CLIX 24 megas! Mais velocidade de upload e menos download

Catrabinas

Power Member
Boas.. há muito que ando para criar este tópico, mas só hoje aconteceu!

Eu em Março de 2008 aderi ao clix 4em1 apesar de só usufruir de 2, com velocidade contactada de 24 MB! Até lá. nunca andei perto de atingir esse valor, normalmente só consigo apanhar 2 megas de velocidade. Já fiz aquelas contas com a distancia a central e realmente estou um bocadinho longe (3KM) por isso não estranhei só conseguir essa velocidade... mas o que estranho mais é atingir uma velocidade de upload muita alta em relação a de download! Consigo sempre fazer uploads a 75/81 kB/s e download nunca passa dos 250 kB/s! Acho que sendo um serviço 24/1 a velocidade de download tinha de ser muito superior!

Mandei mail para a clix e o que me mandaram fazer foi verificar os cabos de casa e essas tretas todas, e se o problema continuasse disseram que tinha de mudar a linha para G.dmt. Andei a pesquisar e no meu router não encontro nada para mudar isso, diz que o router já tras essa linha mas não sei se preciso de mudar... o router e Level One - WRB-3407A.

Mas hoje a velocidade de download foi realmente baixa sendo pela primeira vez, inferior a de upload! O meu router idica 256 kbps download e 793 kbps de upload.



Iniciei o medvel e a o que consegui foi isto!


Gostava que me disessem se isto é normal, uma velocidade de download tão baixa em relacção ao upload, já para não falar que contractei 24 MB e atingo o que atingo...
 
É normal porque usam canais diferentes.

Em ADSL utiliza-se TDM (time division multiplexing) em que na frequencia utilizada ver aqui tens dois canais um para o Upload e outro para o Download.

Se tiveres uma atenuação elevada a velocidade maxima de download vai diminuir por causa da incrementação de erros e perda de dados devido á interferencia.

Ora tendo em conta que o sinal enviado por cobre é um valor total, depois partilhado entre todos os utilizadores (vulgarmente conhecida como taxa de contenção) basta estar a haver algum problema com a frequencia utilizada no canal de downstream para teres mais upload que download.

Como disse, se estás a mais de tres kilometros reais,e se não reportares o problema ao servidor de internet, neste caso o Clix, eles não podem fazer testes á linha.

Ás vezes até pode ser algum problema local, seja entre o RGE e o BPA, o proprio BPA a funcionar mal, entre tantas outras dificuldades.

Das duas uma ou te resolvem o problema com deslocação do tecnico do Clix /Intervençao conjunta com a PT, ou então dizem-te logo que nao conseguem resolver devido á distancia, e ai caso queiras manter o serviço podes renegociar o contrato, ou caso pretendas alterar, cancelar o mesmo "no momento".

Espero ter sido util, e se estiver errado/incompleto no que afirmei, corrijam ;)

Cumprimentos.
 
Back
Topo