CMOS...checksum error

hellaxe

Power Member
Pois é de há 3 ou 4 dias para cá que o meu pc tem andado estranho, por vezes a ligar ou a fazer restarts simplesmente não arranca. Fica com p led dos discos aceso depois de testar os drives de dvd.
Há pouco tinha o gajo desligado e quando liguei apareceu isto:
Código:
CMOS...checksum error
As reticencias são por mais qq coisa que não apontei. Depois disse que ía repor os valores de origem; o CMOS.

O que posso esperar? A morte anunciada da board?
Parece-me que sim...........:'(
 
Isso é um problema de bios...
Ou foi um virus que te estragou a bios ou foi um flash mal feito.
Como tens uma board da asus, essas boards permitem o reflash da bios quando esta esta corrupta.
Aconselho uma leitura ao manual da board para saberes o que tens de fazer para recuperares a bios.
Senao conseguires diz qualquer coisa que a nós ajudamos-te.
A tua sorte é que essa bard da para recuperar com um reflash, a nao ser claro que chip da bios se tenha estrgado ( o que eu duvido).
Abraço

PS: Pode ser também um problema a nover de overclock, tens isso em overclock?
Se sim, isso pode ser uma causa desse problema.
 
Está em default.

O estranho é que não faz sempre. Ontem à noite depois de tirar um módulo de mems e ter desligado uma das noiseblocker para verificar se seria da mem ou da sobrecarga das fans (tenho só 2) e não consegui que arrancasse.

Hoje de manhã foi à primeira. Em principio desconfio da board mas o processador também pode estar em causa?

É que a imagem para o monitor não chega a aparecer........
 
é provável que a board esteja a querer morrer....
mas entretanto, tenta duas coisas:

1º mudar a pilha da cmos

2º fazer um novo flash à bios.
 
[BoB]Marley disse:
é provável que a board esteja a querer morrer....
mas entretanto, tenta duas coisas:

1º mudar a pilha da cmos

2º fazer um novo flash à bios.

BoB para quê re-flashar a BIOS??? Não estou a entender a vantagem disso?
 
hellaxe disse:
BoB para quê re-flashar a BIOS??? Não estou a entender a vantagem disso?

a bios pode por alguma razão desconhecida, ter ficado danificada/corrumpida... sempre achei as bios das asus um pouco intolerantes com cortes de corrente, etc.

mas já agora experimenta... não perdes nada :P


(tou com o feeling que seja disso...)
 
Não acredito que seja da pilha, pq normalmente os sintomas são outros.
Vou fazer o re-flash se não resultar só me resta experimentar com outro processador e se ficar na mesma esperar que a board morra.
Depois disso tou lixado........
Boards Soket A não abundam...... logo se vê....
 
Então quais são os sintomas quando é a pilha gasta?
Se fosse a ti trocava a pilha...pode ser disso e uma pilha é baratinha..
 
Pelos vistos o problema é proveniente da CMOS, esta é uma memória que guarda as defenições do utilizador em relação à BIOS e a própria BIOS com defenições de fábrica, ora bem, se o erro vem dai, podes problema relacionados directamente com ela, não poderemos dizer que a board esteja a morrer, mas também não podemos descartar, tal como descartar outros problemas de hardware, mas uma coisa é quase certa, a board é que provoca este problema.

Se o problema é da CMOS o que se pode tentar é:

Fazer um flash ou re-flash, colocando uma versão mais recente da BIOS (Já agora), e verificar se isso resolve.
Mudar de Pilha, poderá ser problema dela.
Poderá também ser problema da própria Memória (CMOS), ou seja, ela estár a dar o berro. Talvez se consiga arranjar essa memória e substituir, mas não sei que quantia gastarias.

Isto é o que eu deduzo, posso estár errado em algumas coisas, simplesmente corrijam-me
 
Última edição:
trankz disse:
Então quais são os sintomas quando é a pilha gasta?
Se fosse a ti trocava a pilha...pode ser disso e uma pilha é baratinha..

Quando isto acontece a BIOS não guarda os valores que colocas após desligares o pc. Quando arranca aparece um aviso e manda para o setup da bios com os valores por defeito.
 
Ok, mas esse aviso k falas não é o mm k dizes no post? CMOS...checksum error? defaults loaded?
Tive a investigar e até pela falta de pilha diferentes bios têm diferentes sintomas.
 
trankz disse:
Ok, mas esse aviso k falas não é o mm k dizes no post? CMOS...checksum error? defaults loaded?
Tive a investigar e até pela falta de pilha diferentes bios têm diferentes sintomas.
Vou experimentar. Não perco nada.
Depois de ter feito o re-flash da bios ele reiniciou automaticamente (???). Não o deveria ter feito.
Depois de 6 tentativas não arrancou. Ou seja ficou na mesma.
Depois lá arrancou mas como se fosse um 1800+.
Entrei no Setup e alterei o que tinha de alterar.
Agora não arranca outra vez.

Estas "avarias" são mesmo lixadas ora coisa ora não coisa. DASSSS

Edit: Agora arrancou. O que me parece que acontece: desliguei o cabo da corrente pressionei o botão de start para libertar os condensadores de possivel carga e agora arrancou. Mas isto nem sempre acontece.
 
Última edição:
Até pode ser algum erro que está a ocorrer e fica em memória. Testa bem isso relativamente ao descarregar dos condensadores. Verifica se ele com esse procedimento arranca sempre.
 
Tenho uma board que quando meti (por duas vezes) um valor de fsb de 130 (origem é 100) ficava com checksum error também. Ligava o pc e nao dava imagem nem nada no ecra mas aparentemente tudo trabalhava. Bem....resolvi o problema, com o pc ligado, carregar no reset por varias vezes e depois apareceu-me "checksum error. please insert system disk". Meti uma diskette de arranque do windows 98 e depois uma diskette com a bios (tal como me dizia o site da board para flashar) e até hoje ainda trabalha.

Exprimenta. Nao perdes nada por isso.
 
Última edição:
Isso do checksum error só deu uma vez.
Comprei uma pilha nova.

Amanha vou desmontar tudo e limpar o pó e depois monto tudo novamente. Se continuar vou ter de arranjar por aqui uma board pq novas não há.

Ou então tenho de fazer um upgrade coisa que agora não dava jeito >(
 
Isso pode ser das mems,tive umas vx que quando começaram a morrer depois de desligar e voltar a ligar o pc dava esse erro,testa uma dimm de ccada vez,experimenta aumentar um pouco de nada a voltagem das mems e ve as latencias.
 
Acabei de resolver isto.:001:

E o que era??????? perguntam vocês...........

Era o *** do modem pci que já andava meio marado e lixava o telefone e agora deve ter ido de vez com o caraças. Agora fico sem Fax; boa bosta.
Mas antes sem fax do que sem board:x2: :x2:

Obrigado a todos
 
hellaxe disse:
Acabei de resolver isto.:001:

E o que era??????? perguntam vocês...........

Era o *** do modem pci que já andava meio marado e lixava o telefone e agora deve ter ido de vez com o caraças. Agora fico sem Fax; boa bosta.
Mas antes sem fax do que sem board:x2: :x2:

Obrigado a todos

xiii que cena mais marada...

já tinha apanhado alguns problemas que tinham a ver com o modem, mas não tinham esse sintoma... ou seja, o principal sintoma era o computador ligar, mas não dar qualquer sinal de video nem apitos.
 
[BoB]Marley disse:
xiii que cena mais marada...

já tinha apanhado alguns problemas que tinham a ver com o modem, mas não tinham esse sintoma... ou seja, o principal sintoma era o computador ligar, mas não dar qualquer sinal de video nem apitos.

Aqui acontecia mais ou menos isso. Ligava, testava os ide mas não passava daí e o era quase sempre mas nem sempre. Talvez fosse derivado do aquecimento do modem se é que tinha algum.

Já me estava a preparar para desmontar tudo e remontar mas tive uma luz que me iluminou:x2:
 
Back
Topo