Colocar terçeira distro OpenSuse10.2

jampex

Membro
Olá, sou uma pessoa um pouco inexperiente nesta coisa do linux, se bem tenho no meu computador uma instalação de Windows no disco1 e o Ubuntu no disco2 tendo o grub intalado também no primeiro disco.

O que se passa é que quero instalar uma nova distro Opensuse10.2 e depois de a instalar não consigo iniciar qualquer OS, tendo de instalar novamente o Ubunto para ter acesso ao Windows.

Alguem tem alguma luz na quilo que se possa passar.
 
Tens que criar uma nova partição para o openSuse, e depois tens que actualizar o grub.

Já agora escreve-se terceira e não terçeira
 
Obrigado pela resposta.

Para particionar é na instalação do OpenSuse?
Se sim, quanto espaço devo particionar e como o devo particionar.
 
jampex disse:
Olá, sou uma pessoa um pouco inexperiente nesta coisa do linux, se bem tenho no meu computador uma instalação de Windows no disco1 e o Ubuntu no disco2 tendo o grub intalado também no primeiro disco.

Se és inexprimente qual a necessidade de instalares outro *nix?
A experiência adquire-se com o saber mexer e não com a quantidade que sistemas operativos que tens.
É a minha humilde opinião :)
 
Obrigado pela resposta.

Para particionar é na instalação do OpenSuse?
Se sim, quanto espaço devo particionar e como o devo particionar.

Usa o mesmo disco do Ubuntu, cria uma partição / (root) com alguns GB, a partição swap usa a mesma do Ubuntu, e não sei se é preciso criar uma /home mas se for cria uma com alguns GB também.

Vais ter de reduzir o tamanho da partição do Ubuntu para teres espaço para a OpenSuse mas isso é simples de fazer durante a instalação.

Depois o melhor seria não mexeres na GRUB durante a instalação mas sim adicionares a entrada do OpenSuse à mão.
 
Back
Topo