktop :p). Quando se começa a fazer algo mais pesado, como ver vídeos ou filmes em 1080p, já se ouvem ligeiramente as ventoinhas, mas com o som do vídeo/filme, acaba por não se ouvir nada. Em jogos e’ quando as ventoinhas entram em 100%, e aqui já se ouve bastante, no entanto, com o som do jogo e especialmente com headphones não se ouve nada. No geral em termos de ruido penso que foi feito um trabalho muito bom.

Temperaturas (7/10):

Temperatura ambiente: 26C

O portátil tem duas ventoinhas, uma para o CPU e outra para o GPU. Em “idle” ou uso normal as temperaturas do GPU/CPU andam nos 45-55C. Ao correr benchmarks como o 3D Mark 11, o GPU chega aos 78C e o CPU aos 81C. Depois de cerca de 2h a jogar Metro 2033 ou Crysis 2, o GPU chega aos 85C e o CPU aos 80C. Estas temperaturas parecem-me um pouco elevadas comparadas ao que o pessoal de outras marcas tem tido. Dito isto, penso que estas temperaturas não são razão de preocupação. Se por acaso subirem mais devo fazer um "repaste", mas por agora esta ok :)

Nivel de satisfação geral (9/10):

No geral, estou bastante satisfeito com a máquina. Cumpre e ate excede as expectativas em alguns casos, em grande parte devido a AMD 7970M e ao SSD. A única coisa que mudaria era o teclado por um estilo “chiclet”. Investigando inclusive a questão, o “MSI Steelseries Chiclet Backlit Keyboard” funciona bem nos Clevos e parece bastante bom, tendo só de se fazer o “remapping” de algumas teclas “FN+Fx”. Talvez no futuro se o conseguir arranjar a um preço razoável faça o upgrade.

Conclusões

Pros:

- Excelente Performance
    - Ecrã Magnifico
    - Aspecto, design e qualidade de construção
    - Som bastante decente (No entanto, com um pouco mais de BASS ficaria excelente)
    - Ruido perfeitamente aceitável na minha opinião

Contras:

- Teclado & touchpad
    - Temperaturas um pouco elevadas comparadas com outras marcas no mesmo segmento (gaming)
    - Mobilidade

FIM

Última edição: 6 de Julho de 2012
  2. David.S

David.S Power Member

parabens!!!

é sem duvida uma excelente aquisição.
    fizeste uma boa review dele,toda detalhada.

Muito bom:p

3. zylor

zylor Banido

A minha próxima máquina já em Julho! :D (ver assinatura)

4. David.S

David.S Power Member

tou a ver que ninguem gosta da 680:007:

5. zylor

zylor Banido

A diferença é muita para a 7970 e o aumento de desempenho n rende o quanto se paga pela diferença :P

My opinion :D

6. David.S

David.S Power Member

sim tens razão:P

7. Riaz

Riaz Power Member

E' uma bela maquina.

A 680m ainda era um mito quando fiz a encomenda lol. Mas tb acho um pouco caro pela performance comparada com a 7970m, e como 3d, cuda e phisyx nao me interessam acho que poupei uns trocos :)

8. Review muito boa e detalhada com críticas a meu ver acertadas, tanto positivas como não tão positivas. Já estou de olho num Clevo há uns dias e parece-me que também vou adquirir um(já que o meu anterior avariou-se) mas é o Clevo150EM com a 7970 que também fico bem servido :p.

Obrigado e continuação ;)

9. Riaz

Riaz Power Member

Obrigado :D

O 150EM e' tao poderoso quanto o 170, e com maior mobilidade :)

10. Radeon Force

Radeon Force I fold therefore I AM

Tens que ver isso das temps porque eu nao tenho essas temps a jogar mesmo com o calor que esteve, o processador nunca chegou aos 80º e a 7970 nunca nos 85. De resto nada a pontar, sim eu tambem nao gosto do teclado, parece esquesito jogar nele, o touchpad o que é isso ( :D ) odeio em todos os portateis.

11. Riaz

Riaz Power Member

De facto as temps pareciam-me elevadas, mas o sitio onde jogo tb nao e' ideal, tem uma parede atras e um pouco mais acima uma prateleira, o que torna o airflow pouco eficiente. O que vou fazer por agora e' arranjar algo que levante ligeiramente a parte de tras do portatil, parece que se ganha uns bons 3C ou 4C :)

12. Radeon Force

Eu por acaso agora que falas no som, não aprecio o som que sai do portatil mesmo com o THX, o som é ainda muito metalizado e baixo, dá para safar mas de resto, vou ligar ás minhas antigas colunas 2.1 da creative que nunca me fizeram ficar mal :D, o ecra matte que vinha é de origem ou pediste para colocar o de 72%, é que o meu acho que nao é de 72% mas na mesma é soberbo:), calibraste ele como?

Última edição: 29 de Junho de 2012
  13. Marcelo5

Marcelo5 Power Member

Muito boa review e bem detalhada!
    Fizeste uma otima aquisiçao ;)

14. Yoshigure

Yoshigure Power Member

Muita boa esta review deixas te me mais impaciente com o meu P150EM que está quase a chegar, e ao mesmo tempo confirmaste o que eu procurava relativamente ao som =) , na loja não souberam dizer me se poderia ligar os 3 jacks das minhas 5.1 ao portátil em vez de ligar uma placa de som 5.1 por usb ( seria chato - um usb disponível ) fui ver ao manual e vi que havia lá uma solução para 5.1 e 7.1 mas não tinha a certeza e agora pela tua foto ficou confirmado + uma vez obrigado.
    Ver se o meu chega para mostrar ao pessoal o desempenho em Max Payne 3 e Battlefield 3.

Notas alguma diferença no load de jogos quer single quer multi ?? O meu antigo portátil sony fico ali a espera... mas também é um disco de 5400 rpm... mas a minha pergunta é em relação á relação entre o ssd (sistema operativo) e o disco rígido 7200 rpm ( dados, talvez jogos se não os colocaste no ssd ).

Quanto ao Enduro uma questão tu na CCC não tens lá uma opção onde escolhes com que placa correr o programa/jogo ?? isso não deveria resolver esse problema digo eu x) é que de facto com enduro o desempenho desce um bocado...

Última edição: 29 de Junho de 2012
  15. Riaz

Riaz Power Member

Radeon Force - com colunas o som fica muito bom :D Eu pedi o ecrã matte de 72%, foi mais uns trocos, vê no HWinfo que monitor tens, o meu e' AU Optronics B173HW01 V5. A calibração foi feita pela loja com um instrumento chamado "Spyder" se não me engano, e depois enviaram-me o ficheiro de calibração por email :).

Marcelo5 e Yoshigure - obrigado :D. O 5.1 funciona na perfeição :) No CCC tem la para definir que programas usam a 7970m e quais usam a Intel HD4000, mas penso que mesmo assim ta a dar alguns problemas a algumas pessoas :/ Mas eu acho que uma vez que o enduro maturar um pouco vai ficar melhor, O Optimus quando saiu tb parece que tinha os seus problemas.

16. Radeon Force

O meu ecra é um Chi Mei 173HGE e parece ser tambem de 72% segundo a pouca info que existe, sei que quando comprei o portatil falaram que vinha com um upgrade para ecra matte como promoção na altura. Realmente o ecra tem uma excelente qualidade.

17. Riaz

Riaz Power Member

se e' um ecrã matte "upgraded" entao e' muito provável que seja 72% :) Vale todos os cêntimos :D

18. Riaz podes instalar o passmark e dizer-me se no desenho dos componentes que aparece, na grafica 3d te aparece a ati7970 ou a intel 4000?
    Abraço

19. Riaz

Riaz Power Member

Yep no problem,

Qual e' o software? PerformanceTest?

20. Na mobilidade devias colocar 1 de 10. Porque de mobilidade quase tem o mesmo que o meu desktop...

Partilhar esta Página