1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Colocar disco de 120G hitachi num P2 MMX 450

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por guitar_boy, 19 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 18; Visualizações: 900)

1. guitar_boy

guitar_boy What is folding?

Boas, tenho aqui um disco de 120G para por no meu novo servidor, mas o disco não é detectado.. :(

A motherboard é uma DFI P2XBL, o processador é um P2 450Mhz

Alguem me pode dar uma ajuda?

2. R4E

R4E Suspenso

tenta actualizar a bios, mas mesmo assim duvido, deve suportar no max 80gb..

www.google.pt

tenta pesquisar aí;)

fika

3. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

se n der...acho que o melhor que tens a fazer e comprar uma controladora ide ata 133...alem de suportar discos maiores tb tens ganhos em perfomance (ide133)

cumps

4. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

sim, arrancas com a diskete e tens de formatar o disco para a capacidade k kiseres e aplicar, possivelmente presisarás também da diskete de arranke do teu OS para ele aplicar um sistema de ficheiros Fat 32 ou NTSC (como kiseres) mas não te preocupes k não te vai formatar o disco principal

depois arranca e a seguir ào classico award BIOS e passar os testes da mem à de apareçer Ez-Bios a arrancar (ou seja o disco) depois em windows não tens problema tens uma unica partição de 120 GB :)

espero ter ajudado...

nunca usei para discos de 120, o maximo foi 80 GB mas tenho kuase a certeza k dá, pelo menos a ultima versão

5. guitar_boy

Exacto! Mas aqui o problema é outro.. É que eu só tenho um disco de 120GB,não tenho outro principal nem nada... Ou seja, não tenho SO, e pelo que li no site da maxtor, lá diz que é preciso ter outro disco rigido, compreendes a minha duvida?

Gostava de saber se é possivel fazer isso, mas apenas com um disco, o proprio que não é detectado

[[]]

6. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

yah como deves calcular não meti um pentium 120 moddado para amd K6 400 Mhz com um disco de 1,2 GB meti mesmo um de 80 GB a arrancar e não deu problemas, note-se k o limite teorico da BIOS da Mobo era 2 GB ele arrancava com o disco e depois o Ez-Bios arrancava a partição real de 80 GB (o k é muito rapido não te preocupes)

7. guitar_boy

Ok Obrigado man!

Vou tentar fazer isso, se tiver problemas depois se não te importares xateio-te :P

Obrigado[[]]

8. Gkolt

Gkolt Power Member

isso num p2 não dá, a giganteste maioria dos p2 tão limitados aos 32 gigas, existe um jumper no disco no qual te deve dar para limitar o disco pro 32 gigas!

9. guitar_boy

Não funciona num P2, mas funciona num P1 ? ..... :eek:

Não me parece ;)

Parece-me que não percebes-te do que se trata :007:
    Com a ajuda do programa mxblast qualquer motherboard pode detectar um disco maiorzito:
    ;)

Vou experimentar a ver se consigo por isto a funcionar

[[]]

10. Gkolt

Gkolt Power Member

pois, mas se não me engano o mxblast é so para discos maxtor, e o teu hitachi, não sei se dá! mas de qq maneira o limite fisico do p2 é 32 gigas! se conseguires com o hitachi depois diz!

11. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

toda a gente diz sempre isso kuando sugiro este prgm... nunca tive um disco maxtor e uso-o sempre nestes casos :P nunca me deixou pendurado

12. guitar_boy

milagre dos milagres: Comprei um disco IDE de 160 gigas, pus no meu P2, e qual é o meu espanto... Foi detectado!! :joker:

Problema resolvido, já tenho o meu server a bombar! Obrigado a todos

[[]]

13. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

nem foi presiso maxblast?

uau, boa mobo... para a altura/idd que tem :)

14. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

o meu PII 350 numa QDi, com actualizaçao á bios suportou 40gb... mas 80gb nicles:rolleyes: como funciona esse tal programa ? ainda n percebi :sad::sad: digo,a nivel d integraçao no sistema.

15. guitar_boy

Não te posso responder pois não foi preciso usar o tal mxblast...! :)

Já tinha tentado anteriormente com um de 80gigas, depois com este hitachi 120Gigas, e nem tava com esperanças que com este novo seagate que comprei de 160 fosse detectado, até porque não fiz nenhum upgrade da bios nem nada... Foi mais por descarga de consciencia lol

Quanto ao programa o I_Eat_All pode dar-te uma ajuda :) Mas lê como instalar e manusiar o programa, tá tudo lá no site, até teem animaçoes em flash!

Grande motherboard sim senhor ;)

[[]]

16. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

não sou um pro na matéria,mas sei k kuando a BIOS não arranca partições maiores do que X GB, o Maxblast não corrige esse problema, isso só uma actualização de BIOS se existente.

O PC arranca com as diversas partições que a BIOS suporta e depois, e antes do windows arrankar... arranca a partição criada no maxblast pelo Ez-Bios k obriga a haver uma partição unificada para o windows k mais não é que... imagina akele RAID k junta a capacidade de varios discos com o mesmo PCB, é mais ou menos a mesma coisa, o disco para entra em windows com a sua capacidade real apesar de a BIOS não o suportar, é uma espécie de drive virtual, daí o Ez-bios ter de arrancar e correr no background do windows (sem ser uma das tarefas do windows mas sim do proprio DOS (não havendo hipótese de crachar ou ser "terminado" mas ocupa uma certa memória para gestão claro, é sempre melhor ser suportado, o disco não ganha performance a correr nestas condições...

o comentario do raid não é muito bem esgalhado porque esse raid pressupõe discos diferentes o k afecta a continuidade dos ficheiros de um disco para o outro... mas não sei explicar melhor

Última edição: 22 de Fevereiro de 2005
  17. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

Permitam-me discordar de opinioes aqui postadas :P

Ja enfiei com um disco de 80Gb num 386 com o maxblast, levava uma eternidade a calcular o espaço livre ao fazer o celebre comando "dir" mas funcionava :P

18. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

isso também era um exagero tavas a quebrar a barreira dos 528 MB à volta de 150 vezes, logo 150 partições interpretadas pela BIOS o programa para juntar akilo tudo :| à que ver que a nothbridge e a BIOS continuma a tratar os discos como partições separadas apesar de ser uma unidade toda... endereçar esse espaço todo... num 386 :S

No meu pentium já era na boa 10 segundos kuanto muito, e a velocidade não variava de pentium 120 MHz para 400 MHz

Talvez também ajudado por ir a IDE 66, na volta esse 386 ainda tem um canal dos classicos ATA 16 :P

como enches um disco de 80 GB com programas que correm num 386? :D

19. CaRaMeLo

CaRaMeLo Power Member

Epa... pus aquilo porque na altura a unica coisa que funcionava era mesmo o 386 e era necessario para o meu pai trabalhar...
    O programa ocupava cerca de 3gb, logo os discos de 170 e 400 nao davam.
    E la se arrastava co windows 95 com 32mb de ram... Ganda mánica!

Mas nao tinha pensado nisso... o aumento de 150 vezes, ja nem me lembrava do limite dos 528mb. :P

Partilhar esta Página