1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cloud para Linux e Symbian

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Lagafe, 12 de Julho de 2012. (Respostas: 23; Visualizações: 1882)

1. Lagafe

Lagafe Power Member

Boas,

Gostava de instalar um serviço cloud que sincronizasse o meu ubuntu com o nokia 5800.
    Os poucos que conheço que tem plataforma symbian, o Cortado ou o Sugarsync não tem software próprio para Linux.

Cumprimentos.

2. nfk

nfk Power Member

Eu tenho usado o owncloud, mas não sei como é o suporte para symbian. Também depende de que sincronização queres. O owncloud usa Webdav, Carddav e outras tecnologias standard, por isso talvez consigas alguma sincronização mesmo sem aplicações específicas.

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

4. limoeirodobom

limoeirodobom Banido

5. Lagafe

Lagafe Power Member

Parabéns pelo artigo!
    Parece-me muito interessante.
    Vou aproveitar e fazer algumas perguntas de noob.

1 - A instalação do owncloud obriga-me a ter um computador como servidor?
    Ou seja tem que estar sempre ligado? Estou a imaginar-me a chegar a casa e querer aceder à informação que deixei na máquina do escritório...
    2 - Não há espaço limite?
    3 - Dá para sincronizar com symbian?

cumprimentos

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Se a instalação for tua, tens os Gigas que tiveres.
    Se for de terceiros, depende.
    http://owncloud.org/providers/

1 - Se a instalação for tua, sim.
    Na discussão do artigo há quem o tenha instalado numa NAS.
    2 - Se a instalação for tua, não.
    3 - Há cliente para Android e se ainda não saiu, está para sair o cliente para IOS. Penso que não existe para symbian, pelo menos oficialmente.
    No entanto, pelo menos numa instalação pessoal, o agente só serve para ter a pasta sincronizada entre o local e o servidor remoto.
    Pode-se aceder ao servidor remoto directamente por Webdav ou pelo site, usando html5 (dá para copiar ficheiros arrastando para a página, etc).

Outra solução, que tenha em conta o mundo symbian, não conheço.

7. Lagafe

Lagafe Power Member

Viva,
    Agradeço a ajuda mas creio que encontrei o que procurava.

A resposta é o 4sync. 15 Gb de conta e dá pra Linux e symbian entre outros.
    http://www.4sync.com

Vamos lá ver como se comporta.

Mas fiquei de olho no Owncloud, parece muito interessante.

Cumprimentos.

8. Lagafe

Lagafe Power Member

O 4 sync seria muito interessante se funcionasse...
    No windows 7 não há problema mas em Linux não consigo

Instalo, abre a janela de log in mas depois não faz mais nada, acabando mesmo por fechar a aplicação...

Alguém já experimentou essa cloud?

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Abre o terminal e arranca com a aplicação no terminal. Que erros te dá?

10. Lagafe

Lagafe Power Member

Viva,

Aviso desde já, se ainda não tinhas percebido, sou um verdadeiro nabo em termos de linux.

Fui à pasta /usr/bin e clickei ficheiro desktop4shared
    Pergunta se quero arrancar no terminal ou no display
    Escolho terminal, arranca uma série de comandos e depois encerra sozinho.
    Creio que na última linha faz menção ao "java".

Era isto que tinhas em mente?

11. nfk

nfk Power Member

A ideia era essa, mas ajudava poder ler as mensagens. Tens de encontrar uma maneira de correr um terminal, escrever desktop4shared e carregar no Enter. Assim não desaparece logo. Como correr o terminal depende do sistema. Procura nos menus de aplicações, se houver. Se não encontrares podes experimentar carregar em Alt + F2, e se aparecer uma janela para escreveres um comando, escreve xterm e carrega no Enter.

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Basicamente é o nfk diz.

Podes abrir um terminal, arrstas o ficheiro de arranque da pasta bin para o terminal e fazes enter. Assim consegues ver o erro e se quiseres copia e coloca aqui.
    Se for java, em principio é simples. É instalar o openjdk a parte cliente.

13. Lagafe

Lagafe Power Member

Viva,

Tentei fazer como sugeriram.
    Ao arrastar para a janela do terminal, abre-se outra janela, corre o executável e fecha-se.
    Fiz um printscreen antes de se encerrar.

http://www.4sync.com/photo/QS26HEKq/4sync1.html

P.S. Não dá para anexar imagens diretamente no fórum?

14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não sei se vou conseguir ajudar.

Ora bem, eu uso Debian, que é mais ou menos a mesma coisa do Ubuntu e fiz download do 4shared só para ver que dependencias tem aquilo. O cliente do 4shared tem imensas dependencias de java. Ant, Ivy, etc etc.

Não sou developer de java, mas já senti na pele que quando se tem problemas com java, pode ser um sarilho.
    Por não ser developer, não sei exactamente que erros são aqueles na consola. Uma coisa é certa, são erros de java, mas o problema ao certo não sei. Talvez quem tenha mais conhecimentos de java consiga dizer o que é aquilo.

Suspeito que te faltem dependencias ou que a store do ubuntu não tenha conseguido instalar todas as dependencias.
    Tenta fazer uma coisa. Desinstala o 4shared, faz o download do ficheiro .deb do site deles e instala desta maneira:
    http://askubuntu.com/questions/163455/how-do-i-install-4shared

Depois tenta arrancar com ele por linha de comandos, com o comando "4Shared", e vê se resultou ou não.

P.S. Quanto a imagens do forum, não dá para fazer upload, mas podes carregar no icon que é uma imagem e apontar para um url ou usar o BBcode (sem os espaços)[ img ]http://blablabla.com/bla.jpg[ /img ]

Exemplo:

15. Lagafe

Lagafe Power Member

Viva,

Fiz o que disseste mas o resultado foi exatamente o mesmo.
    De observar que quando fiz a instalação deu uma série de erros. Acho que dá para ver na imagem.

http://www.4sync.com/photo/lOVZFucW/4sync3.html

De qualquer forma agradeço-te a ajuda.

Cumprimentos

16. nfk

nfk Power Member

Esses erros significam que o programa não foi instalado, daí o resultado ser o mesmo. Experimenta correr "apt-get -f install" para resolver as dependências. Se não funcionar, instala manualmente todas as dependências que estão a falhar:

Código:
    aptitude install groovy
    etc. E depois corre outra vez o comando dpkg.

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pela imagem, o pacote disponibilizado precisa de várias dependencias que não estão disponiveis.
    Muitas vezes nem quer dizer que o pacote não esteja nos repositórios, pode é estar com outro nome.

Em debian não instalei, mas pareceu-me que as dependencias são todas resolvidas. Dá-me ideia que o pacote não deve estar preparado para o Ubuntu 12.04. :(

Por enquanto, acho que estás sem sorte. :(

18. s0ldier

s0ldier Power Member

Porque é que enquanto não encontras solução não usas uma VM com um Win7 ? Entretanto irias usando essa VM para fazeres o sync dos ficheiros e irias tentando resolver o problema do Ubuntu. Quando já tivesse a funcionar a 100% apagavas a VM e ficava resolvido!
    Isto claro se for algo muito urgente e que não podes passar sem isso.

Cumps

19. Lagafe

Lagafe Power Member

Não é algo sem a qual possa viver ;)
    É simplesmente procurar o cloud adequado para as minhas necessidades.
    Para já vou utilizando o dropbox (tenho de experimentar o owncloud).
    De resto tenho o win7 em dualboot e o sugarsync faz a sincronização com o symbian.

VM? Virtual machine?
    Ainda não sei trabalhar com isso mas gostava de aprender.
    Até porque um dos próximos passos é procurar programas de engenharia e receio que nunca consiga resolver todos os conflitos.

Já agora, aproveito para chamar a atenção de ilustres conhecedores do linux, para me ajudarem noutro problema que me tem incomodado bastante.
    A temperatura!
    Tenho um portátil novo e assusta-me ver o bicho a chegar aos 70ºC!
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=726645

Obrigado a todos pela paciência!

20. s0ldier

s0ldier Power Member

Sim VM é uma máquina virtual. É bastante simples, saca o virtualbox (tanto para o Win ou para o Ubuntu) e experimenta brincar um bocado com aquilo.

Em relação às temperaturas podes instalar o Jupiter no Ubuntu e também há uns certos parâmetros que podes por no inicio para ele ficar mais fresco. Há um post aqui na secção de duvidas que tem várias dicas sobre isso! Agora não te consigo dizer qual porque não tenho tempo para procurar, mas podes procurar que também não são muitos posts.

Cumps

Partilhar esta Página