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Cmik ou rgb

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por Panike, 5 de Março de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1146)

  1. Panike

    Panike Power Member

    esta aqui é uma duvida um bocado estranha,digamos que estao a fazer a tal imagem toda artistica,para o vosso portefolio online (bioshadow esta era para ti,mas estás banido)
    voces usam paleta cmik ou rgb? porque por exemplo apesar de estarem a fazer uma imagem para a internet,por qualquer motivo até podem querer imprimir e fazer um poster.
     
  2. Totoro

    Totoro Folding Member

    Para a Web é sempre RGB.

    PS: É CMYK e não Cmik

    Cumps
     
  3. Panike

    Panike Power Member


    sorry foi uma gaffe minha
     
  4. Dark Fenix

    Dark Fenix Power Member

    Se tiveres a fazer isso, em CMYK, se vais utilizar na web, NUNCA vais ver as cores reais, pois o que tu estás a ver, é RGB...

    portanto, se estás a fazer com o objectivo de imprimir, trabalha SEMPRE desde inicio em CMYK e grava as cenas em TIFF, se estás a fazer para a web, e dp te lembras de imprimir, entao trabalha em RGB, e dp usas o photoshop para mudar o colormode para CMYK e grava em TIFF...

    ja agora, quando usares CMYK, e usares preto, nao uses C0 M0 Y0 K100, mas sim C100 M100 Y100 K100
     
    Última edição: 6 de Março de 2009
  5. Panike

    Panike Power Member


    sim eu disso sei,só estava mesmo a falar é que ás vezes surge a dúvida se vamos fazer uma imagem para o nosso portefolio digital e se por ventura quisermos imprimi-lo,porque apesar de estares sempre a ver em rgb ao imprimires as cores nunca serao as mesmas
     
  6. metralha761

    metralha761 1st Folding then Sex

    Acho que as impressoras caseiras, digamos antes os drivers, estão mais preparados para o RGB. depois também pode haver o problema de calibração dos monitores, funcionam em RGB.

    Não sei ate que ponto tem vantagem trabalhar em CMYK no mundo domestico, onde está tudo preparado po RGB. Inclusive pode haver desvantagem em trabalhar em CMYK.
     
  7. Dark Fenix

    Dark Fenix Power Member

    Eu falo no meu caso, quando trabalho PRINT, e ja é a 2ª marca que trabalho, faço sempre em CMYK, e vou imprimir sempre no mesmo sitio, com os meus PDF, e sei que fica sempre como kero...

    é por essas questões, que se devem fazer provas de cor...

    mas isso é um assunto pertinente... LOL e tem pano para mangas...
     
  8. Cartman

    Cartman Power Member

    Se o teu trabalho tiver muito texto/itens a preto, não uses a técnica de 100% em todas as cores. Isto se fores imprimir numa gráfica, porque apesar de te dar um preto brilhante, depois para acertar na máquina é do cacete.

    Agora se fores imprimir num centro de cópias, então não há problema.
     
  9. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Depende do tipo de papel que uses, mas convém sempre usar o preto do CMYK e nunca a mistura das quatro cores porque por exemplo em tipografia pequena a preto podes correr o risco de ficares com uma mancha de cor.
     
  10. Dark Fenix

    Dark Fenix Power Member

    Estamos sempre a aprender... lol

    eu o ultimo trabalho que imprimi, era um livro, e usei Preto 100% em todas as letras, e ficou nice, mas foi impresso num centro de copias...

    só disse aquilo, pela expriencia que tenho atençao, n quero dar como verdade absoluta, nem vou dizer que eu é que tou certo...
     
  11. Cartman

    Cartman Power Member

    Pois, é como o 3dhouse disse, depois tens o risco de aparece as outras côres, porque para acertar tudo perfeitinho é complicado.

    Dark, quando é num centro de cópias, não há problema nenhuma, até é boa ideia colocares o preto a 100% em todas as côres, sempre dá um preto mais brilhante.
     
  12. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    ;) Por exemplo trabalho numa revista que é impressa em papel de jornal, com pouca gramagem e o pessoal da imprensa avisou-me desde o primeiro dia para não fazer isso e para ter atenção à percentagem das cores no total. Não deve ultrapassar os 300% para evitar o problema do papel absorver demasiado a tinta.
     
  13. Freeza

    Freeza Power Member

    pah nao faças isto, vais ter excesso de tinta, e alem do mais estas a quadriplicar a possibilidade de dar asneira em caso de falhas de registro, depende bue do papel mas o ideal é nao passares dos 300% em total de tinta. O mais usado é 50,0,0,100 da-te um preto mais rico com reflexos azul. Tb ha quem use 20,20,20,100 depende do tipo de preto que queiras, eu para o all purpose uso 50,0,0,100.

    Edit: so agora vi o post do 3dhouse
     
  14. Dark Fenix

    Dark Fenix Power Member


    sim realmente comparando os 2, o 100% ficou bastante melhor, mas atenção, no centro de copias... e estas coisas, sempre foram lá, e vão continuar a ser...
     

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