Clevo P170EM

ChUk

Power Member
Boas.
Estou prestes a personalizar um Clevo para comprar agora no mês de Julho. No entanto tenho alguma dúvidas quanto a performances de alguns hardwares.
Sendo que o computador vai ser maioritariamente para trabalhar em programas multimédia (photoshop, premiere, after effects, etc) ajudem-me na escolha destes componentes:
  • Intel i7 3720QM 2.6Ghz - 3.6Ghz 6MB (3rd Gen)
  • Intel i7 3820QM 2.7Ghz - 3.7Ghz 8MB (3rd Gen) (+ 100€)
Compensa dar mais 100€ pelo 3820? Nota-se assim tanta diferença na performance?
  • Nvidia GTX 675M 2GB
  • ATI HD 7970M 2GB (+ 35€)
Sendo que o portátil é para trabalhar em multimédia, terá a Nvidia 675 vantagem sobre a 7970? Isto por ter a tecnologia CUDA.

Uma das hipóteses que estava a pensar era meter o processador Intel i7 3720QM e a Nvidia GTX 675M 2GB e pedir para fazerem OC. Será boa ideia?

No entanto a configuração restante é:
  • 16GB DDR3 1600Mhz ( 2 x 8GB )
  • SSD 256GB Samsung 830 Sata3
  • 750GB 7200RPM SATA3
  • Gravador DVD Dual Layer
  • Bigfoot Killer-N 1102 Wireless Lan (Sem BT)
  • LCD LED Original FULL HD 1080p Matte
 
Boas.
Estou prestes a personalizar um Clevo para comprar agora no mês de Julho. No entanto tenho alguma dúvidas quanto a performances de alguns hardwares.
Sendo que o computador vai ser maioritariamente para trabalhar em programas multimédia (photoshop, premiere, after effects, etc) ajudem-me na escolha destes componentes:
  • Intel i7 3720QM 2.6Ghz - 3.6Ghz 6MB (3rd Gen)
  • Intel i7 3820QM 2.7Ghz - 3.7Ghz 8MB (3rd Gen) (+ 100€)
Compensa dar mais 100€ pelo 3820? Nota-se assim tanta diferença na performance?
  • Nvidia GTX 675M 2GB
  • ATI HD 7970M 2GB (+ 35€)
Sendo que o portátil é para trabalhar em multimédia, terá a Nvidia 675 vantagem sobre a 7970? Isto por ter a tecnologia CUDA.

Uma das hipóteses que estava a pensar era meter o processador Intel i7 3720QM e a Nvidia GTX 675M 2GB e pedir para fazerem OC. Será boa ideia?

No entanto a configuração restante é:
  • 16GB DDR3 1600Mhz ( 2 x 8GB )
  • SSD 256GB Samsung 830 Sata3
  • 750GB 7200RPM SATA3
  • Gravador DVD Dual Layer
  • Bigfoot Killer-N 1102 Wireless Lan (Sem BT)
  • LCD LED Original FULL HD 1080p Matte

Se trabalhas em multimédia é muito melhor colocares um processador mais potente se assim o quiseres, quanto a gráficas, a Nvidia é boa para trabalhar... devido ao CUDA que ajuda o processador..., e a ATI é boa para jogar. são muito distintas uma da outra.

Mas se tiveres duvidas o melhor é ires directamente ao site das gráficas e verificares as "opiniões". Boa sorte
 
Última edição:
Pois quanto ao processador vou se calhar para o 3720QM..
Agora placa gráfica é que me deixa msm a pensar..
A ATI é bastante melhor.. Mas por outro lado a Nvidia tem o CUDA que me dá um jeitaço na multimédia..
E eu sou um bocado agarrado a Nvidia.. Sempre tive, e sempre sem problemas...
 
Só para informar que para multimédia, a grande maioria dos produtores de software se estão a mudar do suporte CUDA para o OPENCL, em que a AMD é muito superior. Um dos programas que já está assim é o próprio Photoshop, e a tendência é para tudo passar para o OPENCL.

Se trabalhas em multimédia é muito melhor colocares um processador mais potente se assim o quiseres, quanto a gráficas, a Nvidia é boa para trabalhar... devido ao CUDA que ajuda o processador..., e a ATI é boa para jogar. são muito distintas uma da outra.

Mas se tiveres duvidas o melhor é ires directamente ao site das gráficas e verificares as "opiniões". Boa sorte

Como as coisas estão sempre a mudar, neste momento é o contrário. Enquanto agora a Nvidia se está a focar apenas nos jogos (Directx), é da AMD que agora saem as "faz-tudo". Porra, as novas Nvidia Kepler até são mais fracas no CUDA que as "antigas" Fermi.
 
Última edição:
Boas.
Estou prestes a personalizar um Clevo para comprar agora no mês de Julho. No entanto tenho alguma dúvidas quanto a performances de alguns hardwares.
Sendo que o computador vai ser maioritariamente para trabalhar em programas multimédia (photoshop, premiere, after effects, etc) ajudem-me na escolha destes componentes:
  • Intel i7 3720QM 2.6Ghz - 3.6Ghz 6MB (3rd Gen)
  • Intel i7 3820QM 2.7Ghz - 3.7Ghz 8MB (3rd Gen) (+ 100€)
Compensa dar mais 100€ pelo 3820? Nota-se assim tanta diferença na performance?
  • Nvidia GTX 675M 2GB
  • ATI HD 7970M 2GB (+ 35€)
Sendo que o portátil é para trabalhar em multimédia, terá a Nvidia 675 vantagem sobre a 7970? Isto por ter a tecnologia CUDA.

Uma das hipóteses que estava a pensar era meter o processador Intel i7 3720QM e a Nvidia GTX 675M 2GB e pedir para fazerem OC. Será boa ideia?

No entanto a configuração restante é:
  • 16GB DDR3 1600Mhz ( 2 x 8GB )
  • SSD 256GB Samsung 830 Sata3
  • 750GB 7200RPM SATA3
  • Gravador DVD Dual Layer
  • Bigfoot Killer-N 1102 Wireless Lan (Sem BT)
  • LCD LED Original FULL HD 1080p Matte

Boas =)
Tendo em conta para o que precisas penso que já vais ficar muito bem servido com o Intel core i7 3720QM, a diferença de 100 € só por mais 0,1gHz e de + 2MB de cache. ( na minha opinião não justifica )

Em relação a placa gráfica eu não sei se pretendes também jogar mas em multimédia parece me que a AMD HD7970m corre bastante bem, pegando no CAD por exemplo a AMD está a frente de uma Geforce GTX 680m, o Overclock com uma AMD + esse processador 3720QM não será necessário até porque o próprio processador já o faz de certa forma automático sempre que precisares, quando a placa esquece já é muita potência x) mas podes sempre aumentar mas sinceramente não precisas.

Posso confirmar te que a AMD HD 7970M é uma grande bomba e vale muito bem os 35 € a mais.

De resto nada a apontar 16GB é ótimo e também depende do que vais usar duvido que o photoshop puxe tantos GB, se a tua ideia for multitarefa digo que com esse processador consegues =).
Esse SSD é de topo tenho um de 128GB é estou a adorar o trabalho dele, o ecrã é ótimo para edição de imagem 1080p é uma maravilha.

Por ultimo em relação a placa de rede wireless não te sei dizer muita coisa ainda porque estou atualmente com uma Intel a espera que chegue a minha Bigfoot mas no geral falam me muito bem dela.
 
Só para informar que para multimédia, a grande maioria dos produtores de software se estão a mudar do suporte CUDA para o OPENCL, em que a AMD é muito superior. Um dos programas que já está assim é o próprio Photoshop, e a tendência é para tudo passar para o OPENCL.



Como as coisas estão sempre a mudar, neste momento é o contrário. Enquanto agora a Nvidia se está a focar apenas nos jogos (Directx), é da AMD que agora saem as "faz-tudo". Porra, as novas Nvidia Kepler até são mais fracas no CUDA que as "antigas" Fermi.

Concordo a Nvidia já não é o que era já usei Nvidia e quando recebi o meu Clevo com a AMD HD7970m fiquei muito satisfeito não encontrei nada até agora que me deixe o portátil "lerdo", também trabalho com adobe Photoshop + Dreamweaver e não me tem deixado mal em nada.
 
Antes de mais obrigado a todos por estes esclarecimentos.
Sendo assim acho que me vou ficar por:
  • Intel i7 3720QM 2.6Ghz - 3.6Ghz 6MB (3rd Gen)
  • ATI HD 7970M 2GB
  • 16GB DDR3 1600Mhz ( 2 x 8GB )
  • SSD 256GB Samsung 830 Sata3
  • 750GB 7200RPM SATA3
  • Gravador DVD Dual Layer
  • Bigfoot Killer-N 1102 Wireless Lan (Sem BT)
  • LCD LED Original FULL HD 1080p Matte
 
Muito boa essa config penso que não vais precisar de mudar o processador até porque para multimédia não sei se verás o processador a 100% ainda por cima esse 4 core mas pronto não vou meter a carroça a frente dos bois xD depois sempre que puderes vai dando noticias de como se comporta a máquina e em caso de dúvidas apita que de certeza que a malta dos clevos dá alguma ajuda.
 
Boas.
Adiei a minha compra do Clevo a ver se resolvia de vez os problemas da AMD HD7970, e visto ainda ser caso para demorar, vou optar por uma das Nvidia's.
Sendo assim, e visto que vou usar o portátil para trabalho (design gráfico, edição de vídeo e 3d), para jogar só mesmo um Football Manager e um PES de vez em quando qual das configuração acham que devo optar:

Opção A:
  • Intel i7 3720QM 2.6Ghz - 3.6Ghz 6MB (3rd Gen)
  • Nvidia GTX 675M 2GB
  • 16GB DDR3 1600Mhz ( 2 x 8GB )
  • SSD 256GB Samsung 830 Sata3
  • 750GB 7200RPM SATA3
  • Gravador DVD Dual Layer
  • Intel Ultimate 6300
  • LCD 17" LED 1080p FHD Matte High Color Gamut
Opção B:
  • Intel i7 3720QM 2.6Ghz - 3.6Ghz 6MB (3rd Gen)
  • Nvidia GTX 680M 4GB
  • 16GB DDR3 1600Mhz ( 2 x 8GB )
  • SSD 256GB Samsung 830 Sata3
  • 750GB 7200RPM SATA3
  • Gravador DVD Dual Layer
  • Intel Ultimate 6300
  • LCD LED Original FULL HD 1080p Matte
A opção B é mais cara cerca de 200€.
Compensa para já dar o € a mais pela 680? Ou chega-me bem a placa inferior, mas com um ecrã melhor?

Obrigado.
 
Boas.
Adiei a minha compra do Clevo a ver se resolvia de vez os problemas da AMD HD7970, e visto ainda ser caso para demorar, vou optar por uma das Nvidia's.
Sendo assim, e visto que vou usar o portátil para trabalho (design gráfico, edição de vídeo e 3d), para jogar só mesmo um Football Manager e um PES de vez em quando qual das configuração acham que devo optar:

Opção A:
  • Intel i7 3720QM 2.6Ghz - 3.6Ghz 6MB (3rd Gen)
  • Nvidia GTX 675M 2GB
  • 16GB DDR3 1600Mhz ( 2 x 8GB )
  • SSD 256GB Samsung 830 Sata3
  • 750GB 7200RPM SATA3
  • Gravador DVD Dual Layer
  • Intel Ultimate 6300
  • LCD 17" LED 1080p FHD Matte High Color Gamut
Opção B:
  • Intel i7 3720QM 2.6Ghz - 3.6Ghz 6MB (3rd Gen)
  • Nvidia GTX 680M 4GB
  • 16GB DDR3 1600Mhz ( 2 x 8GB )
  • SSD 256GB Samsung 830 Sata3
  • 750GB 7200RPM SATA3
  • Gravador DVD Dual Layer
  • Intel Ultimate 6300
  • LCD LED Original FULL HD 1080p Matte
A opção B é mais cara cerca de 200€.
Compensa para já dar o € a mais pela 680? Ou chega-me bem a placa inferior, mas com um ecrã melhor?

Obrigado.
A 1ª opção chega e sobra para aquilo que pretendes,200€ ainda é uma diferença significativa se um dia a diferença for menor podes fazer um upgrade á placa.
 
O Processador Intel i7 3820QM 2.7Ghz - 3.7Ghz 8MB (3rd Gen) (+ 100€) não compensa fica pelo 3720 igual ao que tenho que serve muito bem para o que precisas.
A gráfica Geforce não poderei dizer muita coisa mas sei que a minha AMD HD 7970m está bem melhor que a Nvidia GTX 680m tirando o facto do problema do Enduro que mesmo assim deixa a gráfica a frente dessa Geforce em muita coisa, nomeadamente aplicações como photoshop etc... (repara bem que lá por ter mais memoria gráfica não quer dizer que seja melhor, 4GB não te vão servir de nada numa gráfica é praticamente € para o lixo)

Para multimédia penso que ficas mais bem servido com a AMD já viste a review da Amd vs Geforce nas aplicações de multimédia ??

http://www.notebookcheck.net/Review-GeForce-GTX-680M-vs-Radeon-HD-7970M.77110.0.html

Vê a parte do Cad benchmarks se num CAD faz essa diferença a AMD com a Geforce (não sei se estás a entender mas em aplicações profissionais a Nvidia está mesmo atrás da AMD)

A restante configuração está porreira falo por experiência própria pois é parecido ao meu.
Verás a velocidade de abertura de programas nomeadamente o photoshop e toda a coleção da adobe.

Trabalho com photoshop e sinto me bem servido, Enduro só está a afetar por agora os jogos e não são todos (no meu caso).


 
Mesmo com todos os problema da AMD fica a frente das Nvidia?
E em termos de temperaturas e duração de bateria? Pelos testes a Nvidia vai ganhando.. e ainda são 2 pontos que me interessam bastantes..
Que dilema... Sempre tive Nvidia's e sem problemas.. Mas este preço da AMD baralha-me um bocado.. Sinceramente acho que não tenho paciência para os problemas de drivers das AMD..

BTW alguém me sabe dizer se já tão a ser comercializados os P370EM com um prazo em condições? Ou ainda se esperam umas boas semanas?
É que o chassi é qualquer coisa... Bastante melhor que o P170EM...
 
Mesmo com todos os problema da AMD fica a frente das Nvidia?
E em termos de temperaturas e duração de bateria? Pelos testes a Nvidia vai ganhando.. e ainda são 2 pontos que me interessam bastantes..
Que dilema... Sempre tive Nvidia's e sem problemas.. Mas este preço da AMD baralha-me um bocado.. Sinceramente acho que não tenho paciência para os problemas de drivers das AMD..

BTW alguém me sabe dizer se já tão a ser comercializados os P370EM com um prazo em condições? Ou ainda se esperam umas boas semanas?
É que o chassi é qualquer coisa... Bastante melhor que o P170EM...

Percebo como qualquer utilizador queres algo resolvido sem problemas, em duração de bateria a Nvidia está a frente porque tem um sistema melhor, em temperatura já não sei bem mas parece que a Nvidia aquece menos, mas também depende das pastas que foram usadas nos testes e por ai fora até porque a AMD se tiver a pasta bem colocada não chega aos 90. (digo eu).

Mas lá está aqui fica a tua decisão neste caso preço/performance (AMD) vs Bateria/temperatura (Nvidia) btw para te ajudar o problema da AMD não são as drivers mas sim os perfis dos jogos neste caso o profiles cap onde ficam as configs dos jogos se é para a Gpu dedicada ou para a integrada.(Na Nvidia acontece algo similar mas com menos % de problemas, de certeza que os perfis da Nvidia em alguns jogos poderão não estar a responder o máximo da gráfica =) )

Seja qual for a decisão que tomes uma coisa eu sei, não ficas mal servido ma ao mesmo tempo, caso escolhas a Nvidia e fores comparar com um amigo que tenha a AMD verás a diferença de desempenho nas aplicações de multimédia. (Nvidia nesta gráfica focou se nos jogos esqueceu se que num portátil não se joga apenas, AMD focou se um pouco de tudo e apesar dos problemas dos profiles ainda se destaca com diferença enorme).


O P370EM quer me perecer que ainda vai demorar, é uma besta tanto em tamanho como em conteúdo.
 
Back
Topo