Artigo/Análise Colocar o zonhub a funcionar só como modem

disco

Power Member
Este artigo foi escrito num outro tópico mas para não se perder no meio dos novos comentários decidi criar um tópico separado.


Em primeiro lugar, seguindo estes passos perderão completamente todas as funções do zonhub, passará a funcionar estritamente como um modem, e caso pretendam utilizar discos usb, print server, não há forma simples de o fazer. Leiam o * no fim.
Configurar tudo por cabo de rede, desligar todos os cabos dos equipamentos ligados ao zonhub deixando só o do pc que vão utilizar para configurar.

Excusado será dizer, que este guia é para ser seguido por quem realmente necessite e sabe do que se trata colocar o zonhub a funcionar só como um modem, e como tal fica à responsabilidade de cada um decidir se o quer fazer. Dito isto:

1. Entrar como admin
Não sei se é mesmo necessário fazê-lo mas aconselho na mesma.
Caso não tenham configurado a conta de admin entrar com o utilizador home, ir a Sistema > Utilizadores e colocar isto no endereço:
Código:
javascript:mimic_button('edit: 1..', 1)
Depois é preciso mudar o nome "admin" para um outro à escolha, como adm, admin1 (tanto faz, desde que fique diferente) e preencher a password desejada. De seguida carregar no OK, fazer logout, fechar o browser completamente, abrir o browser e entrar novamente no zonhub mas desta vez com o utilizador com permissões de admin.

2. Desactivar tudo o que não é necessário para poupar recursos e consequentemente no overhead do router
Serviços > Firewall > Visão Geral
Selecionar Segurança Mínima e depois Aplicar.
Depois ir a Activação de Porta e tirar o certinho das duas caixas que aparecem e carregar em Aplicar.
Desactivar o Zon@fon e a Partilha de média.
ir a Rede Local e desactivar o Wireless, o Armazenamento Partilhado e Impressora Partilhada.

3. Criação da Bridge
Anotar o ip interno do zonhub ou não vão conseguir passar daqui. O por defeito penso que é o 192.168.1.1
De seguida colocar este link no browser:
http://zonhub.home/index.cgi?active_page=page_conn_wizard
Ligação Avançada > Conexão em Bridge de rede > Adicionar uma Nova Rede

E agora a parte mais importante:
Selecionar
LAN Hardware Ethernet Switch e WAN Cable.
E carregar em Próximo Passo. Acho que depois é preciso carregar em Terminar e o router vai reiniciar. Esperem que ele reinicie e confirmem que o IP que será atribuído à vossa placa de rede é um IP da internet, não pode ser nenhum da gama 192.168.x.x. Se não obtiverem o IP é que algo correu mal ou posso ter-me enganado nalgum passo, peço que me enviem uma PM ou respondam no tópico a pedir ajuda.


4. Último passo

Agora têm de mudar o ip da vossa placa de rede para um ip estático dentro da gama do ip do zonhub:

IP: 192.168.1.10
Máscara de Rede: 255.255.255.0
e colocar o ip que anotaram do zonhub no browser e fazer login, por ex:
http://192.168.1.1/

De seguida entrar em:
http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_settings_ra0 e carregar em Desactivar
http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vw0 e carregar em Desactivar
http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vwfon0 e carregar em Desactivar


Agora seguir este link:
http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_settings_br0.
e confirmar se tudo coincide com as imagens. A única coisa que é capaz de estar diferente é o ip que tenho o 192.168.0.1 e onde diz duas portas ligas estar só uma.











Agora é só fazer um reset ao zonhub, desligar o cabo que estavam a usar para fazer a configuração, ligar o zonhub ao novo router e alterar a placa de rede para receber IP e DNS automaticamente. Voilá (;



Se alguém tiver problemas pelo meio, não há stesses, é carregar no reset sempre sem largar até acender várias luzes azuis à frente, e então tirar nessa altura.

NOTA: Não liguar mais de uma porta de rede com dhcp automático ao zonhub, porque a zon só atribui um ip por cliente, e algum dos equipamentos deixará de funcionar, se por alguma razão for necessário ligar um segundo equipamento terá de ser configurado com um ip estático dentro da subnet do zonhub, mas como é óbvio não terá acesso de internet.

NOTA 2: Para manter o IP dentro do intervalo que era atribuído ao ZONHUB e/ou querer fazer o router passar pelo ZONHUB é necessário consultar o endereço MAC em "Sistema > Monitorizar" ou em http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vw0 e depois inseri-lo no router onde diz "MAC Address Clone", ou algo do género. **



*Para os mais entendidos: a única forma que existe para conseguir manter os serviços do zonhub seria conseguir criar uma virtual lan separadas para diferentes portas do zonhub. Pelo que vi, ele é capaz de fazê-lo porque consegue-se desactivar quais portas queremos que o switch controle, mas não é possível criar vlans pela interface que temos acesso, portanto até alguém descobrir como ter acesso ssh, não existe forma de fazê-lo [ou descobrir mais uma página escondida, talvez].


** Claro que para fazer outro router passar completamente pelo zonhub seria necessário interceptar o vendor class do zonhub e inserí-lo no outro router. Só que penso que continuaria a ser impossível porque suspeito que a zon continua a conseguir controlar o zonhub remotamente, da mesma forma que o voip continua a funcionar sem o zonhub ter "internet", logo é impossível fazer outro router passar pelo zonhub eficazmente.


Qualquer dúvida, sugestão só postar que vou tentar ajudar.
 
Última edição:
Antes de mais excelente trabalho :)

Eu também após ter ficado frustrado com o apoio técnico da zon (para que me fizessem o que esta descrito neste topico), ingressei agora na tentiva de obter uma shell usando jtag. Aviso que só deve ingressar por esta via quem perceber minimamente de electrónica visto que poderá resultar em danificar o router.
Aos mais curiosos desafio a pesquisarem por jtag.
A parte complicada deste processo e identificar o pinout correcto visto que obviamente não esta legendado no pcb por razões obvias.

Caso consiga obter uma shell e posteriormente activar o serviço ssh deixarei aqui a minha contribuição.

Deixo um screenshot do pcb que "controla" o router (onde se pode identificar o cpu e a flash).
A vermelho esta o que parece uma porta de consola utilizada normalmente para debug e não deverá permitir o acesso a shell.
A roxo poderá é um exemplo do que poderá ser uma porta jtag (restando descobrir o correcto pinout).

2yuwrgz.png


Na próxima semana, debruçarei-me sobre o assunto :)
 
Eu tenho o ZON HUB de 200MB.
Tentei seguir o tutorial só que não estou a encontrar os seguintes menus:
- Activação de Porta
- Ligação Avançada > Conexão em Bridge de rede > Adicionar uma Nova Rede

Por isto pergunto se existe mais do que um modelo de ZON HUB?
Os prints que expões sobre o teu router não tem nada a ver com o meu!

Obrigado
 
Última edição:
Depois de ires ao enderço aparece a seguinte pagina (as vezes ele volta ao ecrâ de login, fazes login e pões o endereço outravez):
capture1h.png


Escolhes Ligação avançada e depois Bridge de rede:


Proximo passo e por fim escolhes:


Cumps


capture1h.png
 
Mais uma vez obrigado pela tua atenção.

Sempre que acedo ao endereço http://192.168.1.1/index.cgi?active_...ge_conn_wizard e faço login com a nova conta "admin2" que foi criada com o código "javascript:mimic_button('edit: 1..', 1)" em Sistema > Utilizadores, ele entra sempre na pagina inicial normal.
A pagina do teu primeiro print que me envias-te não me aparece !!!????

Sabes o que está a falhar?
 
Última edição:
Devia dar, o link é este:

Código:
http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_wizard
Tal como eu disse atrás, as vezes pões o link vai-te aparecer a pagina de login, fazes o login e voltas a por o link que deve aparecer o wizard.

Cumps
 
Última edição:
Viva mais uma vez,

Consegui por o ZON HUB a funcionar como Bridge (Modem) e liguei o meu Router nele e tudo funcionou correctamente.

Tenho só as seguintes dúvidas:

1-) Houve uma etapa que não cumpri com o teu tutorial que foi a de criar uma nova ligação de Bridge, pois editei antes a existente. Por tal pergunto se tem algum mal?

2-) Após reiniciar o ZON HUB este agora fica sempre com o indicador verde de internet (@) a piscar mas a internet está a funcionar normalmente. Pergunto-te se contigo foi igual?

Obrigado mais uma vez.
 
É devido ao sistema do zonhub está pré-definido para funcionar como router e não apenas como modem, enquanto ele estiver configurado dessa forma essa luz vai sempre piscar.
 
Antes de mais excelente trabalho :)

Eu também após ter ficado frustrado com o apoio técnico da zon (para que me fizessem o que esta descrito neste topico), ingressei agora na tentiva de obter uma shell usando jtag. Aviso que só deve ingressar por esta via quem perceber minimamente de electrónica visto que poderá resultar em danificar o router.
Aos mais curiosos desafio a pesquisarem por jtag.
A parte complicada deste processo e identificar o pinout correcto visto que obviamente não esta legendado no pcb por razões obvias.

Caso consiga obter uma shell e posteriormente activar o serviço ssh deixarei aqui a minha contribuição.

Deixo um screenshot do pcb que "controla" o router (onde se pode identificar o cpu e a flash).
A vermelho esta o que parece uma porta de consola utilizada normalmente para debug e não deverá permitir o acesso a shell.
A roxo poderá é um exemplo do que poderá ser uma porta jtag (restando descobrir o correcto pinout).

2yuwrgz.png


Na próxima semana, debruçarei-me sobre o assunto :)



Boas, se tiveres sucesso partilha aqui porque também estou interessado em saber como corre. Infelizmente não vou-me aventurar nesse campo porque o zonhub nem é meu, não quero lixar o router dos meus pais lol. O que tenho é um netgear porque ainda tenho os antigos pacotes de 20 mbits.


Viva mais uma vez,

Consegui por o ZON HUB a funcionar como Bridge (Modem) e liguei o meu Router nele e tudo funcionou correctamente.

Tenho só as seguintes dúvidas:

1-) Houve uma etapa que não cumpri com o teu tutorial que foi a de criar uma nova ligação de Bridge, pois editei antes a existente. Por tal pergunto se tem algum mal?

2-) Após reiniciar o ZON HUB este agora fica sempre com o indicador verde de internet (@) a piscar mas a internet está a funcionar normalmente. Pergunto-te se contigo foi igual?

Obrigado mais uma vez.


A ligação existente a que te referes como se chamava? vw0 ou já existia uma br0 ??

Tipo, como já disse num outro tópico, se no final resultou, tudo bem! Eu só escrevi as etapas da forma que achei serem mais coerentes e para no final a performance ser a melhor (mesmo que o resultado nem seja visível). Eu só acho que não é necessário dar voltas a mais sem serem precisas, a meu ver o mais lógico é ligar as portas lan directamente ao modem interno, em vez de ligar a outros dispositivos que reencaminham os pacotes para terceiros antes de chegar ao destino final.
 
Última edição:
Então alguem já tinha criado essa ligação?? É porque se ela já existisse, penso que tinha reparado! Aliás, após fazer um reset ao router ao tentar aceder a interface br0 ele diz q esta não existe, portanto ...
 
Alguem sabe como incerir rotas estáticas no ZON HUB, caso seja possivel ?

Não tenho forma de testar qual é a interface correcta porque não tenho acesso ao router neste momento, mas é na que estiver a fazer DHCP.
Entras no respectivo link que está nesta página, http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=511240
e depois vais a Encaminhamento, e adicionas novas rotas à tabela de encaminhamento.

Nunca experimentei static routing no zonhub, mas julgando pelos nomes, é esse o local correcto. (;
 
Última edição:
No Menu “Encaminhamento” da página “Propriedades de LAN Hardware Ethernet Switch” do ZON HUB em http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_settings_eth0 criei uma Rota estática para uma sub-rede que tenho aqui.


A partir do momento que criei a rota estática consegui com que as duas redes começassem a comunicar uma com a outra.


O problema é que a tal sub-rede não está a conseguir comunicar com a internet (o Router que divide as duas redes consegue comunicar com a internet porque o gateway dele configurado é o ZON HUB).


Também tentei inserir a mesma rota na página “Propriedades de WAN Ethernet” do ZON HUB em http://192.168.1.1/index.cgi?active_page=page_conn_settings_vw0 mas não funcionou.

Alguém sabe a solução para este problema?
Obrigados
 
Última edição:
Back
Topo