1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Clix Wireless

Discussão em 'Optimus (Arquivo)' iniciada por nans, 25 de Outubro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1647)

1. nans

nans Power Member

Boas

Eu estou para aderir à clix, mas estou com umas pequenas dúvidas, que é a seguinte:

Devo ou não comprar logo directamente deles o router Wireless?
    Caso eu compre um router wireless à parte, qual me aconselham, que seja barato (quanto mais barato melhor)?
    Vou sempre precisar do modem non-wireless da clix, ou posso ligar o router que comprar à parte (se comprar é claro), logo "directamente" à linha telefonica?

Se não estou em erro, uma das pessoas que mora comigo, tem um huawei (acho que é assim), non-wireless, que não está a utilizar!

Já agora, como é que eu posso saber a velocidade que posso atingir? é que eu estava a pensar em contratar os 24mb! Não sei onde fica a central mais perto de mim, nem sei como saber onde é (se alguém quiser explicar está à vontade)... eu neste momento tenho telepac 8mb, e na páfina do router consigo sincronizar-me a 384 up / 5920 down!

Acho que é tudo... Caso não percebam algo, perguntem que eu tento explicar melhor!

Obrigado a todos pelas respostas

Cumprimentos

Última edição: 25 de Outubro de 2007
  2. neonl

neonl Banido

Viva.

Acho que fazes bem em aderir à clix, sempre e quando te informes bem com algum cliente mais antigo (como eu :D).

Agora a sério:

1) Não, não compres DE MANEIRA NENHUMA o router wireless da clix. Eles dizem "ah, e tal, desaconselhamos, a utilização de routers externos blah, blah, blah, mas isso é chacha porque é só uma questão de escolher o adequado.
    Compra, por exemplo, um sitecom (são baratos). Se queres algo melhorzinho compra um SMC. Não recomendo Linksys, não por não serem bons, é só porque são caros e têm algumas incompatibilidades. No fundo é um bocado "compra o mais barato que houver na loja, desde que não seja XAVI (a marca do router Clix) O que tu queres é um router Wireless com modem ADSL (Anexo A) integrado. Confirma se faz referência a ADSL 2+.

2) Não, não vais usar nenhum modem/router non-wireless.

3) Enquanto à história da velocidade, é assim. Se moras no conselho de Oeiras ou próximo (algo de Cascais ou de Lisboa) estás a aceder à central principal (Carnaxide, ao pé da SIC). Eu moro em Algés e tenho 13-13.5 Mbits/s estabelecidos na ligação. Não é mau, permite fazer a partir de mirrors próximos downloads a 1 MB/s, mas como podes ver está longe da velocidade de contrato (13 para 20 ainda é uma diferençazinha :))

Tens aqui um gráfico que relaciona a distância com a central e a velocidade: [​IMG]
    como podes ver do km 1 para o 3 há uma grande diferença.

Espero ter satisfeito as tuas dúvidas (por enquanto) e só me resta desejar-te boa sorte para o processo de transição (que não costuma ser muito pacífico). Pergunta tudo o que quiseres, para depois não teres surpresas.

Ah! Cumprimentos ;)

Última edição: 28 de Outubro de 2007
  3. nans

nans Power Member

Boas

Muito obrigado pelos esclarecimentos

Sendo assim, se calhar só vou contratar os 12mb, porque estou perto do Cacém!

De momento não tenho mais nenhuma dúvida, mas caso tenha, não vou hesitar em perguntar

Cumprimentos

4. Boas tenho a net da clix 12Mb mas tou um bocado londe da central se meter um router sera que apanho mais ?
    E tambem quero para ter wireless. tenho o modem Aolynk da clix e quero comprar um router. se alguem poder ajudar Agredecia

5. Skywatcher

Skywatcher Power Member

O router não te vai encurtar a distância a que estás da central... ;)

6. Mas um router tambm nao puxa mais rede?

7. Podem me dizer um router bom para comprar para ter wireless sff.
    Na ***** tem bons???

8. neonl

neonl Banido

Não posso concretizar mais :).

Não sei se têm bons. Mas deves primeiro visitar algumas lojas (Fnac, *****, Vobis, MM, etc).

9. neonl

neonl Banido

Como disse o Skywatcher, não, um router não encurta a distância à central e não, não apanha mais rede (aquilo não é um Rádio, lol).

Já agora, ao contrário do que diz a Clix, o aolynk é um Router, com fios, mas é um router.

10. para ter wireless é so comprar um router ne? e ligar ao modem

11. neonl

neonl Banido

Para ADSL costuma-se comprar um router com modem integrado (básicamente esse modem/router que tu tens que vinha com a Clix, mas com antenas :)).

Cumps

12. The_Unknown

The_Unknown I fold therefore I AM

O que queres dizer com isso da central principal de Carnaxide? No raio de distância que referiste existem n centrais de acesso local..

13. Eu tou ligado a centrar de Santo antonio dos cavaleiro em Loures.
    Para ter wireless é so comprar uma antena?Ou é um router wireless que liga ao modem Aolynk.

14. neonl

neonl Banido

Não, não, não, não!! Estás aí com uma grande confusão...

Tu precisas de ter um Router Wireless que diga algo como "ADSL Wireless Router" que é um objecto que deve ter uma antena, 4 portas de rede (RJ-45), uma ficha fêmea de telefone (RJ-11) e uma entrada de corrente eléctrica. Não precisa de ligar a nenhum modem, já lá está dentro :)

Cumps

15. Podes me dar um site fixe com isso sff?

16. Tenho isso tudo no modem menos a antena. O modem é o Aolink da clix. Podes dizer o que serve um router?desculpa la a pergunta.

17. neonl

neonl Banido

Acho que antes de mais temos que esclarecer aqui uns conceitos que são "router" e "modem".

O modem é (isto em termos simples, também não sou um perito) um dispositivo cuja função é estabelecer uma ligação com um provedor na "outra ponta" através de um determinado meio de transporte de dados (ex. Telefone, ADSL - estes dois representam coisas diferentes - Cabo...) e que o "traduz" para outro (ex. cabo de rede "normal" - em termos técnicos RJ-45). Este não tem propriamente nenhuma função de rede; não é cliente de IP nem nada.

O router, é um dispositivo de rede mais complicado e de definição difícil. Os routers que temos em casa têm além de router em si, outros serviços de rede (podes pesquisar na Wikipedia): NAT, DNS, DHCP... A nossa utilização de um Router em casa é ter om "objecto" que se ligue à Internet e que depois faça a distribuição desta pelos "clientes". Além disso normalmente têm já uma firewall, etc.

O router é, em termos de rede, um computador mais. Por isso tem na nossa rede local um endereço de IP, também. Para que o router se ligue à net precisa de um modem. Nos sistemas de Net por cabo (ex. netcabo, cabovisão...) tem se uma caixinha que é o modem e outra que é o router ligados entre si por um cabo de rede. Em sistemas de net por ADSL (ex. Clix, Sapo...) os routers também precisam de um modem, simplesmente, este está dentro do router, ou seja o próprio router é modem também.

Existem modems de ADSL que são efectivamente só modem. No entanto, e ao contrário do que a clix dá a entender, o AOLINK não é só um modem, é um router/modem, só que não tem Wireless. Este facto faz com que não se possa comprar um "Router de banda larga" ou "broadband router" e depois ligar lá o aolink mas sim comprar um Router que diga mesmo que é para ADSL (se fores a qualquer loja de informática ou de electrodomésticos que venda componentes para informática (*****, Singer, sei lá...) pedes um Router adsl - sem fios, e este não precisa de estar ligado a nenhum modem, vai ligar directamente à tomada de telefone (com o micro-filtro que lá está, claro).

Espero que tenhas ficado com uma ideia do que são estas coisas, e repito, vai à Wikipedia se tiveres dúvidas.

Cumps

18. Entao é so comprar um router wireless? e ligar ao micro filtro?o micro filtro tem um fio ligado a toda e depois tem duas saidas que é uma para o telefone e outra que diz modem meto o router ligado ao micro filtro onde diz modem ne? e depois o Aolink?

19. neonl

neonl Banido

Mais correcto impossível :)

O aolink não te vai servir para *nada*. Quer dizer se tiveres algum familiar (ou amigo) que só tenha um modem ADSL mas não tenha router, não precise de Wireless mas queira ligar varios PCs podes dar-lhe, isso é universal desde que seja para uma linha ADSL.

Repito esses routers, seja o que vais comprar ou o Aolink têm modem integrado.

EDIT: o meu caso é semelhante ao teu: a Clix tinha dois kits: o modem/router com fios Aolink que custava só os €25 da activação e o kit wireless que não era mais que uma versão sem-fios do Aolink (mas de outra marca, claro). Como o router wireless da Clix é uma - perdoe-se-me o termo - *maravilha*, eu comprei o Aolynk e depois à parte comprei o meu Router Wireless com modem ADSL 2+ integrado. A termo de referência é um Sitecom WL-118. O Aolynk está na caixa do kit clix na arrecadação :D.

Última edição: 1 de Janeiro de 2008
  20. Podes ver uns router bons para eu comprar sff?se nao te importares claro. Podes ver se a www.*****.pt tem bons por favor. para comprar Obrigadao por tudo ;)

Partilhar esta Página