1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CLI & Shortcuts- curiosidades e dicas.

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por John Silva, 20 de Março de 2009. (Respostas: 3; Visualizações: 809)

1. John Silva

John Silva Power Member

Decidi abrir este tópico para aproximar aqueles que ainda fogem do CLI como o rabo à seringa, e poder demonstrar que afinal, até dá jeito e não é assim tão difícil!
    Pretendia que fossem exemplos simples, rápidos pois a intenção é aproximar as pessoas e não fazê-las fugir...Exemplos com imagens são bem vindas, não se esqueçam de respeitar a dimensão máxima permitida pelo fórum e para que não seja incómodo navegar por este tópico.
    Além disso, poderão colocar shortcuts úteis que poderão ser utilizados no dia-a-dia quer usando o CLI quer usando um WM tal como o KDE, Gnome e outros...

Este é um tópico é essencialmente de divulgação mas também serve para tirar algumas dúvidas, portanto, creio que este é o local correcto no fórum mas se os moderadores assim não o entenderem, também não levo a mal se o moverem para outro lado...

Aqui vão os meus primeiros dois exemplos:
    - Um calendário sempre à mão !
    $ cal

- Midnight Commander - Muito semelhante àquele que usava nos anos 80 no DOS e que muito jeito deu. Uma ferramenta muito útil quando se quer evitar comandos complexos e trabalhosos para se efectuar determinadas tarefas.
    $ mc

- O meu shortcut de hoje é o CTRL+Alt+L -> Faz um lock ao ambiente de trabalho.

2. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

assim de repente so me lembro do comando history que me dá bastante jeito para ver comandos que já escrevi na consola

uma maneira de utilizar:

history | grep ssh

assim mostra todos os comandos que introduzi que contêm escrito ssh :D

3. nhinjah

nhinjah Power Member

4. Desconhecia o cal e o history ja vai dar jeito :D

- Auto complete. Se começarem a escrever um comando no terminal, podem usar o auto complete carregando no Tab.
    - alt+f1 para ver menu principal
    - alt+f2 para executar comandos,programas,etc

Partilhar esta Página