CliffyB quer menos botões nos comandos

.DX.

Power Member
Cliff Bleszinski, o conhecido designer de jogo da Epic Games, confessou que, por exemplo, o comando da Xbox 360 assemelha-se a uma nave alienígena, esperando que a próxima consola da firma norte-americana venha acompanhada de um controlador com menos botões.

“Eu espero que, se houver uma nova Xbox, o seu controlador tenha menos botões,” disse Bleszinski, em conversa com o CVG.

“Isto sou eu a especular no meu próprio reino de desenvolvimento de jogos, mas se tu olhares para um comando agora parece uma nave alienígena,” continuou.

“Acho que podes fazer coisas com uma câmara built-in ou um pouco de motion sensitivity. Olhas para o comando da Wii com menos botões - eles adicionaram funcionalidade através do abanar. Não há muitos jogos que usem bem o abanar, mas Super Mario Galaxy, por exemplo, fá-lo perfeitamente. Zack and Wiki também o usa bem,” confessou.

Terá o comando da Xbox 360 demasiados botões, ou pelo menos mais do que seriam necessários? Já se deparam com algum problema ao usá-lo num título em particular?

Talvez seja ao responder a estas perguntas que nos possamos aperceber se o que CliffyB defende tem algum fundamento.

Que consideram?

http://xbox.ptgamers.com/noticia.asp?id_noticia=3289
 
de certa forma tem razao, a grande maioria dos jogos n usa os botoes todos.

mas isso tb e valido para as outras consolas, a unica k regrediu no numero de botoes foi mm a nintendo.
 
A proxima xbox podia era trazer suporte a jogos com teclado e rato, para ser possivel jogar nas consolas certos jogos [fps, rts,..] como se jogam no pc...


Uns dizem que o comando xbox é perfeito, outros dizem que tem butoes a mais.. entendam-se... :joker:
Eu acho que os comandos actuais não estão mal, até porque mesmo que o meu antigo comando da megadrive [que tinha pad+3 butões+start] tivesse motion sensitivity não ia dar para controlar certo tipo de jogos [como MGS, ou jogos de carros, que requerem butões para acelerar, travão normal, travão de mão, 2 para as mudanças [up/down], para as vistas, etc...

Este gajo deve é andar influenciado pelo efeito wii de certeza..:joker:

Será que a Epic vai lançar jogos para a Wii??... ;)
 
Pessoalmente acho que para o mercado de gamers o comando está bem como está.

Para o mercado de casual gamers acho que de facto tem demasiados botões. Um comando alternativo até podia ser hipótese.
 
Então contradizem-se........

Não me parece que alguns jogos high end, como eles dizem, sejam possíveis de controlar com comando de abanar só com 3 botoes..

3 botões? O Wiimote tem o Pad (por exemplo, utiliza-se a direcção para baixo no Pad como se fosse um botão X da PS), depois tem o botão A, o B, o + e o - (costumam ser para pausas/iventório, tem o 1 e o 2, e no Nunchuck, tem o analog, o C e o Z. Como ele disse também nessa entrevista, o movimento conta como um botão.
 
A meu ver ele se excedeu, tanto os comandos das consolas da nova geração estão bem como estão, cada jogo faz uso individualizado.

Ele que invente um comando chamado luva de sensores...
 
Ele que faça uma consola com comandos só com um botao. Depois faz jogos tipo summer games e é ver botoes de substituição a serem produzidos aos milhoes :D
 
Ele que faça uma consola com comandos só com um botao. Depois faz jogos tipo summer games e é ver botoes de substituição a serem produzidos aos milhoes :D

E dai comandos só de um botão, era um novo desafio para os programadores, fazerem um jogo funcionar com apenas um clique :P Eu tenho um bem fixe no telemovel, a empresa chama-se mesmo 1buttongames :P E é muitissimo divertido xD
 
Novo joystick para o Cliffy:






196571-500-533.jpg





Modelo: Gears of WTF!
 
3 botões? O Wiimote tem o Pad [direccional] (por exemplo, utiliza-se a direcção para baixo no Pad como se fosse um botão X da PS), depois tem o botão A [1], o B [2], o + [3] e o - [4](costumam ser para pausas/iventório, tem o 1 [5]e o 2 [6], e no Nunchuck, tem o analog [direccional], o C [7]e o [8]. Como ele disse também nessa entrevista, o movimento conta como um botão. [9]


Sixaxis: quadro, triangulo, circulo, X, l1,l2,r1,r2, 3 direccionais [2 analogicos, e os direccionais normais, nem sempre usados]. select, starte PS button [que não têm grandes funçoes em jogos]..
Tendo em conta que o select e o start, e principalmente o PS button não tem grandes funçoes em controlo de jogos, e que o seu posicionamento não condiciona em nada o manusamento do comando, não tou a ver assim grande diferença no número de botões..

diferença a serio era algo com apenas um dpad+3 butoes+start, como nos tempos da megadrive..


E uma coisa: se ele acha que é butão a mais, que faça jogos que só usem os butoes que acha necessário, não precisa de atribuir funçoes a todos os butoes..
 
Pessoalmente acho que para o mercado de gamers o comando está bem como está.

Para o mercado de casual gamers acho que de facto tem demasiados botões. Um comando alternativo até podia ser hipótese.

Não tem lógica. Assim se quisesses jogar um jogo simples tinhas um comando... Se por acaso comprasses um jogo que usa mais funções tinhas de ter outro comando.. não tem lógica.

Consolas diferentes, filosofias diferentes, quanto a mim.

Não tenho nenhum Xbox, mas acho o comando perfeito. BEM melhor que o da PS2/3.
 
Eu penso que estão bem como estão. Os jogos vão tendo cada vez mais acções...é normal que seja preciso mais botões, para determinada tarefa. É tudo uma questão de hábito. Desde que o jogo em questão tenha sempre um tutorial, não há problema.
 
Ele critica o haver muitos botões, mas o facto é q o Gears faz uso deles todos... :-D

O comando para mim é muito bom, e espero q na next gen, continue a haver algo semelhante (nem q seja opcional), embora já esteja a ver para onde isto caminha...
 
Back
Topo