Colocar as características ISO, velocidade etc na fotografia ao tirar...

trovial

Power Member
Pois é...


Sou fotógrafo novato e ando a experimentar com diferentes luminosidades , velocidades etc e dava-me um jeitaço
quando chego a casa e analiso as fotos saber com que definições foram tiradas.

Como é que lidam com esta situação?

Não posso ter sido a primeira pessoa a pensar nisso.

Há alguma maneira da máquina colocar as definições na foto, da mesma maneira que coloca a data?
Tenho uma Nikon D3100

:beerchug:
 
Última edição:
Hem? O Windows já faz isso desde o XP... Right click no ficheiro->properties->summary->advanced. Em português não sei como é.
De resto, qualquer visualizador ou editor de imagem decente dá para ver isso. Chama-se EXIF. Por exemplo, eu uso o Irfanview.

Mas se queres que a máquina grave com letras na própria imagem os parâmetros, isso nenhuma faz, nem faria grande sentido...
 
Começa a fotografar em Raw (supondo que ainda não o fazes porque qualquer programa que edite raw diz os settings), depois quando abrires no Photoshop ou lightroom diz logo!

Offtopic, mas foi uma perola que me deu uns minutos de riso:
Estava eu a passar pela worten na quinta e estava um rapaz a olhar para umas Canons dslr, pelo que percebi andava a escolher uma camara, então a conversa foi o seguinte:
Cliente ao olhar para as DSLRs - "ah isso já é muito avançado, e eu não percebo nada de photoshop"
Empregado da worten - "Com uma canon nem precisas de photoshop para nada"

Ri-me bastante com um amigo que tambem anda nestas andanças, até porque o que teve mais piada foi a maneira como ele afirmou isto, quase a rir-se do cliente pensar que era preciso editar as fotos numa DSLR mas super convicto do que estava a dizer.