Código Fechado = 500 milhões de euros de multa ???

A Microsoft deveria ceder informação aos seus concorrentes?


  • Total voters
    257
isso do windows publicar o seu código é mesma coisa que a coca cola divulgar a sua receita... acham correcto??? eu não acho... aliás à coca cola ninguem pede nada e também domina esse mercado

se reparares bem nas latas ou rótulos de garrafas tem os ingredientes. não tem a quantidade? calculas através do teor de X ingrediente. a receita já vem na lata;)

Por isso segundo o teu raciocínio(usando o exemplo que deste) o windows deveria trazer também o código todo no verso da caixa?:lol:
 
Última edição:
Além de ter que pagar aos SEUS programadores para desenvolverem o SEU software, são OBRIGADOS a ceder o SEU código à concorrência (não a toda, apenas aos que NÃO gostam de trabalhar ou de pagar pelo que é criado pelos outros). E, como se já não bastasse, encher o rabinho à UE que só os fez gastar dinheiro em processos estapafúrdios e que só visam premiar a incompetência e comodismo das empresas que lhe são concorrentes.


Ainda não perceberam que não tem de dar nenhum código do software à concorrência, tem apenas de mostrar o código das API (cabeçalho das funções e parâmetros), para poder comunicar com o Windows.

Resumindo, não se quer obrigar a Microsoft a divulgar o código do WMP ou do IE ou do Windows. Pretende-se que a Microsoft divulgue as API do Windows que o IE/WMP/OFFICE/... usa.

Ou seja, querem saber como os Programas podem comunicar com o Windows, tipo um anti-vírus detectar-se no Sistema de Segurança do Vista..

Ah, e está informação sobre as API é paga. A Microsoft cobra (legalmente) às empresas que querem saber.

Quem fez o mercado de Software no Windows foi a Microsoft, logo depois de o criar, tem de informar sobre as API como fazia antes.. Se esta não tivesse feito o mercado, não era obrigado a tal.

Senão chegávamos amanhã e o Firefox, Opera, só tinha acesso a 10% da largura de banda do Computador, porque o IE usava uma API de comunicação que tinha acesso preferencial com a Rede.

Da mesma forma que se tiveres conhecimentos desiguais na bolsa, és proibido de comprar/vender acções. E vêm vocês... por que razão não posso comprar/vender acções da minha empresa.....

O mercado existia, se a Microsoft quiser entrar no mercado de software para Windows, têm de concorrer com a mesma moeda (informação) que a concorrência, deve criar um software melhor do que ela, que ninguém vêm reclamar. Apenas a Microsoft terá de usar API públicas, e não com acesso preferencial do que as públicas.
 
Digam o que disseram eles querem trabalhar á "palá" dos outros... Porque eles não desenvolvem as suas próprias estruturas em vez de virem pedir ao senhor Bill G. ?

diz me la uma coisa: um "vizinho" meu cria um sistema operativo de raiz que por sinal vem a ser um dos melhores do mercado, e eu e mais empresas do genero temos tambem capacidade de criar um software de boa utilidade (estilo WMP ou IE ou algo do genero) que faça frente a um que ja venha de origem desse "vizinho", mas, para ter uma maior compatibilidade, para um melhor funcionamento e um desempenho melhor preciso de saber SÓ umas "bases" do sistema operative dele so para um corresto funcionamento do meu...

Axas mesmo que esse "vizinho" tem o direito de nos esmagar com os softwares dele a torto e a dto como a M$ faz??
 
diz me la uma coisa: um "vizinho" meu cria um sistema operativo de raiz que por sinal vem a ser um dos melhores do mercado, e eu e mais empresas do genero temos tambem capacidade de criar um software de boa utilidade (estilo WMP ou IE ou algo do genero) que faça frente a um que ja venha de origem desse "vizinho", mas, para ter uma maior compatibilidade, para um melhor funcionamento e um desempenho melhor preciso de saber SÓ umas "bases" do sistema operative dele so para um corresto funcionamento do meu...

Axas mesmo que esse "vizinho" tem o direito de nos esmagar com os softwares dele a torto e a dto como a M$ faz??

Bem é o seguinte as informações pedidas pela concorrência de certo não são para assegurar "melhor compatibilidade" pois todos os softwares funcionam correctamente no Windows ou melhor ainda funcionam MELHOR que o próprio WMP por isso não é por aí.

Eles querem é poupar trabalho á custa da microsoft (pois se já tiverem as "bases", como dizia o outro em vez de 500 mil linhas de código escrevia-se 5000 ). E mais acham uma atitude lamentavel e desprezivel o Sir Bill G. incluir as suas próprias Aplicações (WMP, IE agora com o Vista também o Windows Defender) no SEU SISTEMA OPERATIVO TOTALMENTE DE GRAÇA. Agora fico em dúvidas, afinal quem são os prejudicados nós enquanto utilizadores de material informatico ou as marcas da concorrência.. ? Pois...

E mais uma coisa só usa software da microsoft quem quer.. Tantas distros de Linxus.. Apple.. O Próprio Sistema Operativo Windows permite desinstalar o WMP bem como o IE. Que querem mais?

Mas ninguém aqui sabe ao CERTO as informações pedidas pela concorrência muitos supõem ser apenas para fazer uma melhor ligação entre a Aplicação e o Kernel e bla bla... Mas a verdade é que ninguem realmente sabe ao certo o que foi pedido... Vamos supor que pediam uma informação que compremetesse de forma indirecta ou directa o SO, acham mesmo que seria cedida ?

wviegas: Achas mesmo que o teu amigo te iria dar informação secreta do seu SO correndo o risco de esta ser usada para o mal ? Queres que eu responda ou chegas lá sozinho ???
 
eu se fosse a estes programadores.. queria era la saber das apis da MS.. criem as suas.. que eu saiba OpenGL não é da ms e os jogos OpenGL andam ai.. e não perdem qualidade contra os que usam DX..

alem do mais são bem mais programaveis.. quem não se lembra da Grafica open source que foi postada aqui no forum?
altamente programavel..

eu não me acredito que a MS o faça de livre vontade.. afinal é um produto deles.. se eles fazem algo tem o direito a monopolizar o que é seu...
 
Bem é o seguinte as informações pedidas pela concorrência de certo não são para assegurar "melhor compatibilidade" pois todos os softwares funcionam correctamente no Windows ou melhor ainda funcionam MELHOR que o próprio WMP por isso não é por aí.

Eles querem é poupar trabalho á custa da microsoft (pois se já tiverem as "bases", como dizia o outro em vez de 500 mil linhas de código escrevia-se 5000 ). E mais acham uma atitude lamentavel e desprezivel o Sir Bill G. incluir as suas próprias Aplicações (WMP, IE agora com o Vista também o Windows Defender) no SEU SISTEMA OPERATIVO TOTALMENTE DE GRAÇA. Agora fico em dúvidas, afinal quem são os prejudicados nós enquanto utilizadores de material informatico ou as marcas da concorrência.. ? Pois...

E mais uma coisa só usa software da microsoft quem quer.. Tantas distros de Linxus.. Apple.. O Próprio Sistema Operativo Windows permite desinstalar o WMP bem como o IE. Que querem mais?

Mas ninguém aqui sabe ao CERTO as informações pedidas pela concorrência muitos supõem ser apenas para fazer uma melhor ligação entre a Aplicação e o Kernel e bla bla... Mas a verdade é que ninguem realmente sabe ao certo o que foi pedido... Vamos supor que pediam uma informação que compremetesse de forma indirecta ou directa o SO, acham mesmo que seria cedida ?

wviegas: Achas mesmo que o teu amigo te iria dar informação secreta do seu SO correndo o risco de esta ser usada para o mal ? Queres que eu responda ou chegas lá sozinho ???

Tenho uma sensação de deja-vu de cada vez que vejo uma thread destas com um post destes..

Eu não sei o que é que os "concorrentes" (se desenvolvem software para a MS, devem ser um concorrentes MESMO ferozes e temiveis) pediram, mas penso eu: "Não seria de todo mal pensado se a MS libetasse alguma informação que permitisse que programas 3rd Party fossem melher suportados pelo Windows, o que faria com o leque de software de qualidade disponivel para Windows fosse maior a cada dia que passa..."
Pah, mas isto sou eu e os meus pensamentos comunistas, de software livre e SO's livres para um melhor desenvolvimento, copyleft e GPL's (ora boa leitura é o aritgo do alph para a TZN#7). E também acho piada ao facto de o kernel estar aberto a toda a gente, e ninguem o utilizar para o mal. Viva aos ethical hackers.
 
Hoje em quase todos os noticiários Portuguesas a noticia de destaque foi a multa de 500 milhões de euros que a Microsoft foi condenada a pagar. Está já foi considerada a maior multa de todos os tempos da Europa.

A Microsoft recusou ceder informação aos seus actuais concorrentes (Apple e Linux) e estes consideram tal atitude como um acto prejudicial para os consumidores.

Agora pergunto será crime não revelar-mos o que é nosso por direito ? Imaginem que vocês criam um Sistema Operativo e este se torna no mais famoso do mundo. Como reagias se tivesses que partilhar a informação "pessoal" do teu SO ?

Para o Mr. Bill G. a multa aplicada não passa de uns trocos.. mas na minha opinião foi injusta.
Tudo bem que tem que haver mais concorrência no mercado do Software mas penso que deveria ser a própria concorrência a tentar superar a Microsoft e não criar software com base nos já existente da M$.

Assim é muito fácil trabalhar à custa dos outros.. a Microsoft faz as bases e Apple e Linux desenvolvem ao seu gosto...

Mas o que pensam desta posição tomada pela Microsoft ao negar ceder informações aos seus concorrentes ?


Isso não é assim... Devias-te informar melhor
 
isso do windows publicar o seu código é mesma coisa que a coca cola divulgar a sua receita... acham correcto??? eu não acho... aliás à coca cola ninguem pede nada e também domina esse mercado

se reparares bem nas latas ou rótulos de garrafas tem os ingredientes. não tem a quantidade? calculas através do teor de X ingrediente. a receita já vem na lata;)

Por isso segundo o teu raciocínio(usando o exemplo que deste) o windows deveria trazer também o código todo no verso da caixa?:lol:

se reparares, o único concorrente directo da cocacola é a pepsi... e que usa ingredientes diferentes... não percebo muito de quimica, mas acho que não vais analizar o liquido... enfim agora sem offtopics

Tenho uma sensação de deja-vu de cada vez que vejo uma thread destas com um post destes..

Eu não sei o que é que os "concorrentes" (se desenvolvem software para a MS, devem ser um concorrentes MESMO ferozes e temiveis) pediram, mas penso eu: "Não seria de todo mal pensado se a MS libetasse alguma informação que permitisse que programas 3rd Party fossem melher suportados pelo Windows, o que faria com o leque de software de qualidade disponivel para Windows fosse maior a cada dia que passa..."
Pah, mas isto sou eu e os meus pensamentos comunistas, de software livre e SO's livres para um melhor desenvolvimento, copyleft e GPL's (ora boa leitura é o aritgo do alph para a TZN#7). E também acho piada ao facto de o kernel estar aberto a toda a gente, e ninguem o utilizar para o mal. Viva aos ethical hackers.

pois... com a "liberalização" desses códigos o que não vão faltar aí são virus a circular... logo numa altura em que a M$ assume que o VISTA foi um fracasso, agora então os SP vão ter de actuar com força...

não pensem que sou fanatico pelo windows nem coisa do género, se fosse o MacOS a ser processado assim teria a mesma atitude...

ah, outra coisa, se um programador orgulhar-se de ser bom programador de certeza que consegue decifrar o código do WMP e afins... e fazer de modo a que o windows o reconheça como tal. ou isso não é possivel?? (ATENÇÃO que sou um 0 a programação, mas para códigos HTML é isso que faço)

outro offtopic: esta thread faz-me lembrar aquela que anda aí sobre a M$ fazer updates sem qualquer aviso ao utilizador... se calhar só eu é que não sofri esse update...
 
ah, outra coisa, se um programador orgulhar-se de ser bom programador de certeza que consegue decifrar o código do WMP e afins... e fazer de modo a que o windows o reconheça como tal. ou isso não é possivel?? (ATENÇÃO que sou um 0 a programação, mas para códigos HTML é isso que faço)

Estás a confundir as 2 situação distintas que se falam neste tópico.

- 1 coisa é o "problema" de incorporar o WMP de base no SO.

- outra coisa é o "problema" de não fornecer aos seus concorrentes as APIs (diferente de código fonte) de protocolos/pontos de acesso ao sistema.
 
Estás a confundir as 2 situação distintas que se falam neste tópico.

- 1 coisa é o "problema" de incorporar o WMP de base no SO.

- outra coisa é o "problema" de não fornecer aos seus concorrentes as APIs (diferente de código fonte) de protocolos/pontos de acesso ao sistema.

mas tu não consegues "decifrar" isso através do WMP???
 
Ainda não perceberam que não tem de dar nenhum código do software à concorrência, tem apenas de mostrar o código das API (cabeçalho das funções e parâmetros), para poder comunicar com o Windows.

Mas se existem programas tipo Media Player Classic, BSPlayer, VLC, Foobar, Winamp, etc, etc, e todos eles funcionam ainda melhor que o WMP é porque ou tiveram acesso às API's ou têm programadores que não tiveram problemas com o facto de terem que escrever mais 500 000 linhas de código.

Se a MS cede/vende os APIs a uns e a outros não, então não acho correcto. Embora só se venda a quem se quer, aí, sim, abusam duma posição dominante. Mas no máximo, devem ser forçados a vender a quem quiser comprar e não a pagar multas.

Eu não critico o software livre, free ou opensource, dou graças pelo facto de existir. Mas, isto tudo começa porque a MS inclui no seu SO, sem ninguém lhe pedir nada, software free (WMP, o velhinho Defrag, Movie Maker, IExplorer, etc). Onde está a diferença para o Linux? Já instalei umas quantas distros e em todas elas via filmes, ouvia músicas, jogava jogos, ia à net, escrevia documentos, tudo o que faço no Windows. Quanto custou o SO com todos os extras?? ZERO. Então mas isso não é concorrência desleal? Estão a "roubar" negócio ao uncle Bill e ao Sr. Machintosh, não? Não se deveriam punir estes também?

A multa não passa de chulisse e é como já alguém disse: Se eu fosse ao tio Bill, no dia seguinte ao da liquidação da multa todo e qualquer produto da MS que saísse da minha fábrica sairia com a etiqueta do preço actualizada, com duas vezes o valor que tinha pago de multa diluído num dado prazo que EU considerasse razoável.
 
Mas se existem programas tipo Media Player Classic, BSPlayer, VLC, Foobar, Winamp, etc, etc, e todos eles funcionam ainda melhor que o WMP é porque ou tiveram acesso às API's ou têm programadores que não tiveram problemas com o facto de terem que escrever mais 500 000 linhas de código.

Se a MS cede/vende os APIs a uns e a outros não, então não acho correcto. Embora só se venda a quem se quer, aí, sim, abusam duma posição dominante. Mas no máximo, devem ser forçados a vender a quem quiser comprar e não a pagar multas.

Eu não critico o software livre, free ou opensource, dou graças pelo facto de existir. Mas, isto tudo começa porque a MS inclui no seu SO, sem ninguém lhe pedir nada, software free (WMP, o velhinho Defrag, Movie Maker, IExplorer, etc). Onde está a diferença para o Linux? Já instalei umas quantas distros e em todas elas via filmes, ouvia músicas, jogava jogos, ia à net, escrevia documentos, tudo o que faço no Windows. Quanto custou o SO com todos os extras?? ZERO. Então mas isso não é concorrência desleal? Estão a "roubar" negócio ao uncle Bill e ao Sr. Machintosh, não? Não se deveriam punir estes também?

A multa não passa de chulisse e é como já alguém disse: Se eu fosse ao tio Bill, no dia seguinte ao da liquidação da multa todo e qualquer produto da MS que saísse da minha fábrica sairia com a etiqueta do preço actualizada, com duas vezes o valor que tinha pago de multa diluído num dado prazo que EU considerasse razoável.

Ainda bem que não és o uncle Bill..:D pois o que é caro mais caro ficava... Mas concordo contigo.

Em relação á poll.. parece que as opiniões estão bastante divididas... penso que é a poll mais equilibrada dos ultimos tempos na Techzone...
 
a microsoft de certeza que da os devkits de borla ou a bom preco a quem programa para a xbox, porque nao faz o mesmo pro win? ok da algo, mas nao tudo

a multa nao e uma chulisse, se fosse baixa, pagavam e estavam uns anos sem ninguem a chatear
 
a multa nao e uma chulisse, se fosse baixa, pagavam e estavam uns anos sem ninguem a chatear

Mas não é o valor que se põe em causa sequer! É o facto da multa existir! Trocos ou não, lá se está mais uma vez a chular o "rico" porque é rico e até trabalhou e lutou para ser rico! Tudo porque o "pobre", claramente, não quer trabalhar tanto para chegar onde o "rico" chegou..
 
Também n percebi muito essa de se pagar as apis. Reparem, a microsoft oferece o SKD do directx, do media player, da framework .net, etc de borla para quem quizer sacar e desenvolver nelas.

O que se põe é que existem certas apis q guardou para si mesmo, para uso interno, o que faz com q seja impossível desenvolver aplicações concorrentes/compatíveis. Estamos a falar básicamente de aplicações distribuídas e de protocolos "Windows Server". Acho que neste campo passa-se o mesmo em quase todo o lado, vamos ver por exemplo o mercado dos leitores de mp3, em q o ipod (acho eu) é um claro dominante. A comunicação com o dispositivo deve ser feita via itunes. E a Apple não deixa q exista software de terceiros a comunicar com o seu dispositivo, lá está, pq n fornece as api's para tal. E agora? pq é q ninguém se queixa?

Em relação aos códigos fontes, kem ainda n percebeu q estgá um pouco offtopic ao referir tal coisa deveria saber melhor q a m$ n é obrigada a fornecer código fonte nenhum.... quando tal acontecer o mercado do software desaparece :P basta sacar o código do programa q eu kero e compila-lo em casa e voilá, free for all =) Quem desenvolve software sabe que isto n pode acontecer. É muito bom quando se ker projectos de peskisa e de desenvolvimento em comunidade aberta, mas para um produto comercial é completamente impossível.

Em relação ao media player, como já disse mtos disseram.. é uma medida no mínimo ridicula. O media player sempre existiu no windows, práticamente. E agora, empresas q apareceram mt depois da prórpia existência do media player, vêm reclamar q este deve sair do windows pq eles tb têm direito de mercado?.. bem, acho q deviam ter feito uma pesquisa de mercado primeiro e perceber q vão dar o mesmo q o windows oferece de borla, talvez fosse melhor inovarem em vez de reclamarem.

Daqui a pouco ponho mãos à obra e desenvolvo uma aplicação que faz td o q a calculadora do windows faz, mas com uma interface diferente. Até lhe posso pôr uma ou outra funcionalidade adicional... e depois coloco essa mesma aplicação à venda. Depois é fácil, é só ir reclamar q n vendo pq o windows, q tem 90% de cota de mercado, já oferece o mesmo de borla. Ganho o caso, ganho publicidade gratuíta, ganho dinheiro e quem se lixa é o consumidor.

PS: Não confudam a questão das api's com as do windows media player, são duas coisas distintas. Aliás, é possível fazer-se "media players" usando as mesmas apis q o media player usa: http://msdn2.microsoft.com/en-us/windowsmedia/bb190309.aspx Têm aí uma bela colecção de apis (para média), q o windows fornece de borla, para quem quizer desenvolver software para ele (o q n acontece mt com os outros sistemas operativos). Para além destas api's têm muitas outras como o directx.
 
Última edição:
Pelo que percebi:

ninguém quer roubar nada a ninguém. ninguém quer os códigos de nenhum programa nem ninguém quer o que quer para poder trabalhar à custa da microsoft.

querem apenas as api para poderem fazer coisas correrem em windows.
imaginem que a microsoft não dava nada ao pessoal do cs e eles não conseguiam fazer o jogo correr em windows graças a isso. aí possivelmente metade dos users que aqui postaram já tinham feito uma thread a dizer que a ms devia dar as api.

visto que mais de 90% do mercado é microsoft, se a microsoft passar a não permitir programas não-microsoft no próprio windows, chegavamos a uma altura em que só usava-mos IE, WMP, Office e etc. Daí a multa pois era isso que a microsoft andava a fazer ao não dar acesso às próprias api's.

Percebi bem ?
 
ainda acho que isto seja tudo apenas uma tentativa de rebaixar a microsoft... esperemos que o seu software não fique ainda mais caro devido a isto...
 
Como perguntas e muito bem na votação: Não conheçem os direitos de autor?
Cá para mim em vez de andarem por ai a aplicar multas deviam era insentivar as outras empresas com dinheiro ou quem sabe com ideias!
 
Back
Topo