Colisão de dados numa LAN

Cabalo

Power Member
Olá!

Tenho aqui em casa 3 PC's ligados em rede através de um HUB. Um deles partilha a internet para os outros dois, e aqui está tudo bem.

Ora, o meu problema, é que a transferência de FICHEIROS entre eles está muito lenta, porque eu quando tinha apenas 2 pcs ligados entre si por cabo crossover, era bem mais rápido.

Reparei também que quando estou a transferir ficheiros entre eles, a luzinha de colisão pisca no hub, o que me parece ser a fonte do problema...

Alguém me pode explicar como optimizar esta ligação? já li muita coisa neste fórum, mas mesmo assim não tou a ver a solução.

Uso Windows XP Pro nas 3 máquinas.
 
Ja tive algo parecido quando tinha 2 pc's por crossover
um deles a partilhar net por (ICS... q usa gama de ip 192.168.0.x),
o problema desaparecia quando configurava outros ips nos PC's ( 10.0.0.x ou etc) e passei a fazer partilha de net por outro programa dedicado (ja n me lembro)... foi uma solução, mas nunca me deu para descobrir a causa do prob...

Mas isso pode ser tão simples como um CAbo ou Hub estragado..
 
Originally posted by Cabalo

Alguém me pode explicar como optimizar esta ligação? já li muita coisa neste fórum, mas mesmo assim não tou a ver a solução.


Substitui o HUB por um Switch...

A diferença entre eles é precisamente essa...
 
calma la nao acredito que duas maquinas te causem colisões suficientes para te meter a rede no chão, ainda a nao muitos anos a rede da minha empresa se baseava em hubs e embora nao ideal akilo aguentava-se,

num segmento de rede normal (ethernet) so podes ter um pacote a viajar na rede, ora num hub que basicamente e um repetidor electrico pode acontecer que duas placas de rede enviem ao mesmo tempo um pacote, quando isso acontece tens uma colisão, as placas para evitar nova colisão tem um algoritmo que correm de forma a nao enviar novamente o mesmo pacote ao mesmo tempo, mas no proximo pacote tal pode acontecer, o algoritmo so e executado em caso de colisão.

ora num caso normal de exesso de colisões pode significar um cabo de rede mal cravado, com mau contacto, ou a sofrer uma intreferencia qualquer, lembro que o utp e praticamente uma antena e sofre indução muito facilmente seja do que for, nao pode portanto passar perto de ups's, colunas, cabos electricos frigorificos etc etc etc.

sugiro portanto que olhes para a cablagem ou para algum problema a nivel de uma placa de rede.

com um crossover feito como deve de ser as placas entram em full duplex (signific a que tem canais independentes para tx e rx) e como tal nao ocorrem colisões, se tiverem colisões com um cabo crossover e porque este esta mal feito.
 
obrigado pelos vossos esclarecimentos, mas não tou a ver ainda onde possa ser o erro...

tafinho: os cabos têm 1 metro, 5 metros e outro 15 metros. os problemas que tive são genéricos entre eles, e até no de um metro ocorrem...
quando não estou a transferir ficheiros, as luzes de link estão fixas ou piscam rapidamente quando estou na net...
palpita-me que não seja dos cabos...
não sei se ajuda, mas o hub é um Surecom etherperfect 50sst...

entretanto li algures que se se desligar as autenticações nas propriedades, a ligação melhora... no entanto não queria já estar a mexer nisso, porque se as autentificações estão ligadas, por alguma razão será...
 
podes ter tido um azar descomunal e as placas terem tentado transmitir ambas um pacote ao mesmo tempo, ter dado colisão -> exponential backoff , e ficaste com a rede lenta...

como já disseram também acho MUITO estranho que com 2 máquinas existam colisões...de qualquer forma os Hub's estão um pouco ultrapassados :) troca isso por uma bridge ou por um switch (basicamente é uma bridge melhorada) que se for das colisões deixas de ter os problemas pois eles isolam os domínios de colisão em cada segmento de rede
 
tal como o tafinho disse... muda o hub, compra um switch.

O comprimento de cabo nao se pode considerar que seja grande... as normas ethernet II falam no max de 100m entre regeneradores (hub,switch). A nao ser que estejam mal feitos... maus contactos..etc
 
entre activos de rede o comprimento minimo são 2 metros



claro quer nao significa que um cabo de 1 metro nao funcione mas se quiserem estar de acordo com a regra é assim

o que nao sei é se este comprimento nao varia conforme a qualidade do cabo .... cat 5 , 5e e 6 nao sei se terão comprimentos difrentes minimos

o max normalmente sao os 90 100 metros

o min 2 metros

tanta colisão e estranho

tb pode estar a acontecer teres uma placa avariada e estar a encher-te a rede de lixo a mim ja aconteceu
 
Mas o que eu acho estranho é que enquanto está a fazer o gateway da internet, não há colisão, apenas quando há transferência massiva de dados, o que me leva desde o principio a crer que seja problema de configuração da rede e não problemas "físicos" de hardware...
Se houvesse colisão de dados relacionada com problemas de hardware, ele não se manifestaria mesmo logo quando tivesse de transferir dados só da mera navegação na net?
Tou mesmo confuso, é que quando tinha os dois pcs ligados por crossover era limpinho...
 
Back
Topo