Cloud storage para backups

Crow-

Power Member
Boas.

Qual o melhor serviço e cloud storage para backups?
Relação preço\fiabiliade\segurança.

Neste momento ando de olho no CrashPlan, onde o plano unlimited fica por $60/ano com unlimited storage.

O que recomendam por esta ordem de preços?

A minha ideia é ter a cloud storage como suplemente ao home NAS que vou implementar, fazendo backup dos meus ficheiros mais criticos automaticamente do NAS para a cloud.
 
Última edição:
Sinceramente depende do que entendes por backup.. Aqui no trabalho usamos a Box com uma conta 50GB que conseguimos for free
 
Vê isto:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=794105

Neste momento tenho NAS com SyncBack:

http://filehippo.com/download_syncback/

Faço backup do que tenho no pc para a NAS...se um dos dois falhar tenho o outro!

Melhor é complicado e escusas pagar 60$/ano...

Cumps

O NAS vai funcionar como share de toda a casa. Há PC's em casa velhos que não têm espaço em disco suficiente, logo o NAS será a única localização para muitos dos ficheiros (fotos por exemplo).
Um NAS não é um sistema de backup. Pode prevenir muitos problemas, mas há situações em que se 2 discos morrerem vai tudo à vida.

Inicialmente tinha pensado usar um disco externo ligado ao NAS e fazer para lá backups, mas os discos externos morrem muito facilmente.
A ideia é por um pequeno custo anual (5€ por mês) ficar completamente tranquilo porque os meus ficheiros estarão sempre seguros num datacenter.
 
Se vais por aí nunca vais ficar tranquilo .. tens o caso do MegaUpload em que milhares de pessoas usavam os serviços deles para backup e ficaram sem eles...

A probabilidade de te avariarem os dois discos (nas + disco externo) é bastante baixa, principalmente se os escolheres com cuidado (marcas com fiabilidade alta e discos que não sejam do mesmo lote [se forem do mesmo lote e nesse lote houver defeito...]).
Podes ainda fazer um NAS com RAID para estares ainda mais seguro + o backup para disco por usb. Se tiveres tudo isto ligado a uma ups com protecção de corrente já tens um sistema melhor que algumas empresas.

Mas se ainda assim achares que preferes um sistema online tens opções como o DropBox, SkyDrive, Google Drive, o Mega (manualmente apenas, ao que julgo saber)... etc

cumps e boa sorte.
 
Não vamos comprara o MegaUpload com Sydrive ou GDrive. A maioria dos users não usava o Mega para backups, mas sim para utilização dúbia.
 
Não te esqueças que estas a falar de tempos (não tão longínquos) em que este tipo de serviços não era tão conhecido, tirando precisamente o MegaUpload (o Mega já é diferente).
Não faltaram tentativas de recuperação de dados de empresas que tinham backups no MegaUpload. Eu vi algumas noticias na altura.
Além disso, o que não falta por ai é gente a usar o DropBox e o Google Drive para coisas menos licitas... mais tarde ou mais cedo também vão sofrer a sua parte.
 
O NAS vai funcionar como share de toda a casa. Há PC's em casa velhos que não têm espaço em disco suficiente, logo o NAS será a única localização para muitos dos ficheiros (fotos por exemplo).
Um NAS não é um sistema de backup. Pode prevenir muitos problemas, mas há situações em que se 2 discos morrerem vai tudo à vida.

Inicialmente tinha pensado usar um disco externo ligado ao NAS e fazer para lá backups, mas os discos externos morrem muito facilmente.
A ideia é por um pequeno custo anual (5€ por mês) ficar completamente tranquilo porque os meus ficheiros estarão sempre seguros num datacenter.

Arranja uma NAS e coloca dois discos bons com raid0...avariarem os 2 discos em simultâneo é muito azar...
Se não queres, faz o que te disse mas coloca 1 disco na NAS e outro num PC...ou seja, tens na NAS o principal (fotos) e num dos pc's o backup a ser gerado a partir da NAS...
 
Back
Topo