1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Código Fechado = 500 milhões de euros de multa ???

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Sk8er Boi, 17 de Setembro de 2007. (Respostas: 194; Visualizações: 9647)

?

A Microsoft deveria ceder informação aos seus concorrentes?

1. Sim, pois aumentaria a concorrência no Mercado.

47,1%
  2. Não, já ouviram falar em direitos de autor ?

52,9%
  1. Sk8er Boi

Sk8er Boi Banido

Hoje em quase todos os noticiários Portuguesas a noticia de destaque foi a multa de 500 milhões de euros que a Microsoft foi condenada a pagar. Está já foi considerada a maior multa de todos os tempos da Europa.

A Microsoft recusou ceder informação aos seus actuais concorrentes (Apple e Linux) e estes consideram tal atitude como um acto prejudicial para os consumidores.

Agora pergunto será crime não revelar-mos o que é nosso por direito ? Imaginem que vocês criam um Sistema Operativo e este se torna no mais famoso do mundo. Como reagias se tivesses que partilhar a informação "pessoal" do teu SO ?

Para o Mr. Bill G. a multa aplicada não passa de uns trocos.. mas na minha opinião foi injusta.
    Tudo bem que tem que haver mais concorrência no mercado do Software mas penso que deveria ser a própria concorrência a tentar superar a Microsoft e não criar software com base nos já existente da M$.

Assim é muito fácil trabalhar à custa dos outros.. a Microsoft faz as bases e Apple e Linux desenvolvem ao seu gosto...

Mas o que pensam desta posição tomada pela Microsoft ao negar ceder informações aos seus concorrentes ?

Última edição: 17 de Setembro de 2007
  2. Baía

Baía Power Member

A multa são "laranjas" para "eles". Acho injusta...
    ... e tinha piada que a retaliação viesse sob a forma de retirada de alguns produtos Microsoft do mercado Europeu, o que é improvável que venha a acontecer, mas pronto... eu gostava de ver...

3. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Recusaram ceder informação sobre o quê? Fonte da notícia?

4. Nomearod

Nomearod Power Member

O problema aqui é que a Microsoft tem o monopólio do mercado e como tal tem que se submeter a leis restritas como a que foi aplicada.

Ao incluirem o WMP ficaram automaticamente com uma posição previligiada em relação à Apple e Linux e existem restrições que impedem.

Não se está a pedir para a Microsoft começar agora a revelar o código fonte do Windows ou do WMP, apenas que permitam acesso a informação para que a concorrência posso competir de igual para igual.

Se a Microsoft tivesse menos mercado isto não acontecia. Tal como disse, na Europa há leis bastante severes no que toca a monopólios e a Microsoft não as cumpre. Deste modo, considero que a UE teve uma decisão correcta.

5. Sk8er Boi

Sk8er Boi Banido

Informação sobre o seus produtos, nomeadamente Office, XP, Vista e etc.

Fonte da Notícia: Telejornal da SIC e da TVI.

6. int

int Power Member

O problema é que a Microsoft recusou-se a dar informações sobre algumas APIs do Windows e do Windows Server, tal impossibilita a outros developers desenvolvam programas tão funcionais como os da Microsoft.

É óbvio que sendo a Microsoft esmagadormente Monopolista estando 90% dos PCs, tem de se aplicar leis rígidas para que a empresa não prejudique outros mercados.

A multa aplicada a Microsoft não deve ser vista isoladamente, deve ser visto desde todo o processo desta, desta à vários anos até agora.

7. Silver Wolf

Silver Wolf The Big Bad Wolf
    Staff Member

Pelo q eu entendi do q disseram da TV é por causa do Windows Media Player...

Mas gostava de mais info :)

8. Pedrocas

Pedrocas Banido

O WMP está para o Windows assim como o iTunes está para o Mac OS. Qual é o problema? Se o produto Windows XP é propriedade da Microsoft e se esta tem um leitor criado por si e chamado Windows Media Player, qual é o problema de o integrar no pacote?

Então agora eu ia comprar um carro, mas o mesmo não podia trazer o motor incluido porque foi construido pelo mesmo fabricante do carro e este não cedeu os planos de construção do motor às marcas concorrentes? Não faz sentido.

9. arpinacio

arpinacio Power Member

Isso já era assunto à muitos anos... e uma das causas é por exemplo: as actualizações do XP terem que ser feitas pelo IE somente... ou seja, se eu não quiser ter o IE... não posso fazer actualizações.... and so on...

E quanto à confidencialidade.... eles não vão ser obrigados a revelar o código do SO como é óbvio, somente partes essenciais ao bom funcionamento de muitos programas que se poderão vir a instalar e que são concorrentes dos da MS

10. JKL22

JKL22 Power Member

:x2:, quando oiço estas notícias é logo nisso que penso...

11. Arnie_Marta

Arnie_Marta I quit My Job for Folding

Tenho exactamente a mesma opinião...

Daqui a uns anos vamos comprar um carro e deparámos-nos:

Não tem motor
    Não tem rádio
    Não tem colunas
    Não tem luzes
    Não tem pára-brisas
    Não tem pneus
    etc e tal....................

12. eyeliner

eyeliner Power Member

Mas lá alguns enchem a pança graças à maior empresa do mundo...

13. int

int Power Member

O problema como foi dito não pode ser tratado isoladamente, isto tudo é por incumprimentos feitos pela Microsoft.
    Ela não cedeu API do Windows, assim estaria a prejudicar um mercado já existente de desenvolvimento de software, as outras empresas de software têm o direito de saber como fazer programas no Windows, e aproveitar de algumas APIs do Windows, assim como a Microsoft faz.

Os motores são livres de desmontar e saber como foram feitos. Mas posso-te apresentar imensas falácias que me dão razão e outras que não.
    O que eu quero ver é coisas em concreto.

A UE tem de salvaguardar os mercados(empregos) existentes, feitos pela Microsoft. Se esta agora vier a trás, e quiser fazer produtos concorrentes aos já existentes, não pode beneficiar em saber alguns protocolos (API) de ligações ao Windows e não informar as outras empresas.

Acho que é bastante fácil de compreender.

No vosso intender, se a Microsoft quisesse agora, metia um patch no Windows Vista e apenas o Windows Media Player é que funcionava (por um API secreto, ou protegido, ao som).
    Ou então a Microsoft só deixavam ver um filme em HD-DVD no Windows Vista, e bloqueava o Blue Ray.
    Ou então só deixava tocar musicas em 7.1 no Windows Media Player.
    Ou então só o Antivírus da Microsoft é que protegia o Windows, os outros não tinham acesso ao kernel.
    Ou então a Microsoft só deixava deixar imprimir através do Microsoft Office

14. lothar_m

lothar_m Power Member

não sejas ridiculo!!

No dominio da mecanica é relativamente facil perceber como é feito um carro (ou qq outra maquina) sem consultar os planos técnicos do fabricante e construir componentes e acessorios para venda. é o que acontece hoje em dia. Se comprares um carro e quiseres trocar um componente tens liberdade e possibilidade de o fazer (desde que haja $$).

No caso do software, se uma empresa mantiver o codigo fonte guardado a 7 chaves dificilmente outras empresas/particulares podem fazer programas/alteraçoes (que mexam fundo com o windows) sem negociar com a microsoft.

15. Arnie_Marta

Arnie_Marta I quit My Job for Folding

Não te vou chamar rídiculo porque não é preciso.

Eu estava falar do WMP, lê bem as coisas.

16. arconada

arconada Power Member

Como disseram antes, se fosse por causa do IE ainda se aceitava, mas por causa do WMP?
    vejamos, o wmp é gratuito. para quem não tem internet para fazer download ou comprar outro... como faz para ouvir musica num num windows sem WMP?!

17. Baía

Baía Power Member

Só interpreto este parágrafo com uma analogia ao tempo de faculdade:
    "Dá-me aí o documentação/código (whatever) do teu projecto para eu fazer um tão funcional como o teu sff" (reparem no sff, ajuda)

Acho que não é bem essa a história...

EDIT

OK, isto faz algum sentido já... mea culpa...
    Mas a história do WMP... não!

18. luikki

luikki Power Member

costumam pôr em causa as decisões judiciais? as decisões dos tribunais são para se cumprir, ou acham que, como se trata da m$, se devem fechar os olhos? e batem palmas porque a multa são amendoíns? os utilizadores do(s) win é que a pagam! com os lucros escandalosos que permitiram que o gates obtivesse.....

19. int

int Power Member

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2019369&postcount=13

Erm, ainda não entenderam. :) eheh

Não querem o código fonte do Windows, quem apenas o código fonte das API ou seja a documentação de como se comunica com o Windows.
    Da mesma forma que a Microsoft dá a documentação do Directx. Só neste caso a Microsoft tem todo o interesse de fornecer documentação, exemplos, etc...

20. Sk8er Boi

Sk8er Boi Banido

Ninguém disse que queriam o código fonte do Windows. Se não aí é que era mesmo um escandalo.. querem apenas algumas informações/Bases..

Digam o que disseram eles querem trabalhar á "palá" dos outros... Porque eles não desenvolvem as suas próprias estruturas em vez de virem pedir ao senhor Bill G. ?

Dizem tão mal da M$ mas vêm lhe pedir ajuda .. LOL

Outra coisa a quem a Microsoft foi pedir "informações"? Pois...

Partilhar esta Página