1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Click here! --> NOVATO

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por dopEshoW, 8 de Outubro de 2004. (Respostas: 7; Visualizações: 1671)

1. dopEshoW

dopEshoW Power Member

Bem tenho acompanhado este forum a bastante tempo, e como sou adepto do modding, o meu PC estourou com a trevoada ( logo vou fazer mega upgrade ), a PCGuia deste mês ajuda e tenho uns trocos disponiveis aproveitei para fazer um modding dentro dos possiveis!
    Então vamos começar por material e ferramentas necessárias:
    - Tico Tico ( +/- 20 € ), k axam do preço? será k vale a pena, senao sabem alguma loja online onde possa adquirir um melhor?
    - Tinta Reactiva a UV para as placas, vale a pena, em k tipo de loja posso arranjar esta tinta?
    - Ferro de soldar ( +/- 10€ ), será tb preciso um ferro de dessoldar?
    - Lixa de água, já tenho uma lixa automática da B&D, mas um papelzito será sempre bom para os acabamentos.
    - Lima, alguma especifica?
    - Massa de polir ( +/- 3€)
    - Discos de corte e feltro, é para adaptar no dremel ou berbequim certo?
    - Dremel, alguma loja online onde possa mandar vir um baratuxo? Senao o berbequim e o Tico Tico fazem o mesmo efeito certo?
    - Sprays, primários e normal, numa casa de acessórios para automóveis?
    - Ar Comprimido, tb numa casa de acessórios automóveis
    - Máscara, óculos e luvas, coisas baratas e k evitam pekenos acidentes
    - Papel autocolante, livraria?
    - Laca, para ajudar na pintura, é alguma laca especial ou é uma laca normal de cabelo k s compra nos supermercados?
    - Pulseira anti-estática, onde arranjo isto? em k tipo de loja?
    - Aguarrás, onde arranjo isto tb? livraria ou supermercado?
    - Pincel fino para fazer as pinturas com a tinta reagente a Uv.

Bem pra já são estas, algumas das mtas questões k tenho sobre modding
    Espero atenciosamente o feedback, sei k não me vão desiludir ***
    O resto do material k não nomiei e k poderá vir a fazer falta, é pq talvez já o tenha e não tenha qq tipo de problema em usá-lo :lol:

2. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Tb me estou a iniciar no modding.. mas julgo poder-te ajudar em algumas das tuas duvidas. Vamos lá então a isto.

- Tico Tico ( +/- 20 € ), k axam do preço? será k vale a pena, senao sabem alguma loja online onde possa adquirir um melhor?
    Depende da marca.. depende do que trás, etc...

- Tinta Reactiva a UV para as placas, vale a pena, em k tipo de loja posso arranjar esta tinta?

Isso vi ai num site qq que com umas canetas de gel fluorescentes dava para isso... o que deve sair mais barato que a tinta em si.

- Ferro de soldar ( +/- 10€ ), será tb preciso um ferro de dessoldar?

Um ferro de soldar faz perfeitamente de dessoldador.. aquilo que pretenderes dessoldar, encostas lá o ferro (sempre com muito cuidado para evitar sobre aquecer o componente, ou a placa, etc), o mais rápido possivel, de modo à solda estar "liquida" e poderes tirar o componente (se for componente.. pode ser um condutor [fio]) que pretendes.

- Lixa de água, já tenho uma lixa automática da B&D, mas um papelzito será sempre bom para os acabamentos.

Aquilo que tu tens deve ser uma lixadeira e não uma lixa automática, de qualquer das maneiras, convém sempre teres à parte porque vai haver locais onde com a lixadeira não chegas, ou onde vai ser necessário um "toque" mais "manual".

- Lima, alguma especifica?

Claro, depende do material que vais usar.. alumínio, acrílico, madeira, etc etc etc... existem vários tipos de lima dependendo do material, depois também depende das aplicações que vais dar.. podes precisar de uma lima mais fina (por exemplo para acertar ou retirar as farpas de um buraco que irá servir para o botão do reset). Isso só depende de ti, ou seja, analisas o projecto e vês o que será que vais precisar.

- Massa de polir ( +/- 3€)

- Discos de corte e feltro, é para adaptar no dremel ou berbequim certo?

Sim, convém ser para a Dremel ou para o berbequim.. embora dê mais jeito trabalhar com a Dremel.

- Dremel, alguma loja online onde possa mandar vir um baratuxo? Senao o berbequim e o Tico Tico fazem o mesmo efeito certo?

Lojas on-line não conheço... mas tens vários locais onde podes ver Dremel´s e comparar preços, como o BricoMarché, Max Mat, Jumbo, Aki. E não, o berbequim não faz o mesmo efeito que a Dremel.. quer dizer, pode fazer, mas para certos pormenores como "gravar", "polir" e etc, o berberquim pode-se tornar "grande" e ser muito mais dificil de controlar e obter o resultado que se pretende.. para não dizer que o berbequim tem muito mais força (dependendo do berbequi [LOL]) que uma Dremel, o q não só dificulta o seu manuseamento (control para certos pormenores) como para certos trabalhos pode ser mais complicado tanta "potência".

- Sprays, primários e normal, numa casa de acessórios para automóveis?

- Ar Comprimido, tb numa casa de acessórios automóveis

Se tiveres um compressor serve. Atenção à força do ar em certos componentes e placas, a pressão pode ser demasiada e podes danificar algo.

- Máscara, óculos e luvas, coisas baratas e k evitam pekenos acidentes

Sim, cumprir as regras de segurança pode ser estupido para alguns, mas um acto de inteligência para outros.. aconselho sempre a cumprilas.

- Papel autocolante, livraria?

Depende do que pretendes... eu para tuning uso vinil, geralmente numa serigrafia digo o que pretendo e cortam-me isso na plotter. Mas se for coisa simples e normal e tiveres grande precisão de corte, sim, nas papelarias vendem papel autocolante.

- Laca, para ajudar na pintura, é alguma laca especial ou é uma laca normal de cabelo k s compra nos supermercados?

Não sei.. nunca usei laca.. nem mesmo para para as PCB`s...

- Pulseira anti-estática, onde arranjo isto? em k tipo de loja?

Não sei.. embora digam que é preciso muito cuidado com a electricidade estática (e como toda a gente sabe, é), não sei onde isso se compra, mas felizmente até agora, tenho tido sempre sorte... assim como a maioria do pessoal que conheço, nunca teve problemas com isso... Atenção, não uses é material magnético, como algumas chaves de fendas que existem, para segurar o parafuso na ponta.

- Aguarrás, onde arranjo isto tb? livraria ou supermercado?

Don´t know. Mas garanto-te que não é numa livraria onde arranjas isso... :P

- Pincel fino para fazer as pinturas com a tinta reagente a Uv.

Em qualquer drogaria ou hiper mercado vendem pinceis... de qualquer das maneiras, aconselho as tais canetas.. claro, tudo depende daquilo q tás a pensar fazer ou pintar.

Um abraço e boa sorte.

E podes sempre visitar

www.dremel.com, Têm preços entre os 50€ e os 170€.

3. enok

enok [email protected] Member

Chaves de fendas com ponta magnetica não tem qualquer problema, já que não transmite electricidade, mas sim magnetismo.
    Andares a buscar parafusos que caiem no meio da board sem te livrares da electricidade estatica 1º, é que pode ser perigoso. Principalmente a beira de circuitos CMOS.
    A solução é facil: sempre que fores mexer em algum componente electronico, tocas um objecto metalico. (ate pode ser a caixa por exemplo)

Última edição: 18 de Outubro de 2004
  4. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

O disco rigido e pilha da board não gostam mto de magnetismo...

portanto é sempre algo a evitar..

quanto aos parafusos perdidos na board, tks pela info.

5. redalert

redalert Folding Member

pilhas k nao gostam de magnetismo? :woow:

6. dopEshoW

dopEshoW Power Member

epah mto obrigado por os conselhos ;] So agora vim responder pq tavam a demorar mto a responder-me, logo desleixei um pouco... ja tenho kuase tudo, falta so mesmo o Dremem k ainda n arranjei nenhum barato, tudo pra cima dos 70€ :\ e isso n tou com disposição de dar!! Anyway obrigadão por ajuda :D

7. Chip

Chip Zwame Advisor

[ThunderS], bom post de ajuda, daqueles que dá gosto ver e que dão ou devem fazer com que se dê uso ao botão do user reputation :)

True, true, numa drogaria arranja-se isso :)

8. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

:001: Tks Chip... é com imenso agrado que recebo essas congratulações, embora não tenha feito nada de especial, sem ser ajudar quem precisa e sempre que puder, farei-o!.

Um abraço e one more time, TKs.

Partilhar esta Página