Análise Colete Simulador.

Mr.Henrique

1st Folding then Sex
Introdução

O que cativa mais os jogadores? Serão os gráficos? A jogabilidade? A diversão? Ou o realismo?
Foi talvez a pensar que seria a combinação perfeita entre realismo e a diversão que mais cativa os jogadores que foi criado este colete simulador.
Apresentado na CES 2008, este colete tem como objectivo simular, de uma maneira suave obviamente, os ataques recebidos durante as nossas sessões de gaming.
Mas será que vale a pena dar cerca de 150 euros por este curioso e diferente gadget?
Leiam a review para saber a resposta.


Embalagem e conteúdo

Bem este colete chegou as minhas mãos numa caixa perfeitamente normal. Nada de “enfeites” por aí além como em certos produtos designados premium.

3rdspacefpsgamingvest_1.jpg


3rdspacefpsgamingvest_2.jpg

Mas como todos nós sabemos o que está dentro da caixa, isto foi só para ocupar mais algumas linhas de texto. Vamos agora ver o que realmente importa, o conteúdo.

3rdspacefpsgamingvest_4.jpg


Na foto acima vemos o conteúdo da embalagem. O pequeno bloco preto é o compressor que vai permitir que o ar seja bombeado para o colete de modo a simular os ataques e tiros. Mais a frente na review vamos olhar melhor para este componente.
Depois temos o cabo USB, uma edição especial do Call of Duty 2, pronta para este colete. No cd branco jogo para teste, o Incursion.
Na pequena caixa branca temos o transformador do compressor e ao lado dois manuais.
Falta aqui o colete obviamente, gosto de deixar o melhor para o fim, cria expectativa.


O Compressor

Peça fundamental neste colete, o compressor é talvez o que nos vá causar mais dor de cabeça. Além de fazer um ruído bastante razoável (quando o motor dispara para bombear ar para o colete), têm também sido reportados casos na Internet em que o alimentador do compressor não funciona. Porém tivemos sorte com este sample, e a pequena caixa preta portou-se bem ao alimentar o colete.
Vamos agora ver fotos do seu exterior.

3rdspacefpsgamingvest_6.jpg


Frontal do compressor, onde se visualiza a saída para o cabo que liga ao colete.
3rdspacefpsgamingvest_5.jpg


Numa linguagem informal:”Compressor de pernas para o ar.”

3rdspacefpsgamingvest_7.jpg

Uma das duas ventoinhas do compressor.

3rdspacefpsgamingvest_8.jpg



Traseira do compressor onde se visualiza a entrada para o alimentador, o botão “on-off” e a segunda ventoinha.


O Colete Simulador

Finalmente pensam vocês, está aqui o colete simulador. Vou aqui comentar o seu exterior e deixar a sensação in-game para daqui a uns parágrafos.

3rdspacefpsgamingvest_3.jpg


O colete é constituído por 4 fechos digamos assim. O fecho éclair que tem umas proporções razoáveis, os dois apertos do peito e ainda o velcro que tem na zona dos ombros. Tudo isto para ficar bem apertado, de forma a podermos maximizar a sensação que ele nos tenta transmitir.

Contudo penso que poderiam ter sido usados melhores materiais na sua confecção. O colete aparenta alguma fragilidade na zona das costuras e vê-se que as linhas estão em esforço devido ao peso do próprio (cerca de 2,5kg). Mais fotos?

3rdspacefpsgamingvest_9.jpg


É grande este sample. L/XL para jogadores com músculo. Lamento desiludir também as pessoas que pensavam que o colete poderia ir à máquina depois daquelas sessões de gaming onde entornamos a coca-cola, após termos falhado aquele disparo que ninguém falha.

3rdspacefpsgamingvest_12.jpg


Pormenor da pequena caixa que recebe o ar e onde se liga o USB. Apesar de pouco, esta parte do colete aquece ligeiramente, mas não ao ponto de incomodar.

3rdspacefpsgamingvest_13.jpg


Macro do cabo que liga ao compressor. É preciso alguma força para o conectar de forma a ficar bem seguro.
Quando tal acontece o encaixe faz um pequeno som a avisar que está bom e pronto a jogar.

3rdspacefpsgamingvest_14.jpg


A parte de trás do colete e o cabo que liga ao compressor. Não é muito grande mas penso que chega. Infelizmente esqueci-me completamente de o medir e quando escrevia isto já estava tudo embalado.

3rdspacefpsgamingvest_10.jpg


Ora estão a ver as pequenas circunferências desenhadas, com imensa arte, no paint? São o sítio de onde vai sair a pressão quando levarem um tiro. São ao total 8, divididas da seguinte forma: 4 atrás e 2 de cada lado na frente.

3rdspacefpsgamingvest_11.jpg


Posição dos “pontos de pressão” na zona da frente. No outro lado a posição é exactamente a mesma.


Sensação In Game

Bem, confesso que foi bastante “complicado” pôr isto a funcionar. Testei com o Combat Arms, COD2 oferecido no Bundle e o Half Life 2 Episode One. Apesar de serem reconhecidos pelo programa do colete, não sentia nada.
Até que instalei o Windows XP 32bits e o jogo oferecido no bundle, o Incursion.
E foi aí que finalmente o colete funcionou.
Devo dizer que é extremamente divertido jogar com ele. No jogo Incursion houve alturas em que o compressor não parava de bombear ar devido à actividade in-game.
Concluí então que este colete, na minha opinião, é mais para a vertente diversão do que propriamente para o realismo. As “picadas” que recebemos quando levamos um tiro não doem, mas provocam um ligeira sensação comparável a cócegas.

De notar que mesmo com os headphones conseguia ouvir o compressor a trabalhar. Sem headphones ouvem-se ainda uns pequenos sons produzidos pelo colete aquando da compressão do ar.


Conclusão

Ora vamos lá concluir isto. O conceito do colete é bom mas ainda precisa de ser trabalhado. O apoio a nível de software/drivers ainda é fraco e pelo que pesquisei há muitos jogos que apesar de serem listados como compatíveis não funcionam devidamente.

Não consegui simular nada no Windows Vista x64. Achei o compressor demasiado ruidoso e para um produto de 150€ deveria ter melhor qualidade de construção.

Porém é um produto extremamente divertido e viciante, apesar do jogo Incursion ser graficamente “do século passado” conseguiu-me prender durante algumas horas devido as “cócegas” provocadas pelo colete.

Na minha opinião ainda precisa de “crescer”. É um produto relativamente recente e por isso ainda não está tão bem desenvolvido como devia.

Numa escala de 0 a 10, dar-lhe-ia um 6.5.


Prós:
+ Bom Conceito.
+ Extremamente divertido
+ Viciante.

Contras:
- Fraco software e falta de suporte pela marca.
- Drivers não compatíveis com o Vista X64.
- Compressor Ruidoso.


Notas Autor: Gostava de agradecer ao Marco André, a oportunidade de fazer review a este produto. E pedir desculpa aos users que tão ansiavam por esta review que nunca mais chegava.

Obrigado e bons jogos.
 
boa review ;)

mas nao me vejo a jogar com uma coisa desses....(se os meus pai me vissem com isso, pensavam que eu estava maluquinho de certeza :D)

deve ser engraçado, mas penso que os 8 "pontos de pressao", sao poucos :)
 
Como já referi no outro topico, é engraçado e algo que sou capaz de comprar, no entanto não agora e ao preço que está.

De certeza que vai ser aperfeiçoado em todos os aspectos, portanto quando entrar em grande, ai sem duvida que compro um.

Também gostava de testá-lo antes de o comprar, será que na feira de electrónica na Fil vão fazer apresentação?
 
Back
Topo