Clutch

Watermelon

Power Member
Pequena FAQ introdutória

Para que serve este tutorial? E que vantagens me traria se eu o seguisse?
Este tutorial serve para mostrar como instalar e configurar um cliente de torrent num Mac que pode ser controlado com um browser a partir de qualquer dispositivo que esteja ligado na rede. Ou seja, a partir do sofá com o meu iPod/laptop, posso pausar, resumir e adicionar downloads.

90068237iv7.jpg


NOTA: O cliente de torrent só pode ser instalado num Mac, apesar de poder ser acedido por PCs. Uma alternativa para Windows seria utilizar o uTorrent webUI

E que cliente é esse?
O cliente chama-se Clutch.

Mas o Clutch tem restriçõe? Não tem tantas funções como um cliente de desktop, certo?
De facto não é tão configurável como outros clientes. No entanto, tem as funções básicas: é possível definir uma Incoming TCP Port, limitar a bandwith, etc.

E funciona independentemente ou integra-se com um cliente de desktop?
Neste momento o Clutch funciona independentemente. No entanto, está prevista em futuras versões uma integração com o Transmission (aliás, a interface é muito semelhante).

E como é que ele se parece?
Assim:
20071229-c6u5x39iw4i3f661r2wmpfusas.jpg


Se tiverem sugestões para mais perguntas digam que eu adiciono!
 
Última edição:
Passo 1
Façam o download do Clutch aqui e instalem-no no vosso mac.

Passo 2
Abram o Clutch. Vai ser adicionado um ícone à vossas menubar. Abram o menu e cliquem em "Start Daemon" e "Start WebUI", de modo que fique assim:
20071230-ngwnrgbtmdcidnhw52ai255tmp.jpg


Passo 3
A seguir e ainda no menu, cliquem em Preferences.

20071230-gx1mp4j4tj8e99cp6g93ik2exb.jpg


A primeira opção "Start Clutch at Login" faz com que o Clutch arranque quando liga o mac.
A segunda "Check for updates at Startup" faz com que o Clutch procure actualizações sempre que é aberto.

A 3ª e 4ª arrancam o cliente automaticamente quando o Clutch é aberto.

Depois podem ainda escolher que porta e que URL Scheme (http ou https) querem utilizar para aceder ao Clutch.

Finalmente, podem definir uma passoword.

Passo 4
And boom! Já têm o cliente a funcionar. VBão ao menu do Clutch e clique em "Open URL".
Se quiserem mexer nas settings podem fazê-lo neste botão:
20071230-bs25jcfu3b66fgsk6eqp8249bw.jpg
.
Agora podem aceder ao cliente a partir de qualquer computador ligado à rede!
 
Última edição:
Tutorial acabado :) Tinha intenção de colocar um tut para integrar o clutch com o transmission, mas li que ainda nesta semana a nova versão do clutch vai ser lançada e já vai trazer essa função.
 
Tutorial acabado :) Tinha intenção de colocar um tut para integrar o clutch com o transmission, mas li que ainda nesta semana a nova versão do clutch vai ser lançada e já vai trazer essa função.

Parece-me tudo muito bem, mas não percebi essa parte da integração com o transmission. Vai ser possível controlar o transmission pelo webui do clutch?
 
Há outra maneira facil também para usar remotamente, que é abrir um ftp pro vosso mac e mandar pra lá os ficheiros .torrent e por o transmission a ir buscar lá os torrents automáticamente.
 
Back
Topo