1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cliente de VNC para Mac OS X

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por scriptKid, 18 de Julho de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 3667)

  1. scriptKid

    scriptKid Power Member

    Necessito de aconselhamento acerca de clientes VNC para MAC.
    Regularmente ligo-me a uma workstation Linux do meu local de trabalho através de um cliente de VNC. No windows utilizo o RealVNC e não tenho problemas. Graças ao layout do teclado do MacBook Pro, nao posso dizer o mesmo em relacao ao OS X.
    O Chicken of the VNC é rápido mas o suporte para teclados não US é deficiente, não posso digitar o '{' . O VNC Thing permite-me digitar as chavetas, mas é demasiado lento. Ideias ?
     
  2. ajax

    ajax Banido

    VNCviewer, VNCDimension?
     
  3. abc

    abc [email protected] Member

    O imperdível Chicken of the VNC...
     
  4. zoidberg

    zoidberg Folding Member

    mas ele diz que :

     
  5. abc

    abc [email protected] Member

    Oops... Não li... É verdade, olhei apenas para o título. Sorry...
     
  6. bsod

    bsod Power Member

    Pois, eu quando abri a thread também me preparava para responder esse (é o que eu uso, e não dá chatices) mas depois li que o Chicken não servia para ele. Não estás sozinho... :-D
     
  7. scriptKid

    scriptKid Power Member

    O VNC Dimension apresenta o mesmo problema de Chicken of the VNC. O simbolo '{' nao é transmitido correctamente, assim como o acento grave . Preciso do '{' para macros em C++. O acento grave é util para command substitution em Linux Shell.
    Para além disso, a versão que saquei do VNC Dimension nao funciona correctamente em modo de full screen.
    Quanto ao VNC Viewer, a designacao nao é univoca, parece que existem várias aplicacoes com esse nome. Experimentei a aplicaco :

    http://homepage.mac.com/kedoin/VNC/VNCViewer/VNCViewer_v2.01.sit

    mas obtenho o erro : the disk image may be damaged and could damage your system
    deverei ignorar este erro ?


    Dos clientes de VNC que experimentei aquele que tem melhor suporte para teclado nao US é o VNC Thing. Mas parece que já deixou de ser desenvolvido e é extremamente lento.

    O facto de nao encontrar uma aplicacao de VNC que funcione correctamente com o teclado portugues está a deixar-me frustado. Tenho o MacBook Pro 2.4 GHz há uma semana e a minha produtividade é ainda baixa comparativamente com Windows ou Linux. Até me sinto estupido porque já tinha antecipado este problema. Não tenho razões de queixa do OS X ou do resto do Hardware. Mas julgava que demoraria menos tempo a adaptar-me a um teclado com um layout e funcionalidade significativamente diferente :

    - as chavetas e o parentese rectos necessitam de dois modifiers
    - o Alt ( ou option, como quiserem), está à esquerda do Command, enquanto que em PC está da direita do Windows.
    - Home, End, Page Up and Page Down existem, mas ainda nao percebi como é que se volta ao inicio(final) de linha com o Home (end)

    No trabalho, uso diariamente o Linux, por isso estou habituado ao teclado do PC. Até posso resolver temporariamente a questao das chavetas mudando no OS X o layout para teclado US, mas não me é conveninente ter que trabalhar diariamente com três layouts diferentes !

    Ah, e para melhorar, hoje pela primeira vez o MacBook Pro não acordou completamente do sleep, ficou bloqueado, e tive de fazer um force shutdown !!!

    Pelas razoes apresentadas, estou a considerar devolver o portatil ( dentro do prazo previsto ) e trocar por um PC.

    Um apelo : se alguem trabalha frequentemente via VNC num ambiente Linux e não tem problemas com o teclado , por favor sugira aplicacoes ou metodos que utilizou para resolver o problema.
     
  8. abc

    abc [email protected] Member

    Tentaste o Apple Remote Desktop? É compatível com protocolos VNC penso eu de que. É o que eu uso mas apenas entre Macs, nunca tentei usar com Linux.

    O ARD é pago mas é daqueles que não é propriamente difícil de arranjar caso queiras experimentar.
     
  9. scriptKid

    scriptKid Power Member

    Após várias tentativas, descobri que o cliente de VNC que melhor satisfaz as minhas necessidades é o VNCViewer da RealVNC.

    http://www.realvnc.com/cgi-bin/download.cgi?product=enterprise4/vncviewer/macosx

    Parece ser totalmente compatível com o teclado português.

    Selecionei as opcões :

    - use windows key mapping
    - encoding : ZRLE

    Um ponto negativo é que parece ser um pouco mais lento que o Chiken of the VNC, mas a diferença não é muito significativa.

    Trocar a tecla option com a tecla command no System Preferences do Mac OS X também é aconselhável para quem gosta de alternar entre multiple virtual desktops em Linux através do teclado.

    Obrigado pelas dicas
     
  10. ajax

    ajax Banido

    Foi a minha primeira sugestão e é o que eu uso. Não tenho tido problemas de maior e a "rapidez" não compromete.
     
  11. scriptKid

    scriptKid Power Member


    De facto sugeriste o VNC Viewer. O problema foi que eu não dei logo com o link do Real VNC para Mac e acabei por ir parar a sites de produtos homonimos.
    De qualquer modo, obrigado.
     

Partilhar esta Página