Cloud própria / servidor

Plenton

Power Member
Boa noite a todos

Estou à procura de uma solução para as minhas necessidades.
Preciso de ter acesso a alguns ficheiros fora de casa. Alguma são sensíveis e aconselharam me a não armazenar em cloud comercial (OneDrive, Dropbox, etc)

Que solução alternativa tenho?
Já vi que há formas de partilhar o disco através do router Meo. Mas duvido que seja seguro... ou haverá maneira de o tornar seguro (mais que o OneDrive)?

Que outras alternativas existem?
 
O sistemas mais simples de configurar e com menor consumo energético para essa função é geralmente um NAS que já vem com funções de cloud pessoal integradas.
 
O sistemas mais simples de configurar e com menor consumo energético para essa função é geralmente um NAS que já vem com funções de cloud pessoal integradas.

E um NAS é algo que me dá segurança? É verdade que os ficheiros estão armazenados localmente, mas o acesso indevido é uma possibilidade ou está seguro o suficiente?
 
Acho que nenhum sistema te dá 100% de garantias em segurança. Se calhar o mais seguro é mesmo um sistema cloud tipo dropbox ou onedrive, uma vez que estas empresas possuem equipas dedicadas só a essa questão da "segurança". Teres a tua "cloud" implica também que andes sempre atento e efetues sempre os updates, porque senão o fizeres em pouco tempo podes ter um sistema desatualizado e com brechas de segurança...
 
OwnCloud é uma boa solução. A NAS também é boa.

No entanto vais ter investir algum dinheiro e se dinheiro for problema para ti

Eu alugava um servidor na kumsufi e instalava OwnCloud (também podes instalar localmente)

Se não tiveres conhecimento, então vai pela NAS
 
Compras um mini PC "passivo", botas licença hyper v gratuita! metes uma vm com firewall gratuita tipo sophos xg home que ja traz applicance openVPN instalada :D botas uma vm com owncloud/nextcloud whatever e siga, ainda tens a vantagem de escalar serviços conforme o hardware!
 
Pessoalmente uso um raspberrypi com um disco usb externo alimentado e owncloud . nao é das soluções mais rápidas mas funciona perfeito
 
Que tipo de ficheiros? Videos, fotos texto? Estamos a falar de megas, GB, TB?

O nome cloud está na moda. Pessoalmente, para uso esporádico um qualquer pc com servidor ssh, e as portas abertas no router chega e sobra para tudo o que seja accessos a ficheiros de tamanho relativamente pequeno.

Só tens que manter o servidor de SSH actualizado e voilá ;) Um Rpi chega bem para o efeito.
 
Solução simples e barata ? Raspberry Pi com disco externo e um Nextcloud ou owncloud.
Solução simples e menos barata com possibilidade de adicionar serviços ? uma NAS, synology por exemplo.
Solução mais complexa e menos barata mas altamente escalável ? Microservidor ou PC com Nextcloud ou owncloud numa distro de servidor.

Pessoalmente tenho e utilizo a ultima solução.
 
o problema com a última é o grau de conhecimento necessário para a montar, manter e em caso de problemas, recuperar.
Sim mas isso até com uma DYI (opção 2) poderá dar dores de cabeça para quem não souber. Ou até configurar um Raspberry + NextCloud/OwnCloud (opção 1). Vai depender de todo o conhecimento. Agora sim, a terceira solução é a que dará mais dores de cabeça, sem sombra de dúvidas :D
 
Uma questão que não consegui responder procurando online, esses softwares nextcloud/owncloud usam um repositório próprio para os ficheiros ou se aceder ao linux consigo ver o que está sincronizado?
 
Boas


Mais um voto para OwnCloud ou NextCloud.

Não sei o que pretendes dizer com repositorio. A instalação que tenho do OwnCloud foi via repositório, o que torna simples a actualização.
Mas parece-me que pretendes saber se os ficheiros estão acessiveis no server em alguma directoria. A resposta directa é sim.
A segurança vai depender do teu know how e do tempo investido.

É verdade que Raspberry PI dá para OwnCloud. Eu experimentei com o RP3 e posso dizer que o desempenho é consideravelmente pior comparado com hardware dedicado x86. Depende das espectativas mas para mim, considero francamente mau. O RP4 deve melhorar porque o CPU é mais potente e a RJ45 não está limitada ao bus USB 2.0.

Cheguei a testar com um velhinho Core2Duo e o desempenho é muito bom (mas o consumo energético nem por isso).

A minha solução (que não é ideal) é um "mini pc" com um i5 de 35W, 8GB RAM e 1 HDD. Recomendaria 2 ou mais discos em Raid 1, 5 ou 10 mas infelizmente o meu HW não permite Raid. Estou a utilizar CentOS mas, se fosse montar o setup hoje, teria "arriscado" Fedora.


cump.
 
Boas


Mais um voto para OwnCloud ou NextCloud.

Não sei o que pretendes dizer com repositorio. A instalação que tenho do OwnCloud foi via repositório, o que torna simples a actualização.
Mas parece-me que pretendes saber se os ficheiros estão acessiveis no server em alguma directoria. A resposta directa é sim.
A segurança vai depender do teu know how e do tempo investido.
.

A minha dúvida era se tinha um repositório (tipo uma base de dados) para guardar os ficheiros dos utilizadores.
Pelo que dizes ao aceder ao linux terei uma pasta para cada user com os ficheiros lá dentro.

Eu vou instalar isto num i5 que tenho lá por casa com ubuntu em que tenho 3 discos em raid5 por software, deve funcionar bem.
 
A minha dúvida era se tinha um repositório (tipo uma base de dados) para guardar os ficheiros dos utilizadores.
Pelo que dizes ao aceder ao linux terei uma pasta para cada user com os ficheiros lá dentro.

Eu vou instalar isto num i5 que tenho lá por casa com ubuntu em que tenho 3 discos em raid5 por software, deve funcionar bem.
Sim, se usas dropbox ou similar, vais encontrar uma interface parecida, tens apps para devices (mobile e desktop) e tudo funciona de igual forma.
 
Boas


Há alguma confusão de conceitos.

Repositório normalmente está associado a um local de distribuição de pacotes de software e existem repositórios, tanto permitem instalar Dropbox server como o Linux sync client.

Ficheiros Locais - Sim, os ficheiros estão armazenados no servidor e divididos por directorias. Terás um directório "data" para a owncloud, entre outras coisas nessa directoria terás lá uma pasta por user com os ficheiros. O local desse directório pode ser escolhido durante a instalação.

Base de Dados - Sim, existe uma base de dados com todas as configurações e conteudo, incluindo tambem uma tabela com toda a lista de ficheiros:
MariaDB [owncloud]> describe oc_filecache;
+------------------+---------------+------+-----+---------+----------------+
| Field | Type | Null | Key | Default | Extra |
+------------------+---------------+------+-----+---------+----------------+
| fileid | bigint(20) | NO | PRI | NULL | auto_increment |
| storage | int(11) | NO | MUL | 0 | |
| path | varchar(4000) | YES | | NULL | |
| path_hash | varchar(32) | NO | | | |
| parent | bigint(20) | NO | MUL | 0 | |
| name | varchar(250) | YES | | NULL | |
| mimetype | int(11) | NO | | 0 | |
| mimepart | int(11) | NO | | 0 | |
| size | bigint(20) | NO | | 0 | |
| mtime | bigint(20) | NO | | 0 | |
| storage_mtime | bigint(20) | NO | | 0 | |
| encrypted | int(11) | NO | | 0 | |
| unencrypted_size | bigint(20) | NO | | 0 | |
| etag | varchar(40) | YES | | NULL | |
| permissions | int(11) | YES | | 0 | |
| checksum | varchar(255) | YES | | NULL | |
+------------------+---------------+------+-----+---------+----------------+

Como nota, acho que podes assumir que qualquer coisa web minimamente avançada hoje em dia (cloud storage, cloud, forums, media share, blogs, etc) usa base de dados, nem que seja por uma questão de desempenho.


cump.
 
Boas.

Aproveitando a thread que é-me também útil pois ando à procura duma solução semelhante pois dropbox tem espaço limitado:

- queria uma solução como as que aqui indicam mas que seja acessível como a dropbox, isto é, num gestor de ficheiros (file explorer do w10 por ex) do sistema operativo (w10 ou linux). Infelizmente owncloud não dá para funcionar como pretendo...há alguma sugestão?
 
Owncloud/Nextcloud tem sync client para Windows/linux com integração com o internet explorer, tal como a aplicação da dropbox, onedrive, drive, mega, etc.
 
Boas.

Aproveitando a thread que é-me também útil pois ando à procura duma solução semelhante pois dropbox tem espaço limitado:

- queria uma solução como as que aqui indicam mas que seja acessível como a dropbox, isto é, num gestor de ficheiros (file explorer do w10 por ex) do sistema operativo (w10 ou linux). Infelizmente owncloud não dá para funcionar como pretendo...há alguma sugestão?

Sempre podes correr o Script Yetishare (fazer download e disponibilizar fora da rede e descarregar e aceder fora de casa), acessivel em qualquer parte. Ou compras um servidor ou fazes no localhost.

Mas se for Localhost, Owncloud / Nextcloud da para fazer isso.

Se o que tu pretendes é sincronização, aconselho a explorares o Syncthing
 
Ano e meio depois e ainda não apliquei nenhuma solução :D
Mas agora é que vai ter de ser... regras são regras. Não posso ter ficheiros considerados sensíveis ou confidenciais armazenados online.

Começo por falar nos ficheiros, estamos a falar num total inferior a 5GB. São documentos, nada de multimédia. Os ficheiros são portanto pequenos em tamanho, e não me parece que a velocidade de transferência seja um problema.

Por enquanto trabalho em casa, e o acesso fora de casa não é uma questão. Mas o acesso de vários dispositivos é importante. E refiro-me tanto a windows, como macOS e iOS.
Considerei comprar um NAS mas ainda é um investimento grande. Para já não posso avançar para ele.

Portanto, o que tenho como hipóteses?
O que tenho em cima da mesa é:

1 - Deixar o PC ligado, com os dados guardados num disco rígido (com backup automático para um segundo disco) e partilhados na rede.
Ele já acaba por estar ligado todo o dia, só o costumo hibernar à noite e aí não preciso de aceder a ficheiros. Portanto não há mais consumo energético.

Em termos de segurança, só acedendo à minha rede doméstica é que alguém poderia ter acesso aos ficheiros?
O problema é que preciso aceder também em aparelhos iOS ou macOS e a partilha na rede já vi que não funciona lá muito bem... Então com iOS, acho que nem consigo encontrar os ficheiros
Owncloud / Nextcloud não tem servidor windows certo? Mas isto leva-nos à hipótese 2 e muito recomendada aqui

2 - Raspberry Pi com disco externo e um Nextcloud ou owncloud.
Mas a minha questão é: como garanto a integridade dos ficheiros? No PC conseguia fazer backup automático, e no caso de morrer 1 disco ainda há outro. Se apenas tenho 1 disco ligado ao Pi e ele morre... lá vai a informação toda a vida.

Quanto ao serviço em si do Owncloud / Nextcloud, há ficheiros alojados em algum outro lado além do server?
 
Back
Topo