Cobertura 4G dos principais ISPs

Olá pessoal,

Venho pedir algum esclarecimento sobre o 4G..

estou a pensar aderir ao 4G mas não sei qual tem mais cobertura e velocidades..

estava mais inclinado para a vodafone k5005 , por haver melhor compatibilidade em
sistemas linux e pk meo/tmn a MF820d dizem k aquece um bocado em 4G.

sabem qual a cobertura de net dos principais operadores neste momento?
Têm já todos cobertura nas capitais de distrito?

E que velocidades se consegue em zonas rurais se é que existe isso..lol

As pen's 4G conseguem ligar-se a uma antena externa wireless para aumentar o alcance
de sinal, para melhorar as velocidades?

Desde já obrigado por este tempo de antena
icon7.png
 
O TMN é a que tem maior cobertura 4G, usando para isso a faixa dos 800Mhz, não permite muita velocidade, mas aumenta bastante a cobertura.
 
os 800Mhz permitem ate que velocidade?
Até 75Mbps no total (mas é virtualmente impossivel ter essa valor).
O formulário da tmn (distrito/concelho/freguesia) já informa se a cobertura é 150 Mbps ou 75 Mbps.

Os operadores parecem preferir que as pessoas assinem contratos, levem o equipamento para casa e mais tarde cancelem e devolvam, do que mostrar um mapa de portugal com a cobertura, em vez de formulários...
 
night_sign esse teste que fizeste é em Lisboa ou muito próximo a algum emissor não ?

Mas parecia-me que a vodafone tinha uma gama de frequências também nos 800Mhz..

Hmm..e essas velocidades será que vão existir quando o 4G chegar às freguesias do alentejo profundo?:confused:

E sobre a possibilidade de se utilizar uma antena externa ligada à pen para captar melhor o sinal?

Obrigado pelas respostas!
 
Última edição:
night_sign esse teste que fizeste é em Lisboa ou muito próximo a algum emissor não ?

Mas parecia-me que a vodafone tinha uma gama de frequências também nos 800Mhz..

Hmm..e essas velocidades será que vão existir quando o 4G chegar às freguesias do alentejo profundo?:confused:

E sobre a possibilidade de se utilizar uma antena externa ligada à pen para captar melhor o sinal?

Obrigado pelas respostas!

É na vila onde moro, 400 a 500 Metros da antena.
 
[O_o];9653208 disse:
Julgo que exista uma tabela no site da ANACOM com as respectivas frequências usadas por cada operador.
Eu pelo menos já vi um pdf desses :)

Obrigado ;)

Vou procurar melhor, antes não existia um mapa on-line com as coberturas?

Eu lembro-me de usar um site mas já não me lembro bem :/
 
Todas as Operadoras têm a faixa dos 800Mhz e dos 2600Mhz, e a vodafone tem tambem a faixa dos 900Mhz.

Acho que vou comprar isto :D o que acham?

http://www.*****.pt/antena_4g-3g-gsm...0__A741031.htm depois ligo directamente a pen 4G quando a comprar lol

Gosto dessa antena, um amigo meu tem uma igual que está apontada para a antena da Vodafone.
 
Os 3 operadores usam as frequências 2600 para centros urbanos, 800 para rural e 1800 para indoor.

A melhor/maior cobertura é de longe a da TMN.

Com 2600 MHz usa-se largura de banda de 20 MHz que permite até 150 Mbps DL mas o equipamento que vendem é classe 3 e apenas permite no máximo 100 Mbps. Com 800 MHz usa-se largura de banda de 10 MHz que quer dizer metade dos valores que falei anteriormente.

Até prai 5Km de uma antena de 800 MHz consegues ter cobertura capaz, obviamente quanto mais próximo estiveres da antena melhor :).

Realmente é pena não haver 1 mapa da cobertura dos operadores! Mas isto como está constantemente a mudar é natural eles não disponibilizarem um mapa, se não tinham de o atualizar a cada hora e basicamente estavam a dar garantias que ng quer dar :P

Tenta comprar uma que te permita experimentar e depois devolver se nao tiver boa cobertura!
 
Os 3 operadores usam as frequências 2600 para centros urbanos, 800 para rural e 1800 para indoor.

A melhor/maior cobertura é de longe a da TMN.

Com 2600 MHz usa-se largura de banda de 20 MHz que permite até 150 Mbps DL mas o equipamento que vendem é classe 3 e apenas permite no máximo 100 Mbps. Com 800 MHz usa-se largura de banda de 10 MHz que quer dizer metade dos valores que falei anteriormente.

Até prai 5Km de uma antena de 800 MHz consegues ter cobertura capaz, obviamente quanto mais próximo estiveres da antena melhor :).

Realmente é pena não haver 1 mapa da cobertura dos operadores! Mas isto como está constantemente a mudar é natural eles não disponibilizarem um mapa, se não tinham de o atualizar a cada hora e basicamente estavam a dar garantias que ng quer dar :P

Tenta comprar uma que te permita experimentar e depois devolver se nao tiver boa cobertura!

Obrigado pela explicação das frequências :)

Sendo assim acho que vou aderir ao 4G quando vir que a antena mais perto de mim tiver 4G ;) e se precisar compro uma antena exterior que ajuda a captar mais sinal :)
 
Até 75Mbps no total (mas é virtualmente impossivel ter essa valor).
O formulário da tmn (distrito/concelho/freguesia) já informa se a cobertura é 150 Mbps ou 75 Mbps.

Os operadores parecem preferir que as pessoas assinem contratos, levem o equipamento para casa e mais tarde cancelem e devolvam, do que mostrar um mapa de portugal com a cobertura, em vez de formulários...

Concordo plenamente. É ridícula esta postura das operadoras. Mas como sempre agem em conluio e nenhuma divulga nadinha para que os clientes nã saibam qual deles é melhor numa dada zona e não exista assim uma verdadeira concorrencia entre os 3.
Quando descobrirem um mapa com a cobertura por favor postem aqui :)
 
Última edição:
Concordo plenamente. É ridícula esta postura das operadoras. Mas como sempre agem em conluio e nenhuma divulga nadinha para que os clientes saibam qual é melhor numa dada zona e não exista uma verdadeira concorrencia.
Quando descobrirem um mapa com a cobertura por favor postem aqui :)

Eu já usei um que me serviu para escolher quando estava a estudar na covilha, mas já não o encontro on-line... porque será? :/

Eu na minha área tenho melhor cobertura da TMN, mas vou ter de instalar uma antena para ter melhor cobertura... porque para ter boa rede tenho de estar mesmo ao pé da janela do quarto...
 
Back
Topo