1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CLIX - Conversas gravadas sem aviso?

Discussão em 'Optimus (Arquivo)' iniciada por kronos, 22 de Dezembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 1920)

1. kronos

kronos Power Member

Boas,

Hoje liguei pela primeira vez para a linha de atendimento do CLIX, uma vez que perdi a carta e pretendia obter a password do serviço.
    O contrato está em nome do meu pai pelo que se recusaram a informar-me da password. No entanto passaram a chamada para o apoio téncio para tentar outra solução.

A senhora do atendimento disse que não podia fazer nada, e que não podia dar a password sem ser ao titular porque tinham procedimentos rígidoes e todas as chamadas telefónicas eram gravadas.

Algum advogado que por aqui ande que me esclareça, mas esta prática não é crime? O CLIX não tem de avisar o interlocutor, neste caso eu, que as chamadas estão a ser gravadas?

Isto é, quanto a mim, um atentado contra a privacidade, e, julgo eu, crime.

2. Nomearod

Nomearod Power Member

Não é apenas na clix que acontece isso. Lembro-me de uma vez ter lido um post, de um user noutro forum a desabafar, que referiu isso (o tipo ligou para o apoio ao cliente e começou a disparatar e a insultar o operador).

Não sei se é ou não legal mas pelos vistos é uma prática de várias empresas por isso não me parece que seja proibido.

3. Purex

Purex Power Member

Em todos os call centers as chamadas são gravadas, para efeito de Controlo de Qualidade dos Operadores. A unica operadora que me lembro que avisa e dá hipótese de escolher se aceitamos ou não, é a Vodafone.

Apesar de ser um pouco duvidoso do ponto de vista legal, a atenção é centrada naquilo que o operador faz ou deixa de fazer, para avaliação do mesmo, não havendo intenções de saber o que o cliente pretende.

4. volcanlx

volcanlx Power Member

As gravações das chamadas são apenas para controlo de qualidade do serviço, pelo que não precisam de te informar, apenas gravam para cascarem no operador se fizer alguma coisa mal. Como essas normas rígidas (e justificadas, pois eu não queria ver a minha password divulgada a torto e a direito) os operadores não o podem fazer pois os superiores caiem-lhes em cima.

Estas chamadas servem para controlo de qualidade, e como não foste informado das gravações, as mesmas não poderão ser usadas contra ti...apenas para verificar se os operadores fazem bem a tarefa.

5. m_ocb

m_ocb Power Member

Como trabalhador de Call Center, ainda bem q são gravadas, para meu bem e para bem dos clientes.

e defacto não podem ser usadas sem ser para avaliação ou controle de qualidade dentro da propia empresa.
    Caso um clt diga q ligou e foi muito mal atendido e faça reclamação do comunicador a empresa vai ouvir e avalia a situação, e todos os comunicadores de qualquer Call center assumem um termo de sigilio profissional em q nenhuma das informações ou dados a que têm acesso podem ser usadas sem concentimento do titular ou pessoa em causa.

Aproveito tb para dizer q o CQ do Call center só pode ouvir X tempo de cada comunicador por mês e nunca podem ouvir na totalidade.

e normalmente os empregados q se servem de dados e informações não duram muito tempo...

Acho q este precedimento é de salvaguardar tanto para mim como cliente e funcionário, tanto como para qualquer pessoa.

See u :kfold:

Já agora a pass pode ser dada a qualquer pessoa desde q confirme algums dados ex.: BI, NIF ou NIC.
    ela devia ser Nova ainda

Última edição: 22 de Dezembro de 2007
  6. Demio

Demio Power Member

Devia ser obrigatório por lei informar o interlocutor de que a chamada está a ser gravado. Quando ligo para empresas americanas eles dizem sempre "This call might be recorded for quality assurance", ou algo do género. Não percebo porque é que por cá as empresas não se sentem compelidas a fazer isto.

7. theforbidden1

theforbidden1 Banido

é o quero, posso e mando

Partilhar esta Página