1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Clonar o sistema

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por ruimoura, 31 de Março de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 960)

1. ruimoura

ruimoura Power Member

Estou em vias de adquirir um disco interno de 250GB para o Macbook, e não estou com a menor vontade de ter que instalar o sistema todo de novo no disco novo. Não há maneira de simplesmente "copiar" a minha actual instalação para o novo disco, sem ter que reinstalar tudo de novo?

Obrigado desde já pelas respostas.

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Huuu, obrigado, já conhecia o programa e no meio de tanta coisa nem me recordei disso.

;)

Agora a questão é, tipo, ok, faço a clonagem para o disco externo, tudo bem, mas depois como é que enfio a informação no disco novo, depois de montado no Macbook? Essa parte não estou a perceber muito bem ...

Última edição: 31 de Março de 2008
  3. Xkorp

Xkorp Power Member

Nunca usei o programa mas a solução deve estar algures no site deles (ou discussion boards).
    Assim uma coisa rápida que me lembrei:
    1- se puderes ligas o disco a uma caixa externa, fazes a clonagem e instalas o disco.
    2- fazes a clonagem para um disco externo, instalas o disco, fazes boot pelo disco externo e depois voltas a clonar para o interno (ou então instalas a partir da imagem, o programa ao que parece faz uma imagem tipo "test.sparseimage").

Penso que o que disse é possivel, só lendo mais para teres a certeza :)

4. GettinBetter

GettinBetter Power Member

a time machine dá para isso, durante a instalação do novo sistema tem uma opção para recuperar o sistema todo

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Não me parece algo simples, mas vou tentar, obrigado pela paciência :)

E dará para recuperar a instalação num disco novo a partir de um disco externo?

6. Xkorp

Xkorp Power Member

Esse gajo é doido :p O que eu disse requeria menos passos, era só arrancar pelo disco externo e não era preciso outro mac em target disk mode :)

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Mas dá para arrancar pelo disco externo por USB? Acho que li algures que só dava por firewire ...

E já conhecia esse post, obrigado Tuaregue, grande maluco mesmo :D

8. Nostromo

Nostromo Power Member

9. Xkorp

Xkorp Power Member

Dá sim, firewire penso que eram os macs com PPC.

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Ok. Mais uma vez obrigado :)

11. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Com o superduper é facílimo só tens de clonar o disco antes de o meter no macbook. Para isso precisas de uma caixa externa, como é óbvio :D. Ainda não dá para transferir a informação de um lado para o outro com a força do pensamento!

12. ruimoura

ruimoura Power Member

:rolleyes: ... Pois, clono o sistema para o disco que vou meter, por uma caixa usb, até aqui tudo bem, tenho um disco externo usb 2'5, mas ... a caixa é IDE ... :o ... Estava a pensar vender o disco do Macbook, mas quem sabe fico com ele, compro a caixa para o meter e vendo o outro (IDE) junto com a caixa. Mas que complicação ...

13. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Mas como é que tu querias transferir a informação do disco A para o disco B por clonagem se não encontras maneira de teres os dois discos ligados ao mesmo tempo no macbook? Artes mágicas? :D

14. ruimoura

ruimoura Power Member

Eu já percebi isso a algum tempo, mas não me passou pela cabeça que o disco externo que tenho é IDE, e a caixa não dá ... Estou a tentar perceber um esquema qualquer que não implique ter que comprar uma caixa exterior sata, mas não me ocorre nada ...

15. Xkorp

Xkorp Power Member

Epa vamos a ver se nos entendemos (lol).
    Primeiro passo: fazes a clonagem para o disco externo IDE.
    Segundo passo: instalas o disco novo.
    Terceiro passo: arrancas pelo disco externo IDE ligado por USB.
    Quarto passo: Voltas a clonar do disco externo (aquele onde estás a correr o OS) para o interno novo ou fazes restore da imagem.

Onde é que está a complicação nisto? :)
    (só se me está a escapar algo..)

16. ruimoura

ruimoura Power Member

Olha, é bem. Pah, ando com a cabeça num oito, está bem pensado. Mas entretanto já encontrei outra solução. Clono o sistema para o disco novo directamente, mas ligado à board do pc, a ligação sata é igual para 2'5 e 3'5. Amanhã logo digo como acabei por fazer :)

Partilhar esta Página