CMOS Problem

kold_Zero

Power Member
Olá.

É assim estou á já uns tempos com um problema na minha board que se tem tornado bastante irritante..Não percebo mto do assunto de qq forma vim aqui ver se alguem me dá umas dicas como solucionar o caso

O que se passa é o seguinte. sempre que desligo o meu computador qnd quero voltar a ligalo tenho que tirar a pilha do CMOS. Qnd o ligo... ele n vai ligar fica o ecra preto os leitores de Cd's a piscar e os leds de power e disco acesos.. tenho que o desligat.. tirar e meter a pilha e ja arranca

Já experimentei de tudo, mudei a pilha - já experimentei ter o pc ligado sem a pilha.. e well foi só isso..

Está a tornar-se irritante smp que chego a casa e quero ligar o pc ter que me ajoelhar abrir a caixa.. tirar a pilha e metela de novo.. :S

Que se passa com o meu pc? não estou a fazer qq tipo de OC.. cheira-me que o pc está a dar as ultimas.. já é um pouco antigo um amd64 3200+ e a board é uma dfi lanparty nf3 uma coisa assim...

Algum tipo de ajuda?

Abraços
 
Última edição:
boas!

cheira-me a fonte de alimentação...não da para pedires uma emprestada para testar?

mete ai a config completa do teu PC...pode ser de outra coisa!

cumps
 
Como disse n percebo mto disso, mas tiro a pilha e meto de novo e já funciona.. hmm será fonte de alimentação?

É um

Amd64 3200+
LANPARTY UT nF3 ULTRA-D
Nvidia 6600gt
A fonte é uma Ocz de 450 ou 550 w not sure
1g de ram normal
e pronto discos etc

Pensei em fazer update á bios.. mas com isto neste estado estou seriamente reticente de que ajudará em alguma coisa.. o mais provavel é n ligar mais.. :S
 
Última edição:
Como disse n percebo mto disso, mas tiro a pilha e meto de novo e já funciona.. hmm será fonte de alimentação?

É um

Amd64 3200+
Dfi Lanparty Nf3 250
Nvidia 6600gt
A fonte é uma Ocz de 450 ou 550 w not sure
1g de ram normal
e pronto discos etc

Pensei em fazer update á bios.. mas com isto neste estado estou seriamente reticente de que ajudará em alguma coisa.. o mais provavel é n ligar mais.. :S
boas!

falta de potencia por parte da fonte não é! pode é estar marada!

testar componente a componente era o ideal.

cumps
 
Agradeço a ajuda, abri o pc estive a espreitar e sinceramente n encontrei nenhum condesador nesse estado.

Tb o meu pc para ligar BASTA tirar e meter a pilha do Cmos e ja funciona a 100%.. mto estranho..

Axam que devia arriscar o update á bios?

Abraços
 
boas.
quando voltares a tirar a pilha , a seguir entra na bios e faz F9 ( load defaults ) seguido de F10 ( save and exit )
se o problema continuar actualiza a bios.

cumps.
 
rustyballzz tem razão.

A fonte n deve ter nada a ver com isso.. pois se ele arranca depois de tirares a pilha é alguma informação que a BIOS tem guardada incorrecta e está a gerar conflitos..
 
rustyballzz tem razão.

A fonte n deve ter nada a ver com isso.. pois se ele arranca depois de tirares a pilha é alguma informação que a BIOS tem guardada incorrecta e está a gerar conflitos..

Ao arrancar a pilha e meter novamente estás a fazer reset ao cmos.
Eu tenho um problema desses no meu P3.

Ele liga, mas só trabalha correctamente quando eu desligo o cabo cá atrás na fonte, e volto a ligar.

Já mudei fontes, e actualizei a BIOS, mas o problema persiste...
 
Ora nem mais finalmente ontem antes de ir dormir desliguei o pc e agora ao chegar do trabalho voltei a ligalos.

Como smp n ligou tive que fazer o "ritual" tirar e meter pilha e já está

Fui á bios fiz o reset para default fiz o f10 para guardar e qnd reiniciei.. hmm simplesmente n reiniciou e la tive eu que me ajoelhar de novo tirar pilha meter e aki estou eu

bem axo que vou tentar actualizar a bios, mas n agora, logo ao final da noite, pq preciso do pc esta noite e nem me quero arriscar a ficar sem ele

De qq forma n sei o que vai acontecer espero que funcione.. o meu receio é que penso ja ter a bios mais recente para esta board.. posso actualizar para a mesma? :S

vou ter que procurar ainda.. a ver se funciona

Eu ja me dava por contente se so tivesse que tirar o cabo de alimentaçao e meter de novo :P

Agora a pilha.. geez..

Abraços
 
Ora nem mais finalmente ontem antes de ir dormir desliguei o pc e agora ao chegar do trabalho voltei a ligalos.

Como smp n ligou tive que fazer o "ritual" tirar e meter pilha e já está

Fui á bios fiz o reset para default fiz o f10 para guardar e qnd reiniciei.. hmm simplesmente n reiniciou e la tive eu que me ajoelhar de novo tirar pilha meter e aki estou eu

bem axo que vou tentar actualizar a bios, mas n agora, logo ao final da noite, pq preciso do pc esta noite e nem me quero arriscar a ficar sem ele

De qq forma n sei o que vai acontecer espero que funcione.. o meu receio é que penso ja ter a bios mais recente para esta board.. posso actualizar para a mesma? :S

vou ter que procurar ainda.. a ver se funciona

Eu ja me dava por contente se so tivesse que tirar o cabo de alimentaçao e meter de novo :P

Agora a pilha.. geez..

Abraços

se tirares a pilha mesmo devia tb de funcionar.. pois assim ela nunca guarda info do hardware existente... tenta desligar o pc sem a pilha e passado um tempo ligá-lo de novo..

raio dessa board tá-se a passar! em ultimo caso em vez de tirares a pilha tiras peça a peça.. discos, drives, módulos de mem.. a ver se é daí..
 
já tentei.. sem pilha n liga mesmo..

Axo que está mesmo a dar as ultimas

Vou tentar logo update á bios. se n der qnd tiver tempo terei que testar componente a componente :S
 
Aqui?

2ia7ekn.jpg


Não, n tem jumper nenhum
 
Viva por cima do Chip mesmo n tem nenhum sitio onde levar jumpers

tem é um pouco ao lado isto

nmburq.jpg


quem olha para a foto na sequencia amarela de baixo é onde se ligam os cabos da caixa para por os botoes a funcionar... na sequencia de cima n tem nada..

mais sitios onde leve jumpers n tou a ver.

Ty pelo tempo disponibilizado
 
Viva.

Bios updated, o problema persiste...

Enfim. não estou a ver solução :S

Já tentei ligar e desligar o cabo apenas e n liga.. quer dizer liga mas n sai do ecra preto.. a unica forma de ligar o pc é tirar a pilha e meter de novo ou seja resetando a bios...

i wonder se n há nenhum jumper ou wtv que possa por na board para ele resetar a bios automaticamente qnd ligo o pc :S

Já estou meio desesperado.. enfim.. n é o fim do mundo mas cansa ter que estar com este ritual de tirar e meter pilha todos os dias..

Abraços
 
Back
Topo