1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Colectânea de erros/soluções comuns

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por goobie, 6 de Novembro de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 1052)

1. goobie

goobie Power Member

Pode parecer um quanto exagerado mas axo que seria algo a pensar, ir preenchendo "uma bíblia" com problemas que surgem a toda a hora que têm uma solução "não muito complicada"...

Deste modo, lanço aqui o desafio, coloquem em baixo as situações caricatas que o vosso PC já vos criou.

Eu comprometo-me por ir actualizando a lista com as diversas situações.

Isto pode dar muito jeito mesmo ao pessoal aqui do forum se cada um der um pequeno contributo.

NB: Tentem ser sintéticos, e com algum cuidado na escrita, só para ficar mais "limpo".

Para organizar um pouco utilizem este estilo:

SO: Sistema operativo
    Situação: Texto
    Solução: Texto (por exemplo: necessário formatar, substituir hardware, susbtituir ficheiro danificado, instalar actualização "x", etc)

Última edição: 6 de Novembro de 2006
  2. goobie

goobie Power Member

Lista de problemas/soluções

Esta lista está em constante actualização, participe:

SO: Qualquer um
    Situação: PC não liga depois de forte trovoada.
    Solução: No meu caso, que estava a reparar o pc de um amigo meu, foi a board. A fonte está boa..teoricamente o "raio" entrou pela casa....foi ao modem...o modem estava conectado pelo PC via USB e reparei que as resistências "SMD" dos USB's da board estavam todas esturricadas. Podia tb ser da fonte...
    - Na maioria dos casos é só a board e o modem que se perde, conheço várias pessoas a quem aconteceu e foi sempre assim.

SO: Windows XP
    Situação: Quando faço [ctrl]+[alt]+[del] não aparece o gestor de tarefas do windows, surge uma mensagem de erro.
    Solução: Vá a INICIAR > EXECUTAR… (introduza o seguinte texto):
    REG add HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System /v DisableTaskMgr /t REG_DWORD /d 0 /f

Situação: Comprei um monitor TFT usado mas como não trazia cabo comprei um na loja da esquina, o problema é que a imagem não aparece nítida.
    Solução: A qualidade do cabo faz diferença na qualidade de imagem... adquiri um cabo melhor (consequentemente mais caro) e a imagem ficou normal.

Situação: Estava a jogar e de repente fiquei sem imagem no monitor mas o pc continuava a funcionar, fiz [reset] e continou marado. Mais tarde liguei o PC e já dava imagem, mas passado um tempo o PC ficou outra vez sem imagem!
    Solução: Problema de sobreaquecimento, veja se o cooler tem pó. Se depois de limpar continuar na mesma talvez seja hora de comprar um novo cooler. Ou uma nova gráfica.

Situação: Trata-se dum problema (mais um..) dos drivers/software das audigy.. Às vezes só dão as colunas da frente das minhas 7.1.
    Solução: Abrir o controlo do EAX e no CMSS 3D, ajustar o Foco de Stereo. Por vezes ele altera-se sozinho e envia "todo o som" para as colunas posteriores.

Situação: Trata-se dum problema (mais um..) dos drivers/software das audigy.. Às vezes só dão as colunas da frente das minhas 7.1.
    Solução: Abrir o controlo do EAX e no CMSS 3D, ajustar o Foco de Stereo. Por vezes ele altera-se sozinho e envia "todo o som" para as colunas posteriores.

Situação: PC desliga totalmente, ao fim de um tempo a funcionar.
    Solução: Verifique as temperaturas do sistema na bios, ou utilizando um software apropriado. Se estiver acima do normal, retirar o cooler do processador, limpar tudo muito bem e aplicar um pouco de pasta térmica, entre o cooler e o processador (existem técnicas para aplicar a pasta térmica, informe-se primeiro)

Situação: Um PC vai a uma loja para substituição de board, quando vai a experimentar o dito cujo, o DVD-ROM funciona mas não lê!!
    Solução: Aconteceu num caso em que tinha apenas um gravador de CD/DVD.
    Quando colocava um disco para ler, a drive não fazia nada, apenas abria e fechava (não rodava ao fechar para tentar ler o CD/DVD). O que se passava era que técnico que reparou o PC ligou a drive à segunda saída da fita que vai ligar à board, deixando um encaixe vaizio pelo meio. Mudei para a outra entrada e funcionou.

Participem...

Última edição: 9 de Novembro de 2006
  3. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Sistema Operativo:Qualquer um
    Sintoma: PC não liga depois de forte trovoada.
    Solução: No meu caso, que estava a reparar o pc de um amigo meu, foi a board. A fonte está boa..teoricamente o "raio" entrou pela casa....foi ao modem...o modem estava conectado pelo PC via USB e reparei que as resistências "SMD" dos USB's da board estavam todas esturricadas. Podia tb ser da fonte...

Boa iniciativa..

Depois vou dando mais...

4. goobie

goobie Power Member

Situação: Quando faço [ctrl]+[alt]+[del] não aparece o gestor de tarefas do windows, surge uma mensagem de erro.
    Solução: Vá a INICIAR > EXECUTAR… (introduza o seguinte texto) :
    Código:

REG add HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System /v DisableTaskMgr /t REG_DWORD /d 0 /f

5. Porto

Porto Power Member

So para dizer k axo este topico uma exelente ideia e k deveria estar em inamovivel.
    Para nao estar so a dar a opinião, vou por uma coisa k kostuma acontecer aki:

SO: Windows XP(não sei acontece nos outros)
    Situação: Trata-se dum problema(mais um..) dos drivers/software das audigy.. As vezes so dão as colunas da frente das minhas 7.1.
    Solução: Abrir o controlo do EAX e no CMSS 3D, ajustar o Foco de Stereo.

Explicação: Não tem acontecido, mas por vezes ligava as colunas e punha um som ou ia jogar ou ver um filme e so estavam a dar as colunas da frente.. eu ia ver se tinha definido os altifalantes pa 7.1, no software da Audigy 2zs e no do Windows, etc.. e tava tudo bem. A soluxão era desinstalar o software da Audigy e voltar a instalar e fikava tudo bem. Um dia voltou a acontecer o mesmo e fui ao sitio k vos dixe na soluxão, e deparei-me com o Foco de Stereo todo puxado para as colunas posteriores... Não sei pk mas as vezes acontece isso e tenho de ir la por normal.. Mas enfim, é mais um bug do software/drivers das Creative k ja a muito nos habituamos. lol

cumprimentos

6. kitty

kitty Power Member

SO: windows xp pro
    SITUAÇÃO: pc desliga totalmente, ao fim de um tempo a funcionar.
    SOLUÇÃO: retirar o cooler do processador, limpar tudo muito bem e aplicar um pouco de pasta térmica, entre o cooler e o processador.

7. ipoya

ipoya Power Member

Situação: Um PC vai a uma loja para substituição de board, quando vai a experimentar o dito cujo, o DVD-ROM funciona mas não lê!!
    Solução: Aconteceu num caso em que tinha apenas um gravador de CD/DVD.
    Quando colocava um disco para ler, a drive não fazia nada, apenas abria e fechava (não rodava ao fechar para tentar ler o CD/DVD). O que se passava era que técnico que reparou o PC ligou a drive à segunda saída da fita que vai ligar à board, deixando um encaixe vaizio pelo meio. Deve ligar à saída mais próxima se só tiver uma drive por fita.

Isto está certo? Sempre me ensinaram a ligar um em cada ponta para o excedente não servir de "antena" e atrair ruídos.

8. goobie

goobie Power Member

Não posso afirmar com certezas que seja uma regra, naquele caso funcionou.

Se alguém por aki souber como funciona na realidade, que diga da sua justiça (o ppl agradece).

Partilhar esta Página