CNC é dificil ?

hupavigo

Power Member
Tenho visto que há muita procura para programadores de CNC .

Sei que é diferente mas, uma pessoa que teve alguma facilidade em aprender c++, SQL e Java, terá dificuldade em aprender CNC ?
 
Tenho visto que há muita procura para programadores de CNC .

Sei que é diferente mas, uma pessoa que teve alguma facilidade em aprender c++, SQL e Java, terá dificuldade em aprender CNC ?
A linguagem ISO ou linguagem G, terás de fixar e saber as funções que são cerca de 150, mas acabas por usar sempre mais umas 40-50. Depois terás de ter noções de mecânica e da cinemática da maquina para determinar como começar e acabar a peça da forma mais rápida e rentável. Em resumo para quem conhece várias linguagens de programação é uma tarefa fácil desde que queira e depois é perceber a lógica da mecanização.
 
O ponto importante é a lógica de como fazer uma peça. A linguagem em si e simples más atenção que existem várias linguagens de CNC (ISO, fanuc, ETC)e a linguagem depende na marca da máquina.
 
boas

1) sabes o que um programador CNC?
CNC = Comando numérico computadorizado

Pelo texto nao sabes ou nao fazes ideia? Não é programar para fazer software ou sites.... é programar uma maquina industrial para produzir peças.. por exemplo o tampo de uma mesa rectangular,


https://pt.wikipedia.org/wiki/Comando_numérico_computadorizado

1) sabes ler português ?
Sei que é diferente = Tenho consciência da diferença

Pelo texto não sabes ou não fazes ideia? Português é uma língua que deriva do latim e é falada em Portugal e nos PALOPs .

https://www.priberam.pt/dlpo/diferente
 
Sei que é diferente = Tenho consciência da diferença

sabes que é diferente, mas é como se tivesses a perguntar se carpintaria é difícil de aprender se tiveste facilidade em aprender a ser mecânico automóvel, não têm nada a haver.

Eu dei lições de CNC e penso que é mais fácil meter alguém que faça desenhos 3D a programar uma maquina do que alguém que que saiba programar em alto nivel.
 
sabes que é diferente, mas é como se tivesses a perguntar se carpintaria é difícil de aprender se tiveste facilidade em aprender a ser mecânico automóvel, não têm nada a haver.

Eu dei lições de CNC e penso que é mais fácil meter alguém que faça desenhos 3D a programar uma maquina do que alguém que que saiba programar em alto nivel.

Estás a ver como percebeste ?
Por ter consciência que é diferente é que perguntei a quem soubesse e tu acabaste de me responder realmente á minha dúvida .
Obrigado.
 
muito pelo contrario, a tua "comparação" é tão descabida que parece mesmo que não sabias que a diferença ou o que realmente é CNC.

seja como for se estas esclarecido, ok.
 
se sabes que é diferente, porque raio fizeste uma comparação daquelas?


Como as minhas palavras não estão sendo compreendidas , aqui vai em algoritmês :

Não tenho consciência que é diferente = NÃO TENHO A NECESSIDADE DE PERGUNTAR

Tenho consciência que é diferente e sei como é essa diferença = NÃO TENHO A NECESSIDADE DE PERGUNTAR

Tenho consciência que é diferente MAS NÃO SEI qual a diferença = TENHO NECESSIDADE DE PERGUNTAR
 
1)
Sei que é diferente = Tenho consciência da diferença

posso estar enganado, mas dizer "Tenho consciência da diferença" significa que sabes qual é a diferença.

agora escreveste "Tenho consciência que é diferente MAS NÃO SEI qual a diferença" isso nunca escreveste, e como tal induziste a malta em erro. Certamente que se tivesses escrito logo isso a malta dizia logo que não têm nada haver e já tínhamos o assunto arrumado.

Efectivamente, o português é tramado :lol:
 
posso estar enganado, mas dizer "Tenho consciência da diferença" significa que sabes qual é a diferença.

agora escreveste "Tenho consciência que é diferente MAS NÃO SEI qual a diferença" isso nunca escreveste, e como tal induziste a malta em erro. Certamente que se tivesses escrito logo isso a malta dizia logo que não têm nada haver e já tínhamos o assunto arrumado.

Efectivamente, o português é tramado :lol:

giphy.gif
 
ola, eu trabalho com cnc s a 11 anos na área do mobilario, e vou deixar aqui a minha opinião, antes de pensares em ser programador, devias começar como operador de cnc, para começares a ter uma noção de como se maquina pecas, as fresas que existem, onde se pode meter velocidade onde deve ser de andar devagar, para o produto final sair com qualidade. Depois de teres alguma experiencia ai sim, pensares em ser programador.Ser programador de cnc vai depender muito de como a firma para onde entrares esteja a trabalhar, se for uma firma só com uma cnc muito provavelmente programaras na cnc directamente a maioria das vezes,depois depende da maquina em si as que eu conheço sao a homag que usa o woodwop, scm e morbidelli podem usar o xilog ou as mais recentes o maestro, mas se for uma firma com varias cnc s deve ter um gabinete técnico alguém a fazer Desenhos de que os clientes pedirem e tu só precisas de aplicar as fresagem em cada componente, com o alphacam.
 
Boas. Não se este é o local apropriado para esta pergunta, mas aqui vai. Alguém me poderia dizer como está o mercado de trabalho para técnicos de instalação de maquinas CNC de 3 e 5 eixos. Faço esta pergunta pois actualmente resido no Reino Unido e faço este tipo de trabalho e estou pensando em voltar para Portugal. Toda a informação será util. Obrigado
 
ola, eu trabalho com cnc s a 11 anos na área do mobilario, e vou deixar aqui a minha opinião, antes de pensares em ser programador, devias começar como operador de cnc, para começares a ter uma noção de como se maquina pecas, as fresas que existem, onde se pode meter velocidade onde deve ser de andar devagar, para o produto final sair com qualidade. Depois de teres alguma experiencia ai sim, pensares em ser programador.Ser programador de cnc vai depender muito de como a firma para onde entrares esteja a trabalhar, se for uma firma só com uma cnc muito provavelmente programaras na cnc directamente a maioria das vezes,depois depende da maquina em si as que eu conheço sao a homag que usa o woodwop, scm e morbidelli podem usar o xilog ou as mais recentes o maestro, mas se for uma firma com varias cnc s deve ter um gabinete técnico alguém a fazer Desenhos de que os clientes pedirem e tu só precisas de aplicar as fresagem em cada componente, com o alphacam.


Boa noite, falaste em:
"onde se pode meter velocidade onde deve ser de andar devagar, para o produto final sair com qualidade" e eu pergunto se tens alguns dados sobre as velocidades de deslocação das ferramentas de acordo como material a trabalhar.
 
Back
Topo