1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Clix 24Mb mas a funcionar a 3.2Mbps

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Sahry, 13 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 71; Visualizações: 3437)

1. Sahry

Sahry Power Member

Olá boa noite a todos,
    Estou com um probema com a minha velocidade de internet e por isso recorro à vossa ajuda para ver o que me aconselham a fazer.
    Espero estar a colocar isto no sitio correcto.

Passo a explicar a minha situação desde o inicio para que possam entender tudo.
    Eu era cliente Sapo 8MB e como queria ligar mais do que um computador à net e tb a minha PS2 decidi adquirir um router.
    Router esse que ainda o tenho e estou a utilizar, sendo ele o SpeedTouch da Alcatel 510, autentica reliquia, porque não é wireless nem é adsl 2+.
    Entretanto mudei para a Clix 24MB e a minha velocidade nao passa dos 3.2Mbps.
    Claro que nao estando satisfeito por ter contratado um serviço que poderia ir até aos 24Mbps, e por isso contactei a Clix onde me informaram que tinha de fazer um teste para ver onde poderia ser o problema, se local se da propria central.
    Pediram-me para ligar o router na tomada principal do telefone, que fica no hall da minha casa e depois contacta-los para ver que velocidade teria a internet. Disseram-me que tinha melhorado para os 6Mbps, mas mesmo assim eles proprios informaram-me que o router tinha capacidade para dar mais porque agora estavamos a falar de uma ligação muito curta, ou seja um cabo telefonico de 1 metro, coisa que nao acontece quando o router está no sitio dele, que é na sala onde a tomada telefonica não é a do hall de entrada, mas sim da sala e tem um fio telefonico com mais de 5 metros.

Indicaram-me 3 opçoes para melhorar a minha velocidade:
    1ª – Colocar o router no hall de entrada e comprar um cabo de rede enorme, onde tinha que furar paredes e contrornar quase a casa toda para chegar até ao computador. Parece-me ser ridiculo esta opção, LOLOLOLOL
    2ª – Fazer uma experiencia com o router wireless para ver o que acontece.
    3ª – Fazer um downgrade que teria custos de €25 para ficar a pagar menos onde o serviço seria até 12Mb, mas so estaria a ter net a 3.2MBps. Esta tb nao vou fazer de certeza.

A minha duvida é:
    Será que vale a pena investir num router wireless ADSL 2 + e fico com o problema resolvido?
    Ou será melhor mudar já para um operador de internet (Netcabo) adquirindo um router wireless mas para cabo.

Se puderem dar a vossa opinião, gostava de saber o que faziam nesta situação se fosse com algum de voces.

Obrigado pela ajuda.
    Se acharem que precisam de mais informações, eu sou o principal interessado.

Grande Abraço.
    Sahry

2. sousa2005

sousa2005 Banido

eu tb sou clix e so tive problemas com eles...prometeram me velocidade maxima de cerca de 12 Mg e assim que assinei contrato, ja so podia ter 6 megas...e tenho router adsl2+...

Anularam o meu contrato que tinha com a PT, sem nenhuma assinatura minha...

falsificaram me o contrato, alteraram os meus dados, rasuraram...etc

e depois mandam me a cópia do contrato com tudo apagado com corrector e escrito por cima com novos dados...por lei isto é ilegal!

disseram que a minha linha podia ter clix smart tv...depois do contrato assinado e dado que eu só queria os canais que eram free....disseram: lamentamos mas a sua linha não suporta esta tecnologia....lollololol

quando confrontados com a deco...ofereceram me 2 mensalidades...para me calar...

por isso ja estão a ver com quem se metem...

respondendo à questão...

se comprares um router com adsl ^+ em principio n te vai resolver nada...

antes disso vê os valores que tens na linha para veres se estas muito longe da central, quando tiveres os valores posta aqui ou vai ao forum não oficial da clix e mete la os resultados para o pessoal entendido ver...

dizem te logo se devias ter mais velocidade ou não...

Cumps

Última edição: 13 de Fevereiro de 2008
  3. nunot

nunot [email protected] Member

se comprares um router ADSL2+ ficas com o problema resolvido.

mas atenção, não só a Clix mas quase todas, nenhum te dá os 24Mb, com a eventual excepção da Telepac ADSL, não confundam com Sapo, esse não presta.

4. sousa2005

sousa2005 Banido

gostava de saber qual o router sem a tecnologia adsl2+ chega só aos 3.2...

o mais certo é o rapaz comprar o router e ficar com a mesma velocidade...

eu tb por mais que meta o meu router a funcionar a ADSL2+, a velocidade n sobe...

5. Sahry

Sahry Power Member

Olá, Obrigado pela tua dica, mas eu entretanto falei com um amigo meu que trabalha na Clix, mas num outro departamento que nao tem nada a ver, e ele disse-me isto:

A tua velocidade não vai mudar, não é problema do router.
    A questão é que a tua linha de cobre não permite velocidades maiores. A qualidade da linha de cobre depende de:
    - distância à central
    - qualidade do par de cobre da tua casa

Será mesmo verdade?
    Epá estou num dilema. Já pensei em investir num router e fazer a experiencia e depois se nao resultasse devolvia-o, isto estanto dentro do prazo é claro.

Mas que história é essa do "par de cobre" - Será que tb tenho de mudar as tomadas ou os cabos???
    AbraçoObrigado.

6. nunot

o router que tens não dá velocidades superiores a 4Mb, compra o ADSL2+ e vais ter no mínimo a funcionar a 12Mb.

ele tem razão em relação as redes de cobre, mas a diferença ronda os 30%, não como tens no momento 80 a 90% de perda.

7. sousa2005

sousa2005 Banido

desculpa la...n enganes o rapaz...

o router dele n dá velocidades superiores a 4 megas...o problema é que o rapas tem 3.2 megas Lololoolol

o meu router é ADSL2+ e so tenho 6 megas...quando a velocidade contratada é de 12megas...

porque n tenho mais?

a minha linha não suporta mais que 6 megas!!!!

não ha volta a dar nem com router adsl2+ nem com o melhor router que possa existir noutro planeta qualquer.

se fosse do router ele mesmo com o router actual tinha pelo menos os 4 megas...

o problema dos cabos, em principio não são os da tua casa...mas sim os da rua! os da rua pertencem todos a PT, mesmo que a clix quisesse por novos, não podia.

um factor tb importante é a distancia da tua casa à central.

P.S. se quiseres compra o router, mas garanto te que o vais devolver.

8. Sahry

Sahry Power Member

Pois isso é sem duvida o meu receio.

9. sousa2005

sousa2005 Banido

na minha opinião, se ainda fores a tempo, deivas mudar de operador...mas 1º pede para te fazerem testes à linha e para te darem os resultados por escrito.

senão, antes de assinares ate te prometem velocidades supersonicas, mas depois a historia é outra.

Cumps

10. Sahry

Sahry Power Member

Eu vou bem a tempo.
    O meu contrato com a clix, a nivel de obrigatoriedade já terminou, por isso posso desistir e mudar quando me apetecer.

Isso do teste ficar por escrito é uma excelente ideia, porque assim fico com uma prova de que se as coisas nao correrem como eles prometeram, posso desistir a qq momento. Digo eu, LOL

Se mudar, para qual me aconselham a mudar até 35€ por mes e sem pagar assinatura de telefone?... porque essa foi sem duvida uma das razoes que me fez ir para a clix.

11. nunot

não estou a enganar ninguém, com a excepção da telepac "que te fornece quase a velocidade contratada, o restante só te fornece metade" .

e esse facto tem a ver com vários factores, os cabos e a distancia são uma desculpa esfarrapada para a resolução dos casos apresentados.

quanto ao teu caso, passa para a telepac e passas a ter no mínimo 16 a 18Mb.
    quanto a limitação do router dele, vai ler as especificações do mesmo.

agora, se queres ter uma ligação constante e igual ao contratado, router ADSL2+ e TELEPAC ADSL.

fica resolvido, não vais é gostar do preço.

**** ele não te prometeram 24Mb, mas uma ligação ATÉ 24Mb, lê o contrato, todos fazem isso.

ISP´s Reles :
    SAPO

ISP´s Fracos :
    Clix, Netcabo, etc.... na sua maioria tens metade da velocidade contratada, e dependendo da qualidade e distancia da linha, podes ter até 70% do contratado.

ISP´s Bom:
    Telepac , compras 24Mb e tens velocidades entre os 20 e 22, possivelmente algumas vezes os 24.

esta diferença é apenas na transferência de dados, não incluo preços, assistência, etc..

o teste tem de ser feito no servidor DELES, outro servidor qualquer tem o factor "Nodes", distancia e upload do servidor.

12. nazariy

nazariy Power Member

hallo
    [off-topico]
    TELEPAC ADSL --> http://www.telepac.pt/ certo?

[on]
    consegues postar os teus valores da linha?
    deste tipo:
    Código:
    Connected      true  
    Operational Mode    G.Dmt  
    State    Showtime  
    Tx Bit Rate    512000  
    Rx Bit Rate    4672000  
    Local SNRMargin    19.0 dB  
    Local Line Attn    30.5 dB   
    Local Tx Power    12.4 dB   
    Remote Line Attn    17.0 dB   
    Remote SNRMargin    10 dB 
    aahhh e já agora quel é Operational Mode que estás a usar no teu MODEM-ROUTER?
    Cump

13. azurit3

azurit3 Power Member

@SahryQuando estavas no Sapo 8MB, que velocidade real tinhas?
    Se não poderes ter mais de 4Mbps, aconselho-te o que aconselhei neste tópico Novas sobre o meu Clix ADSL 12MB/512KB

@nunot Estás a falar a sério?!
    Os sinais ADSL sofrem atenuação por pelo menos dois factores, distância e qualidade da linha de cobre.

A Telepac utiliza as linhas de cobre da PT, dai não haver possibilidade para milagres.
    :004: Além disso as ofertas da Telepac são uma porcaria, nem me dei ao trabalho de põr no meu tópico Comparação de tarifários ADSL

Um gráfico muito divulgado que ajuda a explicar:

cump.

14. sousa2005

sousa2005 Banido

pois...bem me parecia que o ADSL do router ía ate aos 8 megas...mas ele nem sequer aos 4 megas chega...

Telepac = Sapo -> same shit!

15. Sahry

Sahry Power Member

Como/Onde é que eu faço para ver isso. Não faço ideia.
    Pelo que me transmitiram na Clix o meu router não utiliza o modo GDMT

16. nazariy

nazariy Power Member

:P é o que eu estava a pensar :P
    bem eu tambem tenho clix 24, as reais normalmente rondam 8Mb-12Mb (e não MB :D) e não normalmente (mas infelizmente, ultimamente acontece com alguma frequência) nem se quer 1Mb tenho. Estou a falar dos download, de upload tenho 800-950Kb ou seja quase o valor máximo (1024Kb)
    E a desculpa dos gajos foi: ahh e tal os nossos servidores já são antigos, lol :(
    Mas pronto, tirando estes problemas, clix é muito melhor que tvcabo!!!!!!!!!:007::007::007::007::007::007::007::007:

17. Sahry

Sahry Power Member

Eu no Sapo recordo-me, já foi há mais de 1 ano, que chegava ter 6,2 no maximo Mbps

Vejam só como é que está a minha ligação: está a 4,3Mbps, mas queria colocar aqui um print screen para verem.

Como é que eu coloco aqui uma imagem???

Obrigado.

18. sousa2005

sousa2005 Banido

faz o upload da imagem para este site e depois coloças aqui o link da imagem

http://imageshack.us/

19. nunot

como tinha dito anteriormente, falei sobre velocidade e linha constante, não em relação a preços, assistencia etc..

já testei vários :
    - Novis
    - Clix
    - Telepac
    - Sapo
    - Via Networks
    - Netcabo

em qualidade da linha, downloads constantes, para jogar sem lag, sem problemas de linha irregular os melhores operadores eram a Telepac e Via Networks.

testes sobre a média de velocidade para uma ligação de 12Mb :
    Telepac : 10Mb/12Mb
    Via Networks : 10Mb/12Mb

Clix / Novis = +- 8Mb

Netcabo = 50%
    Sapo < 50% (isto quando consegues aceder sem cair a linha).

estes testes foram feitos no mesmo local, distancia inferior a 3Km da central (máximo é 5Km).

aqui, volto a referir, não coloco assistência física ou por telefone, não coloco tb as diferenças entre os preços e a taxa de contenção.

os cliente não sabem e as Operadoras não informam ou informam erradamente sobre a taxa de contenção aplicada aos serviços.

taxa de contenção tem a ver com o numero de clientes agregados a mesma linha, numa taxa de contenção de 1:20, existe um máximo de 20 cliente por linha, quanto mais perto estiveres do posto, mais velocidade vais obter em relação aos outros da mesma linha.

podem ver as taxas de contenção atribuídas pela ANACOM, não se esqueçam das palavras "contenção máxima de", pois faz toda a diferença se a PT oferece 1:5 a Telepac e 1:10 a clix

isto não é para dizer que a TELEPAC é a melhor, depende da Cidade, distancia ao Posto, qualidade das linhas de cobre, taxa de contenção aplicada, qualidade das fichas de telefone em casa (sim, influencia, dai a Netcabo "obrigar a comprar uma determinada ficha"), assistência técnica, preço, etc...

perguntem a vizinhos que tenham serviços similares, melhor que eles para se queixarem sobre o serviço local.

*** quanto a velocidade de 3.5Mb, onde foi feito o teste para chegares a essa conclusão?

espero ter ajudado.

20. Sahry

Sahry Power Member

Obrigado.

Vejam só:
    http://img518.imageshack.us/my.php?image=newpictureuz9.png

Eles na Clix falaram que os testes não eram totalmente reais e que davam um pouco menos, mas mesmo estando no teste a 3,35Mbps nunca é muito superior.

Partilhar esta Página