Clientes Boinc: Win vs nix

SuBzEr0

Portugal@Home Member
Tenho diferenças substanciais de velocidade e benchmarks entre os dois clientes.

Os benchmarks entre os dois clientes estão bastante dispares...
Para Win:
Measured floating point speed 1413.25 million ops/sec
Measured integer speed 2727.54 million ops/sec

Para Linux:
Measured floating point speed 594.69 million ops/sec
Measured integer speed 1651.92 million ops/sec

Porém, antes fosse apenas um problema de benchmarks, mas a velocidade a que despacho as Wus é igualmente afectada...
Em win despacho uma unidade (só verifiquei uma ou duas) em 2.44h enquanto linux demora pelo menos mais 2h, anda por volta das 4.30 +-(em nix já verifiquei várias vezes isto...).

Não pesquisei muito por aí, mas se alguém tiver notado uma situaçao semelhante agradecia toda a ajuda possível.

[]s
 
No windows corres a versão optimizada?

Eu quando tiver o linux a força toda irei correr só einstein e climate e eventualmente o folding quando este sair ca para fora...
 
destr0yer disse:
No windows corres a versão optimizada?

Eu quando tiver o linux a força toda irei correr só einstein e climate e eventualmente o folding quando este sair ca para fora...


Nope...versões "normais" sacadas do site, sem optimizaçoes de qualquer tipo. Apenas instalei e corri...

O projecto com que me identifico é mesmo o seti/boinc, tudo o resto não me "move" muito...

[]s
 
Boas, eu acho isso estranho, deve haver kkr problema com essa instalação, pq a mim os benchmarks no linux dão melhores resultados que no windows, mas tb no linux tenho-o a 64bits, não sei se ha alguma diferença ou não. So ha o problema que na tenho nenhum projecto que corra nos 64bits :P
 
As versoes para linux dao piores resultados porque o compilador (gcc) é muito menos optimiazado que os compiladores para windows. Mesmo com muitas flags de optimização as versões para linux são sempre mais lentas.

Mais info aqui.
 
T0utatis disse:
As versoes para linux dao piores resultados porque o compilador (gcc) é muito menos optimiazado que os compiladores para windows. Mesmo com muitas flags de optimização as versões para linux são sempre mais lentas.

Mais info aqui.


Humn ja tive a dar uma olhadela pelo site, pareceume bastante bom. Vou ver se realmente resulta e depois logo posto algum feedback!thz

[]s
 
Finalmente tive tempo para olhar para isto:

Versão optimizada para o meu cpu:
1803 double precision MIPS (Whetstone) per CPU
3695 integer MIPS (Dhrystone) per CPU

Está melhor que os resultados de windows que tinha antes. Bem bom!!

T0utatis, muito obrigado pelo link :)

[]s
 
Eu podia testar isso também, mas não tenho net no linux :'( (moden USB power :grumpy: )

Só se desse para copiar as WU que tenho em cache no windows, é possivel?
 
kanguru disse:
como melhoraste assim tanto? compilaste o SETI e o BOINC?


Nope. A versão anterior que tinha era a disponivel na pagina do boinc, já compilada, era a que me dava maus resultados.

A que estou a correr agora é uma das do no link que o T0utatis forneceu. Mais uma vez é uma versão já previamente compilada, porém com optimizações para o meu velhinho p4.
Resumindo, nunca compilei nenhuma das versões, mas deve existir informaçao por aí sobre como optimizar a compilação para cada CPU.

Ainda não testei a fundo, mas penso que pelo menos meia hora a mais ganhei em termos de crunchar Wus, o que já é bastante significativo. Mas falta ainda mandar "abaixo" umas quantas, para ir verificando se os tempos se mantêm semelhantes.
De qualquer maneira nem que fosse 5 minutos e mais uns pontinhos nos benchmarks, sempre valia a pena tentar :)


destr0yer:
Modem USB é sempre um belo dum problema para por a funcar, mas já tentaste o tuturial do gnu que está no forum de linux?

[]s
 
Não ando com paciencia para tentar por isso a bulir, o que eu pretendo é mesmo aposentar isso e por uma cena decente rj-45 :D
 
destr0yer disse:
Eu podia testar isso também, mas não tenho net no linux :'( (moden USB power :grumpy: )

Só se desse para copiar as WU que tenho em cache no windows, é possivel?

Qual a distro do Linux que tens instalada?
 
bem reinstalei o boinc no gentoo (64bits), arranjei umas versões optimizadas, vamos la ver. Pelos benches pelo menos, parece estar porreiro. Vamos la ser quanto tempo leva pa uma WU. Isto so tem linha de comando entao so no fim é que saberei o tempo. btw, os benches que me deram:

windows:
Measured floating point speed 2216.23 million ops/sec
Measured integer speed 4114.59 million ops/sec

linux:
Measured floating point speed 2313.27 million ops/sec
Measured integer speed 8753.98 million ops/sec

Vamos a ver.

EDIT: a versão do windows é o boinc normal por isso os benches podem nao corresponder ao real. Mas uso a versao do seti optimizada.
 
nao passa de benches. Em média dá 1 hora e 45m por wu do seti. No windows com versão optimizada costuma levar prai 1h e 5m ou 1h e 10m.

Deve ter a ver com o problemas das bibliotecas do amd64
http://www.lb.shuttle.de/apastron/boincDown.shtml#gnua64

Se bem que eu andei a mexer aqui no gentoo, e instalei uns patchs para usar teoricamente essas bibliotecas. Mas nao vi melhorias. quando tiver mais tempo investigo isto melhor.
 
Última edição:
Tenho novidades.

http://naparst.name/seti.htm

Saquei daí a versão para P4 SS2 e é a que estou a usar neste momento. O sistema é:
Gentoo 64bit
Athlon X2 @ 2500mhz
1Gb @ 208 fsb

E com aquela versão faço a cada 40min 2 WUs. Excelente comparado com as outras versoes ke tinha experimentado seja em windows ou linux.
No windows mesmo com versao optimizada andava nos 60 65min cada 2 WU. No linux com versao normal 1h:40 por cada 2WU.

Tb ha outro site: http://pperry.f2s.com/downloads.htm

Mas ainda nao experimentei convenientemente. Por enquanto estou contente com esta versao.

Vou deixar isto uns dias a ver como o RAC se comporta.
 
Última edição:
isso dá quanto tempo de computação po wu? e que as outras versões do cruncher acho que são bem mais lentas que o do naparst.


Nos benches qual deles é mais importante?
Por exemplo:
2005-11-25 17:40:06 [---] Benchmark results:
2005-11-25 17:40:06 [---] Number of CPUs: 2
2005-11-25 17:40:06 [---] 3401 double precision MIPS (Whetstone) per CPU
2005-11-25 17:40:06 [---] 6826 integer MIPS (Dhrystone) per CPU
ou:
2005-11-25 17:38:40 [---] 3552 double precision MIPS (Whetstone) per CPU
2005-11-25 17:38:40 [---] 5270 integer MIPS (Dhrystone) per CPU

Basicamente é whetstone vs dhrystone.
 
Última edição:
err testes ao presshot
com Boinc 5.2.4 + cliente seti da marisan SSE3:

25/11/2005 17:39:54|| Number of CPUs: 2
25/11/2005 17:39:54|| 1242 double precision MIPS (Whetstone) per CPU
25/11/2005 17:39:54|| 1549 integer MIPS (Dhrystone) per CPU

com o Boinc 5.2.7 Windows SSE2 + cliente seti da marisan SSE3:

25/11/2005 17:47:51|| Number of CPUs: 2
25/11/2005 17:47:51|| 1678 double precision MIPS (Whetstone) per CPU
25/11/2005 17:47:51|| 2842 integer MIPS (Dhrystone) per CPU

8o 8o 8o 8o 8o

vamos a ver se isto de reflecte no tempo por wu
 
Back
Topo