1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Colaborar na Magazine. Directrizes aqui.

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Metro, 3 de Abril de 2009. (Respostas: 170; Visualizações: 31698)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Antes de mais, sejam bem-vindos.
    Depois de o nosso número zero ter sido tão bem recebido é altura de mostrar o que toda a comunidade consegue fazer. Para isso contamos com todos.

Antes de lerem o que está a seguir é necessário frisar o seguinte para que não haja qualquer problema. A ZWAME Magazine usa uma licença Creative commons - atribuição-uso não-comercial 2.5 Portugal. Neste caso é para levar mesmo à letra. Não basta parecer. É preciso ser. Com isto quero dizer que qualquer artigo que submetam tem que ser original e se tem fontes devem colocar as fontes sem excepção. O mesmo para as imagens. É impossível para o staff verificar da legalidade de todos os artigos submetidos por isso pedimos que não tomem qualquer atitude que belisque a credibilidade da ZWAME nem de nenhum dos seus membros. Não podemos pedir uma coisa que nós de alguma forma não respeitamos antes.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    LIMITES PARA TEXTOS

Este aspecto é muito importante e o seu não cumprimento mata completamente qualquer artigo submetido.

- Artigos de uma página: 3000 caracteres com espaços incluídos
    - Artigos de duas páginas: 7000 caracteres com espaços incluídos
    - Artigos de três páginas: 10000 caracteres com espaços incluídos
    - Artigos de quatro páginas: 14000 caracteres com espaços incluídos

Antes de submeterem um artigo, tenham o cuidado de usar um corrector ortográfico. Uma forma simples é por exemplo se usam o Firefox e têm a extensão do dicionário de português instalado meterem o artigo no gmail e verificarem se há erros.
    Usem também por exemplo o FLIP online. Lembrem-se que alguém vai ter que ler o que escreveram para rever, mas esse trabalho será tanto mais fácil quanto melhor for o vosso cuidado. Usem frases curtas na redacção dos textos. Usem vírgulas para tornar a leitura agradável. Peçam a alguém para ler em voz alta o que escreveram. Se essa pessoa parar a meio porque não percebeu ou lhe faltou o fôlego é sinal que há ali alguma acentuação que não está correcta. Tenho a certeza que todos querem ver o vosso nick a brilhar nos artigos. Mas para isso precisam mesmo de colocar o vosso melhor em cada artigo.

ESTRUTURA FIXA DA MAGAZINE

- Os responsáveis de cada zona definiram esta estrutura como final.

Separador Hardware
    HARDWARE NOVIDADES --> 3 página
    HARDWARE CONFIGURAÇÕES --> 1 página
    HARDWARE DÚVIDAS E SUPORTE TÉCNICO --> 2 páginas

Digital Life
    5/6 páginas a dividir pelos diversos temas

Windows World
    Destaque Windows --> 2 páginas
    Duvidas e suporte tecnico --> 1 página
    Desktop Modding --> 2 páginas

Linux& nix World **
    Destaque Linux &nix world --> 2 páginas
    Duvidas e suporte tecnico --> 1 página

Apple World
    DESTAQUE APPLE WORLD --> 2 páginas
    APPLE WORLD SOFTWARE --> 1 página
    APPLE WORLD IPHONE --> 1 página
    APPLE WORLD DÚVIDAS E SUPORTE TÉC. --> 1 página

Design e Multimédia
    Destaque design e multimédia --> 1 página
    Tutorial design e multimédia --> 2 páginas
    Fotografia --> 2 páginas

Jogos
    página(s) de destaque + página(s) retrogaming --> 3 páginas (no fundo o retrogaming cobre o espaço que sobrar do destaque)
    páginas PC gaming --> 2 páginas
    páginas Nintendo --> 2 páginas
    páginas Playstation --> 2 páginas
    páginas Xbox --> 2 páginas

Internet Redes e Segurança

Destaque --> 2 páginas
    Artigo --> 2 páginas

Programação
    Destaque --> 1 página
    Tutorial --> 2 páginas

Web Development
    Destaque --> 1 página
    Tutorial --> 2 páginas

Análises, Artigos e Tutoriais
    Destaque --> 2 páginas

Folding/Boinc
    Destaque --> 1 página

Comunidade
    Filmes --> 2 páginas
    Séries --> 1 página
    Geral --> 2 páginas

lan/mettings --> 1 página

A estrutura é a espinha dorsal da revista e não vai sofrer alterações. Mais depressa se corta nos conteúdos do que se altera a estrutura da revista por isso RESPEITEM OS LIMITES que foram definidos e acima de tudo os limites para os artigos.

Nem todos vão concordar com esta divisão mas ter uma divisão é a única forma de garantir o sucesso da ZWAME Magazine. Numas edições vai ser fácil preencher determinados quadros e noutras edições vai ser mais difícil.

RESPONSÁVEIS DE ZONA E EQUIPA

HARDWARE | Madcaddie
    DIGITAL LIFE
    | Fric
    WINDOWS WORLD | Madcaddie
    LINUX/*NIX WORLD | esquiso
    APPLE WORLD | Watermelon
    DESIGN E MULTIMÉDIA | michael c
    JOGOS | Triston
    IRS | amjpereira
    PROGRAMAÇÃO
    | Kayvlim / Armadillo
    WEBDEVELOPMENT | Kayvlim / Armadillo
    ANALISES ARTIGOS E TUTORIAIS | brock
    COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA | Metro
    COMUNIDADE | Silver Wolf

DEVERES DOS RESPONSÁVEIS:

- Em cada edição definir temas para a secção de que é responsável
    - Procurar pessoas interessadas e com potencial para escrever o artigo definido
    - Receber/Filtrar os artigo e fazer uma analise e correcção breve do mesmo em caso de aceitação para publicação

*Outras responsabilidades estão em estudo

EQUIPA DE ADMINISTRAÇÃO

- Chip, Metro

EQUIPA DE COORDENAÇAO
    - amjpereira, brock, Madcaddie, michael c

DIRECÇÃO TÉCNICA E RELAÇÕES PÚBLICAS DA REVISTA

- michael c

EQUIPA DE RESPONSÁVEIS DE ZONA
    - Madcaddie, Fric, esquiso, Watermelon, michael c, Triston, amjpereira, Kayvlim, Armadillo, brock, Metro, Silver Wolf

EQUIPA FIXA DE REDACÇÃO
    - Levantamento em execução

EQUIPA DE DESIGN E PAGINAÇÃO
    - michael c

EQUIPA DE REVISÃO
    -
    TosteX, Watermelon, paperless

COMO SUBMETER ARTIGOS?

- Enviar os artigos para o email: magazine [arroba] zwame [ponto] pt. O título do email deverá conter unicamente a zona e sub-zona da revista a que pertence o artigo. Desta forma é mais fácil fazer a filtragem ao responsável do email.

Como se processa a selecção dos artigos recebidos:

- Vai existir um responsável máximo por este email (ainda por definir) que vai ter a responsabilidade de estar ao corrente de tudo o que é recebido no email e enviar por PM a cada responsável de zona os artigos recebidos. O responsável de zona depois define quais coloca ou não para publicação.

Irá ser feito um manual mais desenvolvido. Quando sair este post será actualizado. Agora, ao trabalho!:)

Este post foi 99,9% feito pelo michael c.
    Thanks michael :)

**
    Pelo esquiso:

Para a próxima edição e para quem quiser contribuir, gostaria de deixar como sugestões os seguintes temas no âmbito da secção de Dúvidas e Suporte Técnico:
    - Kernel Panics
    - Samba

Última edição pelo moderador: 28 de Abril de 2010
  2. Bruno72

Bruno72 Power Member

Jogos e Consolas, aqui vou eu. :)

3. MikeFR

MikeFR Power Member

Se puder, e espero ter tempo, faço um artigo :D mesmo que não seja o escolhido, até pode servir para mais tarde meter aqui no forum (que certamente irei por).

Nestas coisas sabe sempre bem contríbuir, além de ser um garnde prazer :) se precisarem também de alguma ajuda com a revista, para algo em especifico, posso também ajudar.

Cumps.

4. jo_Ny

jo_Ny Power Member

Mas como é ao certo? Os membros escrevem artigos sobre uma secção e depois são escolhidos os melhores? Ou já ha temas pre definidos para cada secção?

5. Braulio Tubarao

Braulio Tubarao Magazine Addicted

Como já tinha falado com o Metro... estou disponível para dar uma vista de olhos a nível gramatical. Qualquer coisa, disponham.

6. X-Blitz

X-Blitz Magazine Addicted

Os artigos que fizermos... podemos publica-los noutro lugar? Ou é só exclusivamente só para vocês?

7. amjpereira

amjpereira Folding Member

Se vai fazer o artigo para outro lado não faz sentido colocar na Magazine, não pretendemos a meu ver criar uma revista com conteúdos "copiados" ou ver exactamente o mesmo artigo noutra revista.

Creio que é fácil de entender que o mesmo artigo em duas revistas vai criar alguns problemas.

8. | Blasted |

| Blasted | [email protected] Member

A bibliografia deve estar incluida nos caracteres máximos do artigo?

Última edição: 9 de Abril de 2009
  9. Melinha

Melinha Power Member

Se precisarem de ajuda a nível de redacção/estrutura/gramatica de textos ou algo que necessitem, se estiver ao meu alcance, poderei ajudar.

10. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

Configurações, I'm in.

11. helius

helius Power Member

reparei agora nesta thread, uma iniciativa de louvar..

gostava de participar com um artigo, mas como a submissão é até dia 12 não acho que consiga elaborar um artigo de qualidade neste curto espaço de tempo.. talvez para a próxima edição :)

cumps

12. ruimoura

ruimoura Power Member

Certo.

13. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Estou um bocado confuso :P Se eu quiser escrever um artigo sobre um filme tenho de escrever 7000 caracteres? Não posso escrever 3000 e outra pessoa escrever outros 3000 para ocupar as 2 páginas com 2 filmes diferentes?

14. amjpereira

A secção de filme tem 2 paginas, mas não quer dizer que entre so um filme, ou que o artigo tenha que ter 7000 caracteres.

Cumprimentos

15. nmat

nmat To fold or to FOLD?

OK. Compreendi mal. Então a ideia é que um artigo de uma página tem de ter 3000 caracteres e um artigo de duas páginas tem de ter 7000 caracteres. O tamanho do artigo fica ao nosso critério, desde que não exceda o número de páginas reservado a cada tema. É isto?

Sendo assim acho que essas duas páginas de cinema podiam passar a ser música/cinema. Na minha opinião umas reviews de álbuns e concertos não ficavam nada mal...

16. amjpereira

A parte de filme não se reduz apenas a analises, tens artigos de opinião, lançamentos tanto em DVD como em brevemente no cinema, entre uma infinidade de outras possibilidades ;)

Cumprimentos

17. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Certo. Eu não queria reduzir o cinema apenas a análises de filmes, foi só um exemplo, até porque gostei bastante de ler o artigo sobre edição que veio na primeira revista.
    A minha sugestão era no sentido de englobar também outras artes, mas isso já são vocês que decidem... De qualquer maneira obrigado pelos esclarecimentos, se eu tiver tempo talvez escreva qualquer coisa.

18. amjpereira

É devido a existirem outros assuntos que existe também a área de

Séries --> 1 página
    Geral --> 2 páginas

Em que no geral o tema não está restringido a um sub-fórum, mas pode ser qualquer assunto (agradecia que deixassem o futebol, e o babes de fora) daquela zona.

Cumprimentos

19. ScapeGoat

ScapeGoat I'm cool cuz I Fold

Se precisarem de alguém para traduzir de inglês para português ou vice versa mandem PM. Eu mando credenciais ;)

Quanto ao artigo, tentarei escrever um ou sobre filmes ou PC Gaming.

O mais importante é não deixarem este projecto morrer!

EDIT: Já agora, existe alguma preferência pelo formato de ficheiro do artigo?

Última edição: 9 de Abril de 2009

Partilhar esta Página