Codigo fonte de uma pagina php

danfergo

Power Member
Bem, é o seguinte, como já se devem ter apercebido pelo titulo eu gostava de saber se existe alguma maneira de ler o php fonte de uma pagina php, ou seja, da mesma forma que eu consigo ver o html de uma pagina vendo o codigo fonte da pagina, ou usando o Firebug (na Firefox).
Sim, já vi o FirePHP , mas nao percebo como se instala a library.


Desde já, um grande Obrigado a que me poder ajudar.
 
Bem, é o seguinte, como já se devem ter apercebido pelo titulo eu gostava de saber se existe alguma maneira de ler o php fonte de uma pagina php, ou seja, da mesma forma que eu consigo ver o html de uma pagina vendo o codigo fonte da pagina, ou usando o Firebug (na Firefox).
Sim, já vi o FirePHP , mas nao percebo como se instala a library.


Desde já, um grande Obrigado a que me poder ajudar.

Para que é que tu queres saber o código fonte dum ficheiro PHP, rapaz?
Bem, curiosidade à parte, devo-te informar que (in)felizmente PHP tal como ASP, ASP.net etc são linguagens server-sided.

Ao abrires uma página PHP no browser ele nunca chega a fazer download do código, apenas mandar executar no servidor aquele script que por sua vez vai gerar um código HTML que é, por fim, mandado ao teu PC, interpretado no browser, e lido por ti.

Para a tua finalidade não há qualquer ferramenta que te possa ajudar.

O FirePHP não te permite ver nada do que precisas. Este pequeno ad-on é desenhado para te ajudar com AJAX e PHP eu mesmo tempo. Quando trabalhas com Javascript etc. e para quando trabalhas com requests em JSON e XML (como o firebug já faz).

Esclarecido?
 
Última edição:
Para que é que tu queres saber o código fonte dum ficheiro PHP, rapaz?
Bem, da mesma forma que eu começei a perceber html lendo o codigo fonte, aprendendo defeniçoes e tal, pensei que podesse fazer o mesmo com PHP.

Mas se não é possivel.

Alguem sabe onde se pode aprender java script? php e etc , em portugues e para gente que nao percebe nada alem de html e css, que penso ser o basico.

já agora, alguem me pode explicar quais sao as linguagens existentes? (html, php, css, javascript, ... ) e para que servem? até onde podemos ir com cada linguagem..


Obrigado.
 
Para que é que se vê o código fonte de uma página html? :rolleyes:
Ás vezes dá jeito saber como é que as é feito uma coisa, mas acho bem que não mostrem.
 
Porquê? Eu aprendi HTML olhando para páginas simples :P bem mais interessante do que ler livros que tornam a coisa chata.

Já PHP, como já disseram neste tópico, o código é executado antes de ser enviado para o browser, portanto é impossível ver o source de uma página. Se for possível, então é uma falha de segurança grave, para o lado do servidor.

Há muito bons tutoriais e eBooks na net sobre o assunto, é só uma questão de pesquisar, e o w3schools é muito bom no geral :)
 
Basta procurares pelo Google que encontrarás muita informação útil, e se queres em português procura apenas páginas em português ;)
A nível das linguagens posso dizer (também do pouco que sei dentro delas):
-HTML - Linguagem só "visual", ou seja, com ela apenas consegues fazer o layout do site, mostrar texto, fazer tabelas, divs, formulários, etc. etc.;
-CSS - É uma linguagem que "completa" o HTML, ou seja, serve para tornar tudo aquilo que fazes dentro do HTML bonito e com bom aspecto;
-PHP - Uma linguagem "servidor", ou seja, podes usa-la para fazeres sistemas de login, leitura e escritura em bases de dados, etc. etc. digamos que a usas para muitas coisas relacionadas com dados.

Cumps
 
Porquê? Eu aprendi HTML olhando para páginas simples :P bem mais interessante do que ler livros que tornam a coisa chata.
Pois, eu também não gosto de ler muito.. prefiro pratica :-D

Basta procurares pelo Google que encontrarás muita informação útil, e se queres em português procura apenas páginas em português ;)
A nível das linguagens posso dizer (também do pouco que sei dentro delas):
-HTML - Linguagem só "visual", ou seja, com ela apenas consegues fazer o layout do site, mostrar texto, fazer tabelas, divs, formulários, etc. etc.;
-CSS - É uma linguagem que "completa" o HTML, ou seja, serve para tornar tudo aquilo que fazes dentro do HTML bonito e com bom aspecto;
-PHP - Uma linguagem "servidor", ou seja, podes usa-la para fazeres sistemas de login, leitura e escritura em bases de dados, etc. etc. digamos que a usas para muitas coisas relacionadas com dados.

Cumps

Fiquei esclarecido em relação ao PHP , o html e css já sabia.
E para que serve o script, ou javascript, penso que seja para criar efeitos de design. e mais alguma coisa?
 
Pois, eu também não gosto de ler muito.. prefiro pratica :-D
Atenção, não leves à letra o que eu disse! A prática é interessante, mas muita coisa só consegues perceber depois de teres a teoria toda por trás.
Por muito mais chato que possa vir a ser ler livros para aprender algo, acaba sempre por compensar ;)

Fiquei esclarecido em relação ao PHP , o html e css já sabia.
E para que serve o script, ou javascript, penso que seja para criar efeitos de design. e mais alguma coisa?
Efeitos visuais da parte do cliente só podem ser feitos usando scripts ou animações flash;
AJAX (um conceito que não sei se conheces, mas envolve comunicares com um servidor sem teres de actualizar a página) significa Asynchronous Javascript And XML.

Javascript serve para muita coisa. Mas se ainda estás a aprender HTML, não pegues nisto ainda (conselho pessoal).
 
bem, eu html e css, faço quase tudo o que quero.. só as vezes aprendo uma nova propriadadezita ou outra, daquelas que se usam menos vezes.
Só não percebo algumas coisas, mas teóricas, que acho até que nao devem ser bem html, por exemplo, as vezes uma pagina começa por <html> <head>.... outras vezes começa por <html......... e tem praqui uma carrada de coisas.. nao percebo muito bem o que quer dizer tags como : <meta content="text/html; charset=UTF-8" http-equiv="content-type"/> ou mas o normal, tabelas, caixas, posicionar, id's , classes, fundos, bordas, letras, etc etc faço o que quero.
 
Nesse caso, o <meta content="text/html; charset=UTF-8" http-equiv="content-type"/> está a definir o tipo de codificação do texto, para utf-8 como podes lá ver :)
Sempre que tiveres dúvidas com algo usa primeiro que tudo o google, encontras resposta para a maioria dos problemas ;)

Cumps
 
Essas "meta tags", ou se preferires "etiquetas" servem para descrever o conteúdo do teu site para os motores de busca (google por exemplo).

São nessas tag's que vais inserir as palavras-chave para facilitar a procura do site, o tipo de codificação, etc. Também podes "assinar" o teu site, declarando numa destas tag's.

Código:
[I]<HTML>
     <HEAD>
       <TITLE> Título do site </TITLE>
       <META NAME="author" CONTENT="Armindo Reis">
       <META NAME="description" CONTENT="site que mostra isto e aquilo">
       <META NAME="keywords" CONTENT="sites, web, desenvolvimento">
     </HEAD>
...
</HTML>
[/I]
 
Back
Topo