Segurança Código-fonte do Windows XP e Server 2003 vaza na internet

cascao1970

Power Member
Apesar de se mostrar cada vez mais simpatizante do open source, a Microsoft não abriu o código-fonte do Windows XP. Porém, o código do sistema tem sido distribuído indevidamente via torrent nos últimos dias. O vazamento também afeta o Windows Server 2003. A Microsoft já investiga o problema.

O responsável pela distribuição afirma ter passado os últimos dois meses montando um pacote de códigos vazados. Não está claro como esse vazamento aconteceu. O que se sabe é que o conjunto foi colocado para download via torrent no 4chan.

São 43 GB de dados. Eles incluem os códigos do Windows XP SP1, do Windows Server 2003 e de outros sistemas operacionais antigos da Microsoft, como o Windows 2000, o Windows NT 4.0 e o DOS 6.0.

Curiosamente, os arquivos também incluem conteúdos com teorias conspiratórias contra Bill Gates. Também está em circulação um pacote menor, com aproximadamente 3 GB, que contém apenas os códigos do Windows XP e do Windows Server 2003.

Outro detalhe que ainda não está claro é se os códigos são completos. De todo, o The Verge sinaliza que o material é legítimo, razão pela qual o vazamento representa um importante problema de segurança.

Primeiro porque os códigos são altamente sigilosos e, por isso, o incidente indica que a vigilância da Microsoft vazou de algum modo. Segundo porque, embora o Windows XP tenha tido o seu suporte descontinuado em 2014, o sistema operacional pode conter códigos que são usados nas versões atuais do Windows, embora o risco de complicações a partir disso seja baixo.

Por ora, a Microsoft informou apenas que está investigando o vazamento. Tudo indica que essa não vai ser uma tarefa fácil: os códigos estão sendo distribuídos agora, mas, aparentemente, hackers estariam compartilhando o material há anos, o que sugere que o vazamento aconteceu há muito tempo e, consequentemente, exigirá uma investigação bastante criteriosa.
Fonte: tecnoblog.net
 
Eu não percebo muito deste assunto, mas quando vejo caixas ATM em manutenção, fico algo apreensivo quando percebo que estão a usar versões antigas do Windows NT (parece-me). A rede SIBS é segura porque usa protocolos de comunicação robustos, e o sistema operativo usado nos terminais ATM não tem influência?
 
Eu não percebo muito deste assunto, mas quando vejo caixas ATM em manutenção, fico algo apreensivo quando percebo que estão a usar versões antigas do Windows NT (parece-me). A rede SIBS é segura porque usa protocolos de comunicação robustos, e o sistema operativo usado nos terminais ATM não tem influência?
Segundo li por aí o sistema operativo dos atm não é o tradicional windows XP que a maioria de nós usou. É uma versão diferente mas que ainda tem suporte da Microsoft. Além disto também li que os sistemas da sibs funcionam em redes separadas das que temos nas nossas casas, mas certamente haverá alguém cá no forum que terá informações mais correctas em relação a isto.
 
E eu pergunto-me se o Windows 10 não tem código do XP, logo podem descobrir vulnerabilidades do primeiro?
 
Última edição:
Back
Topo