COBOL | Manuais, Apontamentos, Tutoriais...

diog0silva

Power Member
Boas pessoal.

Comecei agora no COBOL, mas sinceramente não estou a perceber nada!

Se alguém tiver apontamentos ou slides de aulas, manuais ou livros que recomende... agradeço mesmo!

Cumprimentos.
 
epá, manuais? não há...

eu trabalho em Cobol, e os unicos manuais que tenho (ou melhor, o unico) são internos da minha empresa, por isso não os posso divulgar, obviamente.

No entanto, cobol é bastante simples, qualquer gajo que saiba algoritmia, e uma qualquer linguagem de programação estruturada, percebe cobol.

Uma boa base é olhar pelo que já existe no local onde trabalhas. Devido a ser aplicado principalmente na area da Banca, Seguros, etc, sistemas informáticos colossais, portanto, qualquer programador Cobol tem de saber pesquisar muito bem o que já existe, e conhece o ditado 'nada se cria, tudo se copia' :D, e podes apostar que é por aí que se aprende melhor, pois todos os problemas que irás ter, já alguém os teve primeiro.

Já agora, tás a começar Cobol onde? Numa empresa? Decerto te darão uma formação disso, e terão manuais internos :confused:

E em que tecnologia? *nix, mainframe, ... ?
 
Última edição:
Sim, comecei na quarta-feira numa empresa. Estão-me a dar formação, deram-me uns manuais para estudar e acho que até percebi bem aquilo. Mas hoje tive o primeiro contacto com o "ambiente" COBOL e com um programa que eles apelidaram de "o mais básico" e assustei-me! lol

Estou mais ou menos à vontade com algoritmia, dei VB.NET, e li umas coisas de C#.NET.

Mas sinceramente o COBOL está a assustar-me lol
 
Sim, comecei na quarta-feira numa empresa. Estão-me a dar formação, deram-me uns manuais para estudar e acho que até percebi bem aquilo. Mas hoje tive o primeiro contacto com o "ambiente" COBOL e com um programa que eles apelidaram de "o mais básico" e assustei-me! lol

Estou mais ou menos à vontade com algoritmia, dei VB.NET, e li umas coisas de C#.NET.

Mas sinceramente o COBOL está a assustar-me lol

Ou seja, nunca pegaste numa linguagem a sério, tipo C. Então vai ser mais complicado...

Não te preocupes, depois de 3 ou 4 programas, já te sentes mais à vontade.
 
Back
Topo