Código Fechado = 500 milhões de euros de multa ???

A Microsoft deveria ceder informação aos seus concorrentes?


  • Total voters
    257

Sk8er Boi

Banido
Hoje em quase todos os noticiários Portuguesas a noticia de destaque foi a multa de 500 milhões de euros que a Microsoft foi condenada a pagar. Está já foi considerada a maior multa de todos os tempos da Europa.

A Microsoft recusou ceder informação aos seus actuais concorrentes (Apple e Linux) e estes consideram tal atitude como um acto prejudicial para os consumidores.

Agora pergunto será crime não revelar-mos o que é nosso por direito ? Imaginem que vocês criam um Sistema Operativo e este se torna no mais famoso do mundo. Como reagias se tivesses que partilhar a informação "pessoal" do teu SO ?

Para o Mr. Bill G. a multa aplicada não passa de uns trocos.. mas na minha opinião foi injusta.
Tudo bem que tem que haver mais concorrência no mercado do Software mas penso que deveria ser a própria concorrência a tentar superar a Microsoft e não criar software com base nos já existente da M$.

Assim é muito fácil trabalhar à custa dos outros.. a Microsoft faz as bases e Apple e Linux desenvolvem ao seu gosto...

Mas o que pensam desta posição tomada pela Microsoft ao negar ceder informações aos seus concorrentes ?
 
Última edição:
A multa são "laranjas" para "eles". Acho injusta...
... e tinha piada que a retaliação viesse sob a forma de retirada de alguns produtos Microsoft do mercado Europeu, o que é improvável que venha a acontecer, mas pronto... eu gostava de ver...
 
O problema aqui é que a Microsoft tem o monopólio do mercado e como tal tem que se submeter a leis restritas como a que foi aplicada.

Ao incluirem o WMP ficaram automaticamente com uma posição previligiada em relação à Apple e Linux e existem restrições que impedem.

Não se está a pedir para a Microsoft começar agora a revelar o código fonte do Windows ou do WMP, apenas que permitam acesso a informação para que a concorrência posso competir de igual para igual.

Se a Microsoft tivesse menos mercado isto não acontecia. Tal como disse, na Europa há leis bastante severes no que toca a monopólios e a Microsoft não as cumpre. Deste modo, considero que a UE teve uma decisão correcta.
 
O problema é que a Microsoft recusou-se a dar informações sobre algumas APIs do Windows e do Windows Server, tal impossibilita a outros developers desenvolvam programas tão funcionais como os da Microsoft.

É óbvio que sendo a Microsoft esmagadormente Monopolista estando 90% dos PCs, tem de se aplicar leis rígidas para que a empresa não prejudique outros mercados.

A multa aplicada a Microsoft não deve ser vista isoladamente, deve ser visto desde todo o processo desta, desta à vários anos até agora.

Considerando que a Microsoft violou as leis antitrust europeias, a CE impôs à gigante do software um conjunto de sanções, de onde consta a obrigatoriedade de partilhar informação técnica acerca dos protocolos Windows com empresas rivais, por forma a que os produtos desenvolvidos por si possam funcionar da melhor forma em ambientes com aquele sistema operativo. Em Dezembro passado, o executivo europeu anunciava que a Microsoft estava a desrespeitar a exigência ao não disponibilizar documentação suficiente para que as suas rivais pudessem usar efectivamente os protocolos, ameaçando-a com uma multa que poderia atingir os dois milhões de euros diários.
Fonte: Max-PT
Ou o código-fonte é disponibilizado à concorrência ou vêm aí mais multas. O aviso vem da parte da comissária europeia da Concorrência Neelie Kroes e tem por destinatária a Microsoft: a gigante do software tem de entregar o código das suas aplicações a todas as companhias de software que o solicitem até dia 23 de Novembro, caso contrário arrisca-se a ser penalizada com multas de três milhões de euros ao dia.
Fonte: MAX-PT
Recorde-se que a multa a aplicar pela União Europeia à Microsoft foi determinada depois de um longo período de tempo em que Bruxelas tentou, sem sucesso, convencer a Microsoft a disponibilizar ao mercado informação sobre o código-fonte do seu sistema operativo por forma a permitir que as demais empresas de software pudessem desenvolver aplicações compatíveis com o Windows.
Fonte: MAX-PT
 
Última edição:
O WMP está para o Windows assim como o iTunes está para o Mac OS. Qual é o problema? Se o produto Windows XP é propriedade da Microsoft e se esta tem um leitor criado por si e chamado Windows Media Player, qual é o problema de o integrar no pacote?

Então agora eu ia comprar um carro, mas o mesmo não podia trazer o motor incluido porque foi construido pelo mesmo fabricante do carro e este não cedeu os planos de construção do motor às marcas concorrentes? Não faz sentido.
 
Isso já era assunto à muitos anos... e uma das causas é por exemplo: as actualizações do XP terem que ser feitas pelo IE somente... ou seja, se eu não quiser ter o IE... não posso fazer actualizações.... and so on...

E quanto à confidencialidade.... eles não vão ser obrigados a revelar o código do SO como é óbvio, somente partes essenciais ao bom funcionamento de muitos programas que se poderão vir a instalar e que são concorrentes dos da MS
 
Então agora eu ia comprar um carro, mas o mesmo não podia trazer o motor incluido porque foi construido pelo mesmo fabricante do carro e este não cedeu os planos de construção do motor às marcas concorrentes? Não faz sentido.

Tenho exactamente a mesma opinião...


Daqui a uns anos vamos comprar um carro e deparámos-nos:

Não tem motor
Não tem rádio
Não tem colunas
Não tem luzes
Não tem pára-brisas
Não tem pneus
etc e tal....................
 
A multa aplicada a Microsoft não deve ser vista isoladamente, deve ser visto desde todo o processo desta, desta à vários anos até agora.

O WMP está para o Windows assim como o iTunes está para o Mac OS. Qual é o problema? Se o produto Windows XP é propriedade da Microsoft e se esta tem um leitor criado por si e chamado Windows Media Player, qual é o problema de o integrar no pacote?
O problema como foi dito não pode ser tratado isoladamente, isto tudo é por incumprimentos feitos pela Microsoft.
Ela não cedeu API do Windows, assim estaria a prejudicar um mercado já existente de desenvolvimento de software, as outras empresas de software têm o direito de saber como fazer programas no Windows, e aproveitar de algumas APIs do Windows, assim como a Microsoft faz.

Então agora eu ia comprar um carro, mas o mesmo não podia trazer o motor incluido porque foi construido pelo mesmo fabricante do carro e este não cedeu os planos de construção do motor às marcas concorrentes? Não faz sentido.

Os motores são livres de desmontar e saber como foram feitos. Mas posso-te apresentar imensas falácias que me dão razão e outras que não.
O que eu quero ver é coisas em concreto.

A UE tem de salvaguardar os mercados(empregos) existentes, feitos pela Microsoft. Se esta agora vier a trás, e quiser fazer produtos concorrentes aos já existentes, não pode beneficiar em saber alguns protocolos (API) de ligações ao Windows e não informar as outras empresas.

Acho que é bastante fácil de compreender.

No vosso intender, se a Microsoft quisesse agora, metia um patch no Windows Vista e apenas o Windows Media Player é que funcionava (por um API secreto, ou protegido, ao som).
Ou então a Microsoft só deixavam ver um filme em HD-DVD no Windows Vista, e bloqueava o Blue Ray.
Ou então só deixava tocar musicas em 7.1 no Windows Media Player.
Ou então só o Antivírus da Microsoft é que protegia o Windows, os outros não tinham acesso ao kernel.
Ou então a Microsoft só deixava deixar imprimir através do Microsoft Office
 
Última edição:
Tenho exactamente a mesma opinião...


Daqui a uns anos vamos comprar um carro e deparámos-nos:

Não tem motor
Não tem rádio
Não tem colunas
Não tem luzes
Não tem pára-brisas
Não tem pneus
etc e tal....................

não sejas ridiculo!!

No dominio da mecanica é relativamente facil perceber como é feito um carro (ou qq outra maquina) sem consultar os planos técnicos do fabricante e construir componentes e acessorios para venda. é o que acontece hoje em dia. Se comprares um carro e quiseres trocar um componente tens liberdade e possibilidade de o fazer (desde que haja $$).

No caso do software, se uma empresa mantiver o codigo fonte guardado a 7 chaves dificilmente outras empresas/particulares podem fazer programas/alteraçoes (que mexam fundo com o windows) sem negociar com a microsoft.
 
não sejas ridiculo!!

No dominio da mecanica é relativamente facil perceber como é feito um carro (ou qq outra maquina) sem consultar os planos técnicos do fabricante e construir componentes e acessorios para venda. é o que acontece hoje em dia. Se comprares um carro e quiseres trocar um componente tens liberdade e possibilidade de o fazer (desde que haja $$).

No caso do software, se uma empresa mantiver o codigo fonte guardado a 7 chaves dificilmente outras empresas/particulares podem fazer programas/alteraçoes (que mexam fundo com o windows) sem negociar com a microsoft.

Não te vou chamar rídiculo porque não é preciso.


Eu estava falar do WMP, lê bem as coisas.
 
Como disseram antes, se fosse por causa do IE ainda se aceitava, mas por causa do WMP?
vejamos, o wmp é gratuito. para quem não tem internet para fazer download ou comprar outro... como faz para ouvir musica num num windows sem WMP?!
 
O problema é que a Microsoft recusou-se a dar informações sobre algumas APIs do Windows e do Windows Server, tal impossibilita a outros developers desenvolvam programas tão funcionais como os da Microsoft.

Só interpreto este parágrafo com uma analogia ao tempo de faculdade:
"Dá-me aí o documentação/código (whatever) do teu projecto para eu fazer um tão funcional como o teu sff" (reparem no sff, ajuda)

Acho que não é bem essa a história...

EDIT

Ela não cedeu API do Windows, assim estaria a prejudicar um mercado já existente de desenvolvimento de software, as outras empresas de software têm o direito de saber como fazer programas no Windows, e aproveitar de algumas APIs do Windows, assim como a Microsoft faz.

OK, isto faz algum sentido já... mea culpa...
Mas a história do WMP... não!
 
Última edição:
costumam pôr em causa as decisões judiciais? as decisões dos tribunais são para se cumprir, ou acham que, como se trata da m$, se devem fechar os olhos? e batem palmas porque a multa são amendoíns? os utilizadores do(s) win é que a pagam! com os lucros escandalosos que permitiram que o gates obtivesse.....
 
Só interpreto este parágrafo com uma analogia ao tempo de faculdade:
"Dá-me aí o documentação/código (whatever) do teu projecto para eu fazer um tão funcional como o teu sff" (reparem no sff, ajuda)!
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2019369&postcount=13

Erm, ainda não entenderam. :) eheh

Não querem o código fonte do Windows, quem apenas o código fonte das API ou seja a documentação de como se comunica com o Windows.
Da mesma forma que a Microsoft dá a documentação do Directx. Só neste caso a Microsoft tem todo o interesse de fornecer documentação, exemplos, etc...

A UE tem de salvaguardar os mercados(empregos) existentes, feitos pela Microsoft. Se esta agora vier a trás, e quiser fazer produtos concorrentes aos já existentes, não pode beneficiar em saber alguns protocolos (API) de ligações ao Windows e não informar as outras empresas.

Acho que é bastante fácil de compreender.

No vosso intender, se a Microsoft quisesse agora, metia um patch no Windows Vista e apenas o Windows Media Player é que funcionava (por um API secreto, ou protegido, ao som).
Ou então a Microsoft só deixavam ver um filme em HD-DVD no Windows Vista, e bloqueava o Blue Ray.
Ou então só deixava tocar musicas em 7.1 no Windows Media Player.
Ou então só o Antivírus da Microsoft é que protegia o Windows, os outros não tinham acesso ao kernel.
Ou então a Microsoft só deixava deixar imprimir através do Microsoft Office
 
Última edição:
Ninguém disse que queriam o código fonte do Windows. Se não aí é que era mesmo um escandalo.. querem apenas algumas informações/Bases..

Digam o que disseram eles querem trabalhar á "palá" dos outros... Porque eles não desenvolvem as suas próprias estruturas em vez de virem pedir ao senhor Bill G. ?

Dizem tão mal da M$ mas vêm lhe pedir ajuda .. LOL

Outra coisa a quem a Microsoft foi pedir "informações"? Pois...
 
Back
Topo