Fibra Óptica Cobertura de redes de alta velocidade fixa

Qual a cobertura da freguesia onde resides?

  • <= 1%

    Votes: 20 25,6%
  • 1% a 25%

    Votes: 6 7,7%
  • 25% a 50%

    Votes: 3 3,8%
  • > 50%

    Votes: 49 62,8%

  • Total voters
    78

viperbruno

Suspenso
A ANACOM disponibiliza para consulta a lista de freguesias com acesso e cobertura de redes de alta velocidade fixas1.

Esta informação permite ao utilizador saber se uma determinada freguesia tem cobertura de redes de alta velocidade fixas e qual o nível de cobertura deste serviço nesse local. Na elaboração desta lista foram utilizados aos seguintes dados:

  • número de alojamentos cablados, em 30 de setembro de 2018 (dados remetidos pelos operadores2);
  • número de alojamentos familiares clássicos, por freguesia (INE, Censos 2011);
  • informação sobre freguesias da Direção-Geral do Território - Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP) 2014.
A atualização desta informação será realizada à medida que os operadores remetam à ANACOM novos dados.

Notas

 
Adoro como a freguesia onde vivo tem como cobertura mais de 50%, mas na realidade, tal não acontece. Talvez 30%, se tanto.
Aliás, todas as freguesias do concelho estão com os valores claramente inflacionados!

Agora sim, tenho ainda menos esperança de alguma vez haver aqui expansão. Como para eles está supostamente satisfatório (>50%) é ignorar.
 
custava muito a ANACON disponibilizar os dados de forma mais interativa?
um gráfico de Portugal (tipo o das eleições) com a disponibilidade da informação por freguesia/conselho e com a penetração de cada operadora nesse local? tipo 60% MEO 25%vodafone/nos etc.
 
Para que é que serve a pool mesmo?

Para entender a realidade de quem anda neste sub-forum, e assim perceber um pouco mais o país real que também tem pessoal entusiasta por tecnologias/redes mas não tem acesso à alta velocidade.

Se fosse o criador do tópico "redes de nova geração" também faria outra votação, neste caso a perguntar se vive num concelho alvo e tem cobertura ou não das RNG. As três votações (incluído a do tópico "mapa de cobertura") podem melhorar a percepção da realidade com que os users estão confrontados.
 
"correlação não implica causalidade" Não é por viver no "fim do mundo" onde mais vale apanhar 4G de espanha que que sou mais ou menos entusiasta, alias, se tiver 0 solução de alta velocidade e optar por 4g espanhol, mais provavel é ser...

Voto na mesma, mas nao vejo a utilidade da pool, ja a informação dos links é util.
 
A minha freguesia aparece na lista dos > 50%
Mas tem muito mais que isso. Aliás, dá-me a sensação que fibraram a freguesia toda, excepto a minha rua deixando ~10 casas sem cobertura.

Tenho Vodafone a 100 metros há mais de 2 anos..
Meo e NOS a 5km

Aqui nem faria sentido votar na pool. Apesar da freguesia ter uma alta taxa de cobertura, eu continuo sem direito a esta tecnologia.
 
Uma coisa é certa, a percentagem é feita por quantidade de habitações e não quantidade de território coberto, por ex na freguesia de Algoz e Tunes, tem taxa superior a 50%, no entanto, só a vila mesmo é que tem fibra, a parte exterior da vila que a nível de território representa menos clientes, mas, mais terreno, não tem fibra. A vila de Armação de Pêra, aparece com cobertura superior a 50%, no entanto não existe FO em Armação de Pêra, começou agora a ser instalada em alguns edifícios. Não me parece fiável o ficheiro.
 
Uma coisa é certa, a percentagem é feita por quantidade de habitações e não quantidade de território coberto, por ex na freguesia de Algoz e Tunes, tem taxa superior a 50%, no entanto, só a vila mesmo é que tem fibra, a parte exterior da vila que a nível de território representa menos clientes, mas, mais terreno, não tem fibra. A vila de Armação de Pêra, aparece com cobertura superior a 50%, no entanto não existe FO em Armação de Pêra, começou agora a ser instalada em alguns edifícios. Não me parece fiável o ficheiro.

Mas Armação de Pera não tem DOCSIS?
 
Este levantamento por parte da ANACOM só veio revelar um facto já por mim conhecido, ou seja, a minha freguesia ter menos de 1% de cobertura de redes de alta velocidade. :004::facepalm:
 
A Altice já disse várias vezes que a meta é atingir os 5.3 milhões de casas com FTTH até 2020, agora eu queria era saber quantas casas há em Portugal. Alguém tem acesso a essa informação?
 
A Altice já disse várias vezes que a meta é atingir os 5.3 milhões de casas com FTTH até 2020, agora eu queria era saber quantas casas há em Portugal. Alguém tem acesso a essa informação?

Supostamente esse número corresponde a 90% das casas em Portugal. O melhor sítio para obter números é a Pordata.
 
Obrigado, já fui ver e em 2011 era quase 5.9 milhões. Portanto hoje já deve passar dos 6 milhões

O problema é a quantidade de casas desabitadas ou arruinadas que contam como casas... Ou seja, nada invalida que sejam cobertas com fibra óptica, apenas em alguns casos é uma inutilidade.
 
O problema é a quantidade de casas desabitadas ou arruinadas que contam como casas... Ou seja, nada invalida que sejam cobertas com fibra óptica, apenas em alguns casos é uma inutilidade.

Pois é e como eles só vão até aos 5.3 provavelmente vão acabar por fibrar casas desabitadas e deixar casas habitadas por fibrar :/
 
Pois é e como eles só vão até aos 5.3 provavelmente vão acabar por fibrar casas desabitadas e deixar casas habitadas por fibrar :/

Não duvides. Isso já acontece, o que lhes interessa é mostrar números. O melhor é reservarem PDOs para prédios nessas condições... É rezar que seja reabilitado.
 
Back
Topo