Colaborar na Magazine. Directrizes aqui.

Boas pessoal

Posso ajudar em traduçoes PT-ING e vice-versa, tratar de artigos na area Playstation e Windows 7.

Como não sei muito bem como começar, digam qualquer coisa, o que tenho de fazer?

Cumpz
 
Há temas a precisar de desenvolvimento?
Area preferencial: Windows ( 7 );
Se for preciso posso tentar escrever sobre outras áreas, é uma questão de saber qual é o tema.
 
É estranho nunca mais ter havido qualquer informação acerca da Magazine.

Eu quero ajudar na próxima edição, para ocupar o tempo nestas férias...:D
 
Já estou a escrever um tema para a area de jogos. Espero que não haja problema.

Pelo que entendi, terá que ser o Triston (Responsavel pela secção jogos) a definir os temas.

Eu estava a escrever acerca do jogo em desenvolvimento: Fallout New Vegas (Obsidian Entertainment/Bethesda).

Deverei continuar até receber uma resposta? Ou parar?
 
Última edição:
Vamos por partes para tentar explicar.
A revista tem os responsáveis por cada zona. Quando chega a hora de pensar num numero novo da revista, os responsaveis reúnem e discutem sobre o tema principal da revista. Alguns textos tem de estar de acordo com o tema principal. E esses textos são escritos directamente pelos responsáveis ou por outros users normalmente a pedido.
De resto, há imensos textos que não tem nada a ver com o tema principal. são textos enviados por users que podem encaixar-se em muitos sítios.
Se estás a fazer um texto, envia sem medo para o mail da magazine. Ele será analisado e se aprovado, corrigido e paginado para entrar numa revista futura.
Repara numa coisa. Se tivéssemos imagina 20 textos por mês, a revista não demoraria tanto tempo a sair pois tínhamos material disponível para trabalhar (isto na teoria pois há coisas que fogem ao nosso controle, como a disponibilidade dos paginadores, revisores, etc.).
Basicamente, o que eu quero dizer é que sintam-se à vontade para escrever e enviar os textos. Quantos mais melhores ;)
 
Vamos por partes para tentar explicar.
A revista tem os responsáveis por cada zona. Quando chega a hora de pensar num numero novo da revista, os responsaveis reúnem e discutem sobre o tema principal da revista. Alguns textos tem de estar de acordo com o tema principal. E esses textos são escritos directamente pelos responsáveis ou por outros users normalmente a pedido.
De resto, há imensos textos que não tem nada a ver com o tema principal. são textos enviados por users que podem encaixar-se em muitos sítios.
Se estás a fazer um texto, envia sem medo para o mail da magazine. Ele será analisado e se aprovado, corrigido e paginado para entrar numa revista futura.
Repara numa coisa. Se tivéssemos imagina 20 textos por mês, a revista não demoraria tanto tempo a sair pois tínhamos material disponível para trabalhar (isto na teoria pois há coisas que fogem ao nosso controle, como a disponibilidade dos paginadores, revisores, etc.).
Basicamente, o que eu quero dizer é que sintam-se à vontade para escrever e enviar os textos. Quantos mais melhores ;)

Ahh... Compreendi mal.

Vou acabar o meu texto e enviar, acho que é bom o suficiente para ter um espacinho :D

Cumprimentos. ;)
 
Limites para uma página: 3000 caracteres.

Mas tipo... é o limite, posso fazer 2500, por aí fora, né? (até 3000)

A ideia é que fique o mai próximo possível desse número ou de 6000 caracteres se for um artigo de duas páginas. Se tem imaginemos 3200 caracteres não vai caber numa página e uma segunda página fica apenas com um pequeno espaço ocupado.
 
Exacto convém não passar muito acima, nem ficar muito abixo, do limite. Para aí +/- 5% de variação dos limites não Metro? (ou será mais 3% xD)
 
Boa noite

A Zwame Magazine foi criada há aproximadamente um ano. Nesse ano foram lançados 5 numeros desta magazine. É um projecto nascido no seio do staff da Zwame, mas que se tem expandido de alguma forma para a sua comunidade, alargando a rede de colaboradores.
A magazine não é feita pelo staff da Zwame. A magazine é feita por toda a Zwame para toda a Zwame. É feita por todo e qualquer um de nós, porque todos aprendemos com a partilha de informação que é diariamente colocada nesta comunidade. Apenas a reflectimos posteriormente para outro formato, outra expressão. Mais desenhada, mais formal, mais elaborada.
A Zwame Magazine é isso. Uma compilação do que melhor se faz, se testa, se partilha, se escreve nesta comunidade.

É este o primeiro desafio que vos colocamos. Após um ano de edições, 5 números depois, o que acham da Magazine? O que melhoravam? O que pretendem ver em futuras ediçòes? Entrevistas? Reviews? Artigos de Opinião? Qual o artigo que mais vos interessou? E o tema?

No entanto, temos a real noção de que é difícil acompanhar toda esta informação. Daí que mais uma vez vimos apelar à participação da comunidade na elaboração da magazine. Mas vamos fazê-lo de forma diferente.

Começamos na edição nº 4 uma nova abordagem: Definimos um tema principal, que será capa da magazine, e abordaremos vários aspectos sobre esse assunto. Na Magazine #4 abordamos a temática da Segurança da Informação e identificamos diferentes perspectivas sobre o assunto. Uma entrevista com um conceituado analista de segurança e criptógrafo, perspectivas sobre a segurança na Web, alguns utilitários e ferramentas de segurança....
Obviamente não nos cingimos a um só tema: havendo pertinência e interesse, todo e qualquer artigo poderá ser publicado. Não restringimos a participação da comunidade.

Na magazine #5 iremos abordar a temática dos HTPC's e Mediacenter's. Será este o assunto base e sobre o qual versarão vários artigos. Nesse sentido, apelamos à vossa colaboração e participação na magazine.



== Directrizes ===
Adaptado do Post Original
Licença:

Antes de lerem o que está a seguir é necessário frisar o seguinte para que não haja qualquer problema. A ZWAME Magazine usa uma licença Creative commons - atribuição-uso não-comercial 2.5 Portugal. Neste caso é para levar mesmo à letra. Não basta parecer. É preciso ser. Com isto quero dizer que qualquer artigo que submetam tem que ser original e se tem fontes devem colocar as fontes sem excepção. O mesmo para as imagens. É impossível para o staff verificar da legalidade de todos os artigos submetidos por isso pedimos que não tomem qualquer atitude que belisque a credibilidade da ZWAME nem de nenhum dos seus membros. Não podemos pedir uma coisa que nós de alguma forma não respeitamos antes.

LIMITES PARA TEXTOS


Este aspecto é muito importante e o seu não cumprimento mata completamente qualquer artigo submetido.

- Artigos de uma página: 3000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de duas páginas: 7000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de três páginas: 10000 caracteres com espaços incluídos
- Artigos de quatro páginas: 14000 caracteres com espaços incluídos

Antes de submeterem um artigo, tenham o cuidado de usar um corrector ortográfico. Uma forma simples é por exemplo se usam o Firefox e têm a extensão do dicionário de português instalado meterem o artigo no gmail e verificarem se há erros.
Usem também por exemplo o FLIP online. Lembrem-se que alguém vai ter que ler o que escreveram para rever, mas esse trabalho será tanto mais fácil quanto melhor for o vosso cuidado. Usem frases curtas na redacção dos textos. Usem vírgulas para tornar a leitura agradável. Peçam a alguém para ler em voz alta o que escreveram. Se essa pessoa parar a meio porque não percebeu ou lhe faltou o fôlego é sinal que há ali alguma acentuação que não está correcta. Tenho a certeza que todos querem ver o vosso nome a brilhar nos artigos. Mas para isso precisam mesmo de colocar o vosso melhor

ESTRUTURA FIXA DA MAGAZINE


- Os responsáveis de cada zona definiram esta estrutura como final.

HARDWARE
* Novidades
* Configurações
* Dúvidas e suporte técnico

DIGITAL LIFE



WINDOWS WORLD
* Destaque Windows
* Duvidas e suporte técnico
* Desktop Modding

LINUX & NIX WORLD

* Destaque Linux &nix world
* Duvidas e suporte tecnico

APPLE WORLD

* Novidades
* Software
* Iphone, Ipod e Ipad
* Dúvidas e suporte técnico

DESIGN E MULTIMÉDIA
* Destaques
* Tutoriais
* Fotografia

JOGOS
* Retrogaming
* PC gaming
* Nintendo
* Playstation
* Xbox

INTERNET, REDES E SEGURANÇA

* Notícias
* Equipamentos
* Dúvidas e Tutoriais

PROGRAMAÇÃO e WEB DEVELOPMENT
* Destaque
* Tutorial


COMUNIDADE
* Filmes
* Séries
* Geral
* Opinião

EVENTOS ZWAME

A estrutura é a espinha dorsal da revista e não vai sofrer alterações. Mais depressa se corta nos conteúdos do que se altera a estrutura da revista por isso RESPEITEM OS LIMITES que foram definidos e acima de tudo os limites para os artigos.

Nem todos vão concordar com esta divisão mas ter uma divisão é a única forma de garantir o sucesso da ZWAME Magazine. Numas edições vai ser fácil preencher determinados quadros e noutras edições vai ser mais difícil.

COMO SUBMETER ARTIGOS?

- Enviar os artigos para o email: magazine [arroba] zwame [ponto] pt. O título do email deverá conter unicamente a zona e sub-zona da revista a que pertence o artigo. Desta forma é mais fácil fazer a filtragem ao responsável do email.

Como se processa a selecção dos artigos recebidos:

- A equipa de coordenadores tem a responsabilidade de estar ao corrente de tudo o que é recebido no email e colocar em local apropriado e disponível a cada responsável de zona os artigos recebidos. O responsável de zona depois define quais coloca ou não para publicação.

EQUIPA ZWAME MAGAZINE

EQUIPA DE ADMINISTRAÇÃO
- Chip, Metro

EQUIPA DE COORDENAÇAO
- amjpereira,, Madcaddie, eXcept

DIRECÇÃO TÉCNICA E RELAÇÕES PÚBLICAS DA REVISTA
- michael c

EQUIPA DE DESIGN E PAGINAÇÃO

- michael c , X-Blitz


A minha caixa de PM's, assim como as do Madcaddie e do amjpereira estão também abertas a dúvidas e sugestões que queiram colocar.

Contamos convosco.
 
É este o primeiro desafio que vos colocamos. Após um ano de edições, 5 números depois, o que acham da Magazine? O que melhoravam? O que pretendem ver em futuras ediçòes? Entrevistas? Reviews? Artigos de Opinião? Qual o artigo que mais vos interessou? E o tema?

Honestamente? Nada...

A Zwame Magazine está perfeita assim como está, revelando e informando acerca do mundo tecnológico moderno numa forma simples e elegante, sinceramente é uma magazine como nunca antes vista, dando a liberdade e escolha á comunidade se a mesma quiser se ver publicada!

Foram estes pontos que fizeram a Zwame Magazine tão bem aceite, e tão descarregada. Tem um design amigável e elegante, dispondo a informação em várias maneiras.

A palavra da Magazine é que não está muito bem espalhada... A Magazine deveria ser mais conhecida entre a comunidade, a Zwame Magazine #4 teve infelizmente muita pouca informação, até excluindo completamente a área "JOGOS"... Suponho que isso se deveu a muitos poucos artigos enviados, ou até nenhum...

Pelo que li, a próxima magazine sairá em Junho.
A próxima sai em Junho.

Temos que ter algo da parte dos jogos sem dúvida.


Se a apelação á comunidade for aumentada, muitos mais artigos serão enviados, nem que a apelação seja uma mensagem numa simples assinatura.

Cumpz
 
Concordo contigo. Acho que a Magazine não devia mudar nada. A única coisa que podia ser acrescentada seriam algumas reviews por cada área (duas, três, dependendo do que fosse publicado na secção "Análises, Artigos e Tutoriais" e dos planos para essa edição) para dar mais sumo á revista :D

Da minha parte, estou disponível para tratar qualquer assunto relacionado com o mundo PC (Windows, Hardware, whatever), com Televisão e IPTV, e Digital Life (Home Cinema apenas).

Qualquer coisa é só pedir; no entanto, estou também a tratar de fazer artigos.

:p
 
Back
Topo