• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Clevo P775, MSI GT73, MSI GT75

Bom dia,

procuro umas opiniões para a escolha de uma portátil. Aqui fica o questionário preenchido:

Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
2600€ é o limite máximo, para comprar nos próximos dias.
2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
Substituição de Desktop: 17" ou mais

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Clevo ou MSI, mas outras serão bem vindas.
4) A que tarefas se destina o portátil?
Programar (c++, .net, base de dados), correr umas vm's linux com Oracle, navegar na net. Visualização de vídeos.
5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária? Preferencialmente em cima da secretária, mas tem de dar para transportar sem grande stress, daí procurar um portátil :).

6) Quantas horas de bateria necessitas?
O tempo de guardar os trabalhos e desligar o portátil quando falha a luz :). Agora a sério não é relevante para mim.
7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Quando houver tempo, fifa\pes, cod, project cars, doom e colin mcrae.
8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Netbooks:
3. 1920x1080

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Não, apenas preciso de ter facilidade em fazer upgrade a discos e memoria. Para além de potencia procuro fiabilidade, não gostava de ter reboots por causa de questões de calor especialmente a meio do trabalho.

Do que pesquisei estou em duvida entre estes 3 modelos:
Clevo p775
16GB
i7-8700K
GTX 1080
SSD 256GB NVMe

GT75 Titan 8RF-014PT
16GB
i7-8850H
GTX 1070
SSD 256GB NVMe

GT73EVR 7RF(Titan Pro)-1044XPT
16GB
i7-7700HQ
GTX 1080
SSD 256GB NVMe

O p775 é mais barato uns bons euros e tem melhores specs no papel, mas nunca vi nenhum clevo ao vivo e apenas este ano tive conhecimento da marca (culpa minha).
Tenho receio da qualidade do ecrã, da qualidade do chassi, da construção e que seja demasiada potência para um portatil.

Os MSI oferecem menos por mais euros. Entre estes dois o GT73EVR vem com uma 1080 e um i7-7700HQ enquanto que o GT758RF com uma 1070 e um i7-8850H + um teclado mecanico que me parece bem :).

O GT758RF é cerca de 100€ mais caro do que o GT73EVR que por sua vez é cerca de 250€ mais caro que o p775.

Quero um portatil portente para trabalho e que dê para uns jogos durante uns anos, o peso e bateria não importam.
A questão do ruido em tarefas simples como navegar na net ou edição de texto é que já tem algum relevo para mim.

Obrigado pela ajuda.
 
Última edição:
O P775 tem uma excelente construção e agora vem com ecrãs 144Hz G-Sync muito bons, mas tem muita potencia para um portátil sem duvida, podes inclusive poupar uns trocos colocando um cpu i5 8ª geração de desktop e mesmo assim ficas com um grande maquinão! É mais ruidoso que os restantes mesmo devido à potencia, mas apenas se ouve bem em tarefas pesadas, situações leves nem o ouves.
Os MSI, alguém virá falar deles ;)
 
O P775 é uma bela maquina, mas nunca colocava esse CPU. Iria pelo 8700 sem K porque não há espaço para fazer OC neste portátil sem aumentar desastradamente o ruído. A construção é muito boa e os ecrãs são bons, o único senão é que é mesmo muito barulhento em comparação com os MSI (que têm menos potência).

O ideal seria ires a uma loja que tenha p775 e ouvir ao vivo o ruído. Se não for um problema acho que é a escolha certa. Se for, iria pelo GT75VR.
 
Bem, eu sempre tive boa opinião acerca dos MSI, recentemente tive um problema com o meu GT72VR...coisa que já está a ser tratada, mas continuo a confiar na MSI. O modelo EVR não tem nada a ver com os GT73VR antigos, apenas te aconselhava de fosses para um 7820Hk mas com a saída dos novos processadores mais vale comprar um com 6 cores.

Estou na mesma situação que tu e estou na duvida nos 3 modelos(GT75) da MSI, devo ir para um com 8750H e a GTX 1080...como digo sempre, se quiseres um portátil com um bom sistema de cooling e um ótimo teclado mecânico vai para o GT75.

Clevo só mesmo pelo poder de processador...são boas máquinas, mas eu não gosto nada do design nem daqueles teclados que parece do seculo passado.
 
Viva a todos, agradeco desde já as vossas opinioes, tentei ir a uma loja que vende clevo mas estava fechada, embora houvesse indicação no site que estaria aberta, por isso nada feito! Sobre a msi também nada a apontar, o meu desktop tinha board e gráfica MSI e nunca me deu chatisses. Relativamente a portáteis desta marca não tenho experiencia. Do meu ponto de vista os portáteis com base clevo apresentam sempre melhores specs (pelo menos no papel) a preços mais apeteciveis. Gosto de portáteis com aspecto simples mas que sejam resistentes. O p775 para mim serve em termos de aspecto. O MSI é mais exagerado neste campo mas parece inspirar mais confiança, mas como digo nunca vi nenhum ao vivo por isso só falo com base em imagens e videos da net.

O problema do GT75 com uma 1080 é que ronda os 3000€ ( pelo que encontrei ) e para mim isso já não da. Sou adepto de teclados mecânicos, aliás vendi o desktop e fiquei com o meu steelseries mecânico de aspecto básico mas robusto. Certamente que no MSI o teclado mecânico será uma delicia. Mas pronto, é preciso escolher...
 
Pois é não tinha reparado que havia um de 2600€ com uma 1080. Uma coisa vi numas reviews é que a zona em torno do touchpad onde se colocam as maos tem um acabamento de borracha. Sempre que tive alguma coisa com acabamento de borracha passado algum tempo fica com mau aspecto e acaba por começar a sair. Outro dia perguntei a loja sobre a possibilidade de adicionar um disco que já tenho ao MSI e eles disseram que podia adicionar eu mesmo ou pedir-lhes para adicionar sendo que em ambos os casos não haveria problema com a garantia da MSI.
 
Pois é não tinha reparado que havia um de 2600€ com uma 1080. Uma coisa vi numas reviews é que a zona em torno do touchpad onde se colocam as maos tem um acabamento de borracha. Sempre que tive alguma coisa com acabamento de borracha passado algum tempo fica com mau aspecto e acaba por começar a sair. Outro dia perguntei a loja sobre a possibilidade de adicionar um disco que já tenho ao MSI e eles disseram que podia adicionar eu mesmo ou pedir-lhes para adicionar sendo que em ambos os casos não haveria problema com a garantia da MSI.

Tu próprio podes fazer limpeza e mudar ram e discos sem perder a garantia no que toca a MSI, mesmo quebrando o selo.
 
Não tens de ter receio da qualidade dos ecrãs nos Clevos. Muitos destes paineis high-end são o mesmo que é montado em MSIs, Asus e outras. A seleção de paineis 17.3" para portáteis não é assim tanta, portanto quando vez que um MSI, um Asus e um Clevo têm todos painel 144Hz IPS Full-HD é quase de certeza o mesmo part# do painel.
Esses 144Hz são IPS. São muito bons, boas cores e rápidos. Mas, como qualquer painel IPS, são muito sensíveis à montagem e podem ter light-bleed não uniforme. Mas raramente é algo crítico. Estes 144Hz IPS são um bom compromisso qualidade/rapidez da imagem.
Os MSI também têm um 120Hz TN que é qualquer coisa! Excelentes cores, super rápido e praticamente não têm light-bleed. São excelentes para jogar.

Meter um CPU 8700K num P775 pode ser arriscado. O sítio onde fazes a compra importa porque penso que só 2 vendedores portugueses é que fazem delid com liquid-metal e bom setup do arrefecimento. Quando bem configurado um 8700K é bem possível. Até com overclock e undervolt. Mas exige mais algum cuidado e skill.
Caso contrário o 8700 é muito mais fresco e tem o mesmo número de núcleos, a performance é quase a mesma em utilização de mundo real.

A qualidade de contrução dos Clevos não está atrás da da MSI. Especialmente os Clevos de gama alta.
A MSI mete umas partes em metal e mais umas mariquices mas são ambos equivalentes em robustez. Há marcas com melhor montagem que ambas.

Tanto o GT75 como o P775 podem ser bastante ruidosos em full-load.

Duas boas reviews objetivas a esses portáteis:
P775TM - https://www.notebookcheck.net/Schenker-XMG-Ultra-17-Clevo-P775TM1-G-Laptop-Review.288972.0.html - atenção que o monitor é diferente, outras coisas como os discos e a memória também podem ser diferentes, até o CPU e gráfica.
GT75VR - https://www.notebookcheck.net/MSI-G...7-7820HK-GTX-1080-Laptop-Review.240904.0.html - review com CPU da geração anterior
 
Se for pelo p775 vou comprar numa loja que faz esse procedimento no CPU. Também oferecem software para escolher tipos de utilização. O barulho em full load não é o mais importante para mim, importa-me mais o barulho em tarefas básicas como edição de texto e navegação na web. Em termos de chassis gosto mais do MSI mas as luzes da tampa não me agradam nada. O teclado mecânico agrada. Contudo o MSI tem o acabamento em borracha que não gosto nada. Ate posso estar enganado relativamente ao acabamento no MSI mas noutros dispositivos que tive com este acabento o mesmo acaba por ficar numa pasta! Bem de qualquer forma são duas boas maquinas, ainda vou pensar ate amanha. É sempre comicado comprar sem ver. Obrigado.
 
Do P775 tens aqui alguns testes da loja que patrocina aqui o forum e que normalmente em o melhor preço com o cupão de 10% de desconto: https://forum.zwame.pt/threads/*****-p775-tm1-gamer-review-opinioes.1005886/
Atenção que agora vem com um ecrã de 144hz g-sync muito bom!
 
Back
Topo