Artigo/Análise Colocar o zonhub a funcionar só como modem

Boas, queria perguntar, será que posso utilizar este guia para o meu problema com o router Thomson da Meo?

O router funciona mal, além de ter que se abrir portas constantemente, muitas vezes nem consigo abri-las, logo se isto funcionasse com o router da Meo era perfeito visto que já fui cliente Zon e tenho um Zon Hub (2.0 acho eu) em casa.

Vê lá se isto te ajuda:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=667646&page=1
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=642353&page=1
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=642353&page=1
 

Obrigado, eu já sabia que esses guias existiam, mas a minha pergunta mesmo era se em vez de por exemplo, esses routers normais usados nesses topicos, ter o da Zon.

Digo isto, porque pelo que me parece, o Zon Hub parece-me estar extremamente agarrado à rede da Zon, e não se será possivel "desprende-lo". Ou seja ainda não sei nada... :/
 
Modem ZONHUB em modo bridge

Boas

Resumindo o modem tem mais funcões, o que geralmente acaba por sobrecarregar este tipo de produtos... ficando mais lento todo o sistema, quedas de serviço, travas constantes,


Recomendo a todos que tentem colocar o modem em modo bridge somente, e se tiveres um computador antigo nem que seja um pentium 3 com uns 256mb ram e 2gb hdd que instalem um sistema operativo linux como pfSense, que funciona como firewall e dhcp servidor

basta apenas 2 placas de rede ou 3 se utilizarem wifi.

1 placa de rede para WAN
1 placa de rede para LAN com fio
1 placa de rede wireless se tiverem outros periféricos wifi.

Outra coisa as operadoras não utiliza conexão https para se conectarem nos modems, certamente eles utilizam alguma porta por FTP ou Telnet ou mesmo SSH.

em alguns casos ja cheguei a encontrar em modens rastros de conexões UPnP que as operadoras utilizam, sendo assim não precisam de nenhuma porta aberta pois eles mesmo tem acesso por outros meios.

se conseguirem troquem todas as senhas, FTP, Telnet, ssh, se tive como desativar estes servicos melhor ainda pois so serão utilizados em casos especificos caso necessitem.

agora pergunto eu ja alguem descobriu algum tutorial em como colocar o zon hub somente a funcionar como bridge?

como e feito a autenticacão na operadora? e necessario algum usuario e senha para autenticar no provedor da ZON? ou ele coneta automatico autenticacão?

Outra coisa para usuarios extremos, caso necessitem abrir mais que 32 portas a maior parte dos modems convecionais e routers so permitem abrir 32 portas... com um pc firewall dedicado conseguira abrir portas ilimitadas.

cumps
tester10


Cumps
Tester
 
nao esquecer que ter um computador antigo a funcionar apenas como router/access point eh extremamente ineficiente.
o dinheiro que gastas em electricidade da para comprar um router/access point em condicoes que ocupa menos espaco, faz menos barulho, nao requer manutencao
 

boas gostaria de usar um outro router noutro ponto da casa para poder espalhar o sinal wifi por toda a casa, sera que é possivel? o problema é que esse router nao possui a entrada para o cabo da internet (nao sei explicar bem, é aquele cabo grosso que vem da ficha tv branco), so tem 1 para o telefone(adsl) e 4 portas normais internet...

SUbstituir este router pelo zon hub (é o 2.0) é impossivel certo? devido ao problema que mencionei...

outra hipotese plausivel é, se nada do que disse for possivel dá para juntar o router ao lado do zon hub e funcionar como router em vez do zon hub?

peço desculpa se sou confuso e porque repeti o mesmo post noutro topico mas eu acho que o outro ja ta inactivo...

cumps

o router que falo é um edimax ar 7084gb
modem-e-roteador-wireless-adsl2-edimax-ar-7084ga_MLB-O-2905856245_072012.jpg
 
Mais um com o draytek 2820n

Hardware e condições:
Draytek 2820n a funcionar como ADSL, IP 192.168.0.200 e os clientes DHCP a funcionar na mesma "range" (192.168.0.1,2,3,4 etc)
ZonHUB com o Bridge Activado e o resto de fábrica: 192.168.1.1, DHCP ligado (e queria continuar para o wireless) e temos Ip fixo por parte da zon 95.93,etc

Até agora o que consegui:
Entrar no ZON HUB e mudar para bridge sem problemas, no Draytek, desactivei o WAN1 (adsl) e activei o WAN2 como no site da visus.pt (Obtain IP Address)
Ao fazer reboot só com estas configurações o Draytek detecta um IP do ZON, começado em 81.etc é normal? Não devia ser o IP fixo da ZON?
Em todo o caso, não consigo ter acesso à Net, tenho que mudar outras configurações no servidor DHCP? meto como DNS do DHCP server do Draytek o IP "falso"? (81,etc)

Big thanks
 
Tenta apontar o Draytek para o endereço do Zonhub que penso no teu caso ser o 192.168.1.1
Nas configurações LAN do servidor de dhcp do Draytek.
DHCP Server Configuration -> Gateway IP Address : 192.168.1.1
DNS Server IP Address -> Primary IP Address : 192.168.1.1

Eu tenho a wireless do Zonhub desactivado (e toda a outra tralha), utilizo apenas a do Draytek.
 
Nao tens o mesmo ip, porque o ip fixo é atribuido ao max adress da porta, neste caso do ZonHub. Tenta ver se dá para mudar o mac address do Zonhub( da porta WAN). Antes de mudares aponta qual o mac address que ele teem, e clona-o na WAN2 do Draytek.

Cumps
 
Ao que parece, apesar de conseguir adquirir um ip público no segundo router, o zonhub não se comporta como um modem não consigo aceder ao computadores da rede local apesar das portas estarem abertas. Já alguém tentou fazer o que mencionei no ultimo post?
 
Ao que parece, apesar de conseguir adquirir um ip público no segundo router, o zonhub não se comporta como um modem não consigo aceder ao computadores da rede local apesar das portas estarem abertas. Já alguém tentou fazer o que mencionei no ultimo post?



Boas,

eu tenho ZOn HUB 2.0 e liguel um router SMC através da porta WAn (modo bridge na porta 4, no zon hub). Fiz isto para tentar ter acesso a algumas portas que o ZOn Hub não deixa.
Tenho net através do novo router mas não consigo ter as portas abertas. O Zon Hub deve estar a interferir e não estará a funcionar apenas como modem!!?

Já procurei bastante e ainda não encontrei respostas.

Alguém consegue ajudar??
 
Boas,

eu tenho ZOn HUB 2.0 e liguel um router SMC através da porta WAn (modo bridge na porta 4, no zon hub). Fiz isto para tentar ter acesso a algumas portas que o ZOn Hub não deixa.
Tenho net através do novo router mas não consigo ter as portas abertas. O Zon Hub deve estar a interferir e não estará a funcionar apenas como modem!!?

Já procurei bastante e ainda não encontrei respostas.

Alguém consegue ajudar??

Tens a firewall do hub desactivada?
Não deveria fazer diferença pois está como modem mas talvez possas tentar.
Ou então abrir as portas na mesma firewall e reencaminhá-las para o teu router.
 
Tens a firewall do hub desactivada?
Não deveria fazer diferença pois está como modem mas talvez possas tentar.
Ou então abrir as portas na mesma firewall e reencaminhá-las para o teu router.



está com

"Segurança Mínima
Política de Inbound : Aceitar.
Política de Outbound : Aceitar."

não dá para desactivar.

Já tentei DMZ no router que está ligado ao Zon Hub, porta 4, mas sem sucesso. continua a dizer que as portas estão fechadas
 
está com

"Segurança Mínima
Política de Inbound : Aceitar.
Política de Outbound : Aceitar."

não dá para desactivar.

Já tentei DMZ no router que está ligado ao Zon Hub, porta 4, mas sem sucesso. continua a dizer que as portas estão fechadas

E abrir as tais portas na firewall do hub e reencaminhá-las para o ip do teu router?
http://www.geralforum.com/board/1298/515065/abrir-portas-zon-hub-2-0-a/index2.html
Não deveria ser necessário mas ñ custa nada tentar.
 
E abrir as tais portas na firewall do hub e reencaminhá-las para o ip do teu router?
http://www.geralforum.com/board/1298/515065/abrir-portas-zon-hub-2-0-a/index2.html
Não deveria ser necessário mas ñ custa nada tentar.


Não sei como fazer isso. relembro que o meu router está ligado ao zon hub em modo bridge. ou seja, o zon hub faz de modem e como tal o meu router recebe um IP público.

Posso é tentar ligar o meu router ao zon hub sem ser em modo bridge e tentar isso.


Agora uma coisa curiosa:

encontrei um video no youtube sobre como abrir portas no zon hub. O que fizeram foi abrir todas as portas TCP e UDP para um determinado IP.
Com um port checker online verifiquei algumas portas no meu IP/PC. resultado: fechadas
Fui ao ZOn hub e configurei o meu IP/PC dessa forma. Resultado: portas abertas
Mas, algo se passou e deixei de conseguir mexer na pag de configuração do zon hub (parecia ter encravado mas continuava com acesso à net). Passado um bocado, já conseguia aceder ao ZOn Hub mas, agora, as mesmas portas já não estão abertas!!!
 
capbarbaruiva,

tentei responder à tua mensagem, mas parece que o meu browser se recusa.

Portanto: para que o que estás a tentar fazer funcione, é necessário que os pois routers estejam em redes diferents.

Exemplo correto:

Zonhub na rede 192.168.1.x
segundo router na rede 192.168.2.x

Confirma.

Mektub
 
capbarbaruiva,

tentei responder à tua mensagem, mas parece que o meu browser se recusa.

Portanto: para que o que estás a tentar fazer funcione, é necessário que os pois routers estejam em redes diferents.

Exemplo correto:

Zonhub na rede 192.168.1.x
segundo router na rede 192.168.2.x

Confirma.

Mektub


Eu não respondi à mensagem, pois só posso enviar uma por cada 24h. Depois andei aqui de volta do router da zon entre outras coisas e não respondi.

Bem, então o status é o seguinte:
estão e estavam em redes diferentes.

Entretanto, a ZON veio substituir o ZOn HUB porque o anterior tinha um problema no wireless ( a 2 metros já não havia sinal).
O curioso é que, no novo zon hub já não cosigo aceder à net através do 2º router (smc). recebe na mesma o IP público mas não tem acesso à net.
Já estive ao telefone com a PC Direct (16991) e também não conseguiram nada, até que chegou ao ponto em que fiquei sem acesso ao ZOn HUB (mas com acesso à internet) e só passados uns largos minutos e depois de um reset é que voltei a ter acesso. Já me tinha acontecido o mesmo com o anterior ao tentar abrir portas. Decidiram enviar cá um técnico. vamos ver.

relativamente à abertura/encaminhamento de portas tenho uma dúvida:
Se abrir um "port checker" na net e verificar o estado de uma porta, qual das duas situações é verdade:
1. diz-me que a porta está aberta apenas se algum serviço a estiver a solicitar, caso contrário diz que está fechada
2. diz-me que a porta está aberta mesmo que nenhum serviço a esteja a solicitar.
 
Eu não respondi à mensagem, pois só posso enviar uma por cada 24h. Depois andei aqui de volta do router da zon entre outras coisas e não respondi.

Bem, então o status é o seguinte:
estão e estavam em redes diferentes.

Entretanto, a ZON veio substituir o ZOn HUB porque o anterior tinha um problema no wireless ( a 2 metros já não havia sinal).
O curioso é que, no novo zon hub já não cosigo aceder à net através do 2º router (smc). recebe na mesma o IP público mas não tem acesso à net.
Já estive ao telefone com a PC Direct (16991) e também não conseguiram nada, até que chegou ao ponto em que fiquei sem acesso ao ZOn HUB (mas com acesso à internet) e só passados uns largos minutos e depois de um reset é que voltei a ter acesso. Já me tinha acontecido o mesmo com o anterior ao tentar abrir portas. Decidiram enviar cá um técnico. vamos ver.

relativamente à abertura/encaminhamento de portas tenho uma dúvida:
Se abrir um "port checker" na net e verificar o estado de uma porta, qual das duas situações é verdade:
1. diz-me que a porta está aberta apenas se algum serviço a estiver a solicitar, caso contrário diz que está fechada
2. diz-me que a porta está aberta mesmo que nenhum serviço a esteja a solicitar.



vou responder ao meu próprio post.
estive a experimentar e, de facto, a porta só é reconhecida como aberta quando algum serviço a está a solicitar.
Ou seja, eu pretendo aceder à domótica a partir do exterior (internet) e isto significa que a minha domótica, apesar de estar configurada numa determinada porta, não está a solicitar a mesma!


fica por resolver a questão do modo bridge
 
Back
Topo