Dúvida Clonar SSD para NVM

fansro

Power Member
Boas pessoal,
Quando precisava de copiar um hdd para ssd sempre utilizei o AOMEI AOMEI Partition Assistant .
No entanto hoje quando fui copiar um ssd para nvm ao iniciar da-me o erro 0XC000000E.
E nao inicia, diz que falta algo essencial para o Windows iniciar.

Specs
MB b460m-pro vhd wifi
i5 10400
16gb ram
SSD samsung evo 250

NVM SN570 1TB WD BLUE

P.s reparo que após o processo de clonagem fica com letras diferentes associado ao disco. Será por aí que não arranca?

Última edição:
tens de entrar no disco ssd
vais ao start -> cmd com privilegios de admin e escreves

shutdown /f /s /t 0 ( espaço entre o F e a barra, entre o S e a barra e ente o T e o zero )
O pc desliga-se

dpois fazes boot pelo prog de clonagem ( em dOS ) e clonas.

tens de entrar no disco ssd
vais ao start -> cmd com privilegios de admin e escreves

shutdown /f /s /t 0 ( espaço entre o F e a barra, entre o S e a barra e ente o T e o zero )
O pc desliga-se

dpois fazes boot pelo prog de clonagem ( em dOS ) e clonas.
Ok neste caso ligo o PC normal com ambos os discos ligados.
Mas como faço boot pelo programa aomei?
Antigamente eu lembro me quando fazíamos conclui o PC reiniciava e fazia boot pelo programa. Hoje faz o clone com o programa aberto no próprio Windows.

ah
entao tens de ver se com o aomei tens a possibilidade de fazer uma pen de boot para clonares em " dos " ou ambiente "linux".

o aomei nao uso, tenho o acronis e tenho uma pen de boot que tem o programa ( a pen pode ter ambiente windows ou linux ).

ah
entao tens de ver se com o aomei tens a possibilidade de fazer uma pen de boot para clonares em " dos " ou ambiente "linux".

o aomei nao uso, tenho o acronis e tenho uma pen de boot que tem o programa ( a pen pode ter ambiente windows ou linux ).
Sim de facto tem essa opçao. Criei a pen fiz tudo direitino na altura de iniciar começa outra vez os erros.
Um dispositivo nao esta ligado ou esta inacessivel
Codigo de erro:0xc000000e

Faço enter e aparece
Ficheiro:\windows\system32\winload.efi
Codigo de erro: 0xc00000e

Nao passa dai.
Apesar de estar os discos clonados nao sei pq nao inicia pelo nvm

O disco antigo foi desligado e a máquina tem apenas o novo ssd instalado aquando do boot?

O Macrium Reflect free permite criar uma PEN de boot que pode ser usada para fazer estas operações de cópia, mesmo sem repetir novamente a cópia, crie a pen e faça boot com esta, só com o SSD novo instalado, lá nos menus tem uma opção para reparar o boot veja se isso resolve o problema.
Link para um vídeo que explica o processo

Sim de facto tem essa opçao. Criei a pen fiz tudo direitino na altura de iniciar começa outra vez os erros.
Um dispositivo nao esta ligado ou esta inacessivel
Codigo de erro:0xc000000e

Faço enter e aparece
Ficheiro:\windows\system32\winload.efi
Codigo de erro: 0xc00000e

Nao passa dai.
Apesar de estar os discos clonados nao sei pq nao inicia pelo nvm

antes de clonares :

entrar no windows
cmd com admin
correr : shutdown.exe(espaço)/f(espaço)/s(espaço)/t(espaço)0

e a máquina desliga-se.

depois clona.

se depois de clonado nao entrar no windows :
- entrar em modo de segurança
- deixar o windows correr e entrar ( se entrar )
- se entrar, esperar 3 minutos e encerrar
- ligar novamente

Se nao entrar no windows, ha outro problema que nao sei

O disco antigo foi desligado e a máquina tem apenas o novo ssd instalado aquando do boot?

O Macrium Reflect free permite criar uma PEN de boot que pode ser usada para fazer estas operações de cópia, mesmo sem repetir novamente a cópia, crie a pen e faça boot com esta, só com o SSD novo instalado, lá nos menus tem uma opção para reparar o boot veja se isso resolve o problema.
Link para um vídeo que explica o processo
Sim já exprimentei desligar os discos
antes de clonares :

entrar no windows
cmd com admin
correr : shutdown.exe(espaço)/f(espaço)/s(espaço)/t(espaço)0

e a máquina desliga-se.

depois clona.

se depois de clonado nao entrar no windows :
- entrar em modo de segurança
- deixar o windows correr e entrar ( se entrar )
- se entrar, esperar 3 minutos e encerrar
- ligar novamente

Se nao entrar no windows, ha outro problema que nao sei
Irei experimentar.
A questão é que há algo no sistema que está a associar ao disco ou assim que quando faço iniciar pelo nvm diz que falta um dispositivo essencial para o arranque.
Já exprimentei instalar s.o no nvm e dps clonar mas não arranca. Irei experimentar conforme referiu

Estou com um problema semelhante. Ontem clonei o meu antigo ssd para um nvme instalado na porta m2 com o acronis wd.
Depois não removi fisicamente o antigo disco mas logo no primeiro restart entrei na Bios e alterei a boot order e entrei pelo NVMe novo.

Parecia estar tudo ok, fiz vários restarts. Como pensei que já estava tudo bem e estava a executar o Windows pelo NVMe de certeza, procedi ao comando "clean" no disco antigo para dar wipeout ao disco para passar agr a ser o secundario. Faço restart e aparece-me o mesmo erro e mensagem que ao OP.
Já tentei uma carrada de tutorials mas nada está a funcionar! O comando BOOTREC /FIXBOOT diz sempre access denied.
Alguém tem ideias?

Estou com um problema semelhante. Ontem clonei o meu antigo ssd para um nvme instalado na porta m2 com o acronis wd.
Depois não removi fisicamente o antigo disco mas logo no primeiro restart entrei na Bios e alterei a boot order e entrei pelo NVMe novo.

Parecia estar tudo ok, fiz vários restarts. Como pensei que já estava tudo bem e estava a executar o Windows pelo NVMe de certeza, procedi ao comando "clean" no disco antigo para dar wipeout ao disco para passar agr a ser o secundario. Faço restart e aparece-me o mesmo erro e mensagem que ao OP.
Já tentei uma carrada de tutorials mas nada está a funcionar! O comando BOOTREC /FIXBOOT diz sempre access denied.
Alguém tem ideias?

tenta entrar em modo de segurança e ve se entra.
se entrar ok, desliga.
senao entrar ve se o comando do bootrec tens a linha de comandos com admin ou entao ve no google o bcdedit.

Já resolvi entretanto mas nem no modo de segurança dava para entra, tive de criar um boot numa pen e fazer a reparação através da linha de comandos, a seguir fiz reparaçao automatica do windows pelo boot e milagrosamente funcionou mas acho que a boot drive foi criada na pen ou no antigo disco! Apesar de ja estar a nvme sinto que aquilo está confuso e que se fizer wipe/clean ao disco antigo me vai acontecer a mesma coisa!

Para já funciona mas acho que vou fazer um backup do SO todo, depois formatar tudo, reeinstalar e re aplicar o backup!

Boas pessoal,
Nao consegui ultrapassar este problema. Acontece que mantive o ssd e o NVM ficou parado.
O ssd é da samsung, acham que se comprar um nvm da samsung atraves do samsung magician vai funcionar ou será igual?
è que 250gb nao dá para nada.
E como é pc da empresa que faz de servidor para outros postos nao queria formatar.

Olá, não sei que podes ter tentado entretanto, mas o que estavas a descrever nos comentários de há uns meses atrás soava a que o aomei não estava a copiar o master boot record para o novo disco? Geralmente é o problema em que me meto quando uso esse tipo de programas (como o velhinho Ghost) independentemente de ser nvme ou não.

Não sei se ajuda muito, mas o que já usei várias vezes sem problemas nos últimos anos foi o Clonezilla (desde uma pen, estando fora do sistema) e até agora não me arrependi. Copia com facilidade tanto discos de Linux como de Windows. Claro que se quiseres manter os discos anteriores, mantém em mente que os UUIDs das diferentes partições também são copiados por isso é possível que o sistema operativo fique meio confuso até que os mudes.

Última edição:
clona com o "Acronis True Image" em formato bootable (basta meteres a ISO com o Rufus), deve resolver. é o que uso há alguns anos e já mudei de sdd várias vezes assim.

Olá, não sei que podes ter tentado entretanto, mas o que estavas a descrever nos comentários de há uns meses atrás soava a que o aomei não estava a copiar o master boot record para o novo disco? Geralmente é o problema em que me meto quando uso esse tipo de programas (como o velhinho Ghost) independentemente de ser nvme ou não.

Não sei se ajuda muito, mas o que já usei várias vezes sem problemas nos últimos anos foi o Clonezilla (desde uma pen, estando fora do sistema) e até agora não me arrependi. Copia com facilidade tanto discos de Linux como de Windows. Claro que se quiseres manter os discos anteriores, mantém em mente que os UUIDs das diferentes partições também são copiados por isso é possível que o sistema operativo fique meio confuso até que os mudes.

clona com o "Acronis True Image" em formato bootable (basta meteres a ISO com o Rufus), deve resolver. é o que uso há alguns anos e já mudei de sdd várias vezes assim.
Penso que na altura exprimentei com esses tambem. Agora apos uma breve analise em janeiro penso que seja alguma definiçao da bios que me esteja a bloquear isto.

Back