OK, comprei a
JBL Charge 5 Wi-Fi em Março e, inicialmente, estava bastante impressionado com ela (embora continuasse a considerar a minha
Sony XB33 superior em termos de qualidade de som).
Recentemente, noto que a coluna distorce os graves de muitas músicas, chegando a parecer uma coluna dos chineses. Não percebo se foi depois da mais recente actualização (que fiz há mais de uma semana, salvo erro) ou se já estava assim há algum tempo e eu simplesmente nunca tinha ouvido as músicas em que ela distorcia.
Portanto, aquilo que me pareceu um excelente negócio (versão Wi-Fi ao preço da versão com Bluetooth apenas), tornou-se num pesadelo. Por coincidência, a Harman Kardon Luna esteve em promoção recentemente (sensivelmente ao mesmo preço da Charge 5) e mandei-a vir, só mesmo por curiosidade (conhecia pouco sobre ela, mas sabia que era boa).
... Que agradável surpresa! Mais pequena que a Charge 5 (mas com a mesma potência) e, em termos de graves, envergonha a Charge 5 completamente (que já é suposto ser uma boa opção para quem gosta de uma batida porreira). Não distorce em nenhuma das músicas onde a Charge 5 distorce. O som é neutro, com ênfase nos graves e, infelizmente, por falta de app, não é possível equalizador o som da Luna ao nosso gosto. Mas o que vem de origem já é muito agradável (pessoalmente, só precisava de mais agudos, mas eu tenho tendência para o típico perfil em V). Perdi o Wi-Fi (mas já tenho uma coluna portátil da Audio Pro para isso), mas ganhei uma coluna mais compacta e com qualidade de som superior.
Atirei o barro à parede com a Amazon, que prontamente se ofereceu para reembolsar o valor total da Charge 5 na troca da devolução desta. Yes!
Resumindo, não sei se a Charge 5 tem mesmo aqueles graves sujos e distorcidos ou se houve algum problema com a minha. Seja como for, ao mesmo preço, passarei a recomendar a Harman Kardon Luna em vez da Charge 5 (e só porque já é extremamente difícil encontrar uma Sony XB33). Para o pequeno tamanho que tem (quase o mesmo que uma
Flip 6), os graves são absurdamente assombrosos!
Já agora, uma faixa boa para detectar se os graves de uma coluna estão "afinados" é a "Limit to Your Love", do James Blake. A Charge 5 borra-se toda, a Luna aguenta com aquele sub-bass como uma pequena campeã