Clix e Novis com o ADSL Mais Rápido

paraver

Power Member
O Clix, fornecedor de acesso à Internet, e a operadora telefónica fixa Novis são parceiros numa "revolução das flores", um serviço que oferece uma ligação à Internet por banda larga apontada como 18 vezes mais rápida que a normal por ADSL e com o dobro da banda larga actual. Este serviço faz parte de um pacote que inclui telefonia fixa isenta dos 14,64 euros de assinatura mensal da PT e com chamadas 10 por cento mais baratas que as deste operador.

As vantagens do novo ADSL Clix-Novis far-se-ão sentir sobretudo nas aplicações que envolvam vídeo ou áudio de elevada qualidade, admitindo o uso simultâneo do telefone, para além de uma maior garantia de manutenção dos débitos nominais ao longo do tempo que no acesso por cabo.

Esta campanha apresenta dois "pacotes": por 22,90 euros por mês, a opção Tempo, dirigida a utilizadores menos intensivos da Internet, permite o acesso a 1 megabit por segundo (Mbps) - débito muito superior face aos 512 ou 600 Kbps do ADSL normal ou da Internet por cabo, e aos 56 Kbps nominais das ligações convencionais por telefone -, com 10 horas de navegação gratuita e um desconto de 10 por cento nas chamadas de voz. Pedro Ramalho Carlos, administrador executivo da Novis, garantiu que esta oferta fica entre 15 e 44 por cento mais barata que as dos seus concorrentes.

Por 38,90 euros mensais, a opção Livre destina-se a utilizadores mais intensivos da Internet, sem limites de tempo de ligação a 1 Mbps e inclui 22 GB de "downloads" de ficheiros da Internet, sem distinção de tráfego nacional ou internacional - contrapondo-se aos limites de 1 GB a 3 GB que os restantes fornecedores impõem no acesso a "sites" estrangeiros. Também aqui haverá 10 por cento de desconto nas chamadas de voz, podendo, segundo a empresa, ficar 21 a 25 por cento abaixo das ofertas concorrentes.

Pedro Carlos revelou que este serviço surge no quadro de desagregação do o lacete local, estando disponível desde 6 de Março nas áreas cobertas por quatro centrais telefónicas da PT, que abrangem 11 freguesias de Lisboa e quatro freguesias do Porto e Vila Nova de Gaia - num total de 252 mil habitantes e mais de 100 mil lares. Segundo este responsável, a Novis também já desagregou o lacete local de mais 43 centrais da Portugal Telecom (num total nacional de 177), abrangendo um total de 1,2 milhões de linhas.

O objectivo final das duas empresas da Sonaecom é alargar a cobertura nacional nos próximos meses mas a inexistência de condições económicas - devido aos elevados custos de desagregação do lacete local nas centrais da PT (que custa entre 70 e 166 euros por cada cliente) e à ausência de reciprocidade na reagregação; e, a nível operacional, devido aos dilatados prazo de execução da desagregação, de reparação das avarias nos fios de cobre - e regulatórias (por ausência de penalização da PT por incumprimento), factores que poderão atrasar este processo. Mas Pedro Carlos disse que continuam a ser feitos esforços junto da Anacom e da PT a fim de ultrapassar estas dificuldades.

in Público
 
Back
Topo