Cloud - Prós e contras

Cfreitas

Power Member
Boas pessoal,

Queria discutir um bocado aquilo que cada um vê como vantagens e desvantagens na utilização da Cloud.

A "hype" deste tipo de opção é enorme... as empresas que disponibilizam este tipo de serviço multiplicam-se assim como os seus lucros.
Diz-se que a tendência é migrar tudo o que é sistema para este novo paradigma.

Mas não se costumam discutir temas essências para mim:
Depois de uma migração substancial de utilizadores o que impede as empresas deste tipo de serviços subir o preço e ter os assinantes na mão?
E a segurança dos dados? - Toda a gente garante que os dados armazenados estão seguros... mas temos visto que isso não é verdade quer na garantia de privacidade (caso do Prism) quer na fiabilidade dos servidores (caso do MegaUpload).

O que é que vocês acham disto?

Obrigado a todos,
Cumps
 
Penso assim:
Quando se compra um espaço logo a partida fica estipulado indirectamente, que ao fim do contracto vais fazer um novo pagamento ou desistir.
Tu sabes que a partida vais ter de pagar um preço diferente todos os anos. Mesmo que o aumento sei puros centimos.
Quanto a segurança acredito que os grandes serviços could tem bons sistemas segurança.

Na minha ideia, o que aconteceu ao megaupload pode muito bem acontecer a qualquer serviço could.
 
O que irá acontecer a médio/longo prazo, é que as empresas que usufruirem destes serviço irão ficar "reféns" das empresas onde alojam a informação, pois caso não paguem o que desejam (apesar de backups físicos na empresa), irão ficar sem nada, ora, uma empresa que tenha algum problema e queira mudar vai-se ver impedida, a não ser que consigam uma alternativa num concorrente para ter tudo configurado em paralelo, tipo cloud mas em raid, de modo a salvaguardar a coisa, senão os custos de repor o serviço novamente a funcionar, no futuro vai-se verificar a "mobilidade" de sistemas de empresas para o virtual, ao invés de ter um servidor local a correr tudo.

Vamos aguardar e verificar desenrolamentos.
 
Penso assim:
Quando se compra um espaço logo a partida fica estipulado indirectamente, que ao fim do contracto vais fazer um novo pagamento ou desistir.
Tu sabes que a partida vais ter de pagar um preço diferente todos os anos. Mesmo que o aumento sei puros centimos.
Quanto a segurança acredito que os grandes serviços could tem bons sistemas segurança.

Na minha ideia, o que aconteceu ao megaupload pode muito bem acontecer a qualquer serviço could.

O problema é esse. Imagina que uma empresa tem os dados aí depositados... é uma perda inestimável.
Será que isso compensa a eventual poupança de dinheiro?
 
Eu quando penso em cloud, penso em criar VM's com o SO que quisermos, em vez de alugar uma máquina e configurá-la, mantê-la, assegurar que os updates são instalados, etc.

Se forem ver o que o AWS ou o Azure oferecem, percebem que é mais do que armazenamento.

Vocês, (no Azure), só pagam pelo que usam e podem fazer coisas do género:
Se o tráfego ou o CPU ultrapassar os 60%, cria uma nova VM para não haver perda de qualidade no serviço.
Podem também comprar mais máquina (mais cores, RAM, etc) a qualquer altura se souberem que vão ter muito tráfego e depois
voltar atrás sem terem de comprar uma máquina que depois não vai ser mais usada, etc.

Neste cenário, isso que vocês falam não se aplica tanto, já que eu posso criar máquinas com uma instalação e usar tecnologias portáveis (linux, postgres, nosql).
bastando fazer um backup e passar para outro provedor.

Vendo por este lado, acho que é o futuro e que permite pequenas empresas gerirem vários clientes muito mais rentávelmente (não se têm que preocupar com falhas de HDD, updates, limpar o pó, deslocações, ...)
 
Se estás a falar na ótica de quem contrata este tipo de serviços, a grande vantagem a meu ver é poderes ter um serviço de grande performance a um preço relativamente baixo.

Para uma startup de base tecnológica isso representa uma potencialidade enorme, não teres que fazer um investimento brutal em infra-estrutura.


Cfreitas disse:
Mas e a fiabilidade? E a segurança? o que achas desses pontos?

Comparado com teres a tua própria solução?

As soluções de cloud computing da Amazon ou Microsoft, possuem infra-estruturas com vários níveis de redundância e tipicamente bons mecanismos de segurança, portanto esse é um problema maior na tua própria solução.

Cumprimentos
 
Eu nunca usei nenhum destes serviços, mas sei que o netflix (steming de vídeo) funciona no Azure e o Hulu acho que também.

Na parte de storage, sei que quase todos oferecem duplicação de dados a mais de 3000KM de distância um de outro caso haja um desastre natural.

Um dos armazéns do Azure fica perto donde aconteceu aquilo em NY do furação aqui à alguns meses, e não houve falhas de serviço, tendo a luz falhado nessa zona.
Ouvi isto na altura num dos vídeos da MS sobre o Azure no channel9.
 
Na prática o ideal é usar uma plataforma de cloud computing que seja aberta. Assim se algo correr mal pode-se migrar para outro provider facilmente (evitando vendor lock-in).

A nível de infraestrutura virtual o Eucalyptus ou o OpenStack são bons exemplos. A nível de plataforma tem-se o CloudFoundry e OpenShift.

O caso do CloudFoundry é especialmente interessante pois existe o CloudFoundry.org (a plataforma open source) e o CloudFoundry.com (o serviço comercial baseado na plataforma), mas depois na prática existem n outros providers que suportam a mesma plataforma. O CloudFoundry.com estava em beta e era free... mas agora a plataforma mudou para o CloudFoundry 2.0 e passou a ser pago. No meu caso não tive que me preocupar muito... foi só procurar por algum outro provider que desse uma quota de uso free e ainda usasse a versão 1.0 e mudar o deployment para lá. Neste caso mudei-me para o AppFog (https://www.appfog.com/) e funciona tudo basicamente do mesmo modo.

Por isso como vêm o ideal é usar plataformas standard e abertas em que hajam várias empresas a fornecer o serviço. Deste modo a competição entre ela desperta um aumento da qualidade e planos economicamente mais vantajosos.
 
O melhor é fazerem como eu, Windows Server 2012 essentials e servidor próprio, que ainda hoje me safou, o meu windows 8 não iniciava formatei e recuperei os dados todos :)
 
Back
Topo