Colunas de Som PC

nuno_sousa70

Power Member
Viva Pessoal,

Quero comprar um novo sistema de som/colunas para ligar ao PC (Torre). Seria optimo que podesse encontrar uma loja fisica ou online em Portugal aonde adquirir, caso constrário online.
Queria as vossas opiniões para um sistema de som bom até um orçamento de 300-400 Euros.
Boa qualidade de audio (musica) e cinema. Jogos é o menos, é ocasional.
Podem ser colunas activas, ou com subwoofer,etc... Não tenciono adquirir sistema surround. Bons graves mas nada exagerado.
Já vi e li muita coisas de marcas como Edifier, Klipsch, KEF, AudioEngine, Ruark, STeljs, etc...
Opiniões/sugestões são bem vindas. O meu actual sistema de som é um velhinho e classico Cambridge Soundworks (Já tem prai 20 anos :-).

Obrigado
 
Boas, com esse valor já dá para umas coisas porreiras. A questão é qual o tamanho das colunas, e se queres ter um amplificador separado ou se preferes colunas ativas?
 
Viva. A minha mesa/secretária de casa é razoavelmente espaçosa. O compartimento é no entanto relativamente pequeno (prai 12m2).
Confesso que não sei vantagens de ter um aplificador separado em relação às colunas activas. Talvez se jutifique neste caso umas colunas activas? Outra questão é subwoofer faz sentido ou depende dos usos?
 
Se fores para umas boas colunas ativas, como as vais ter em "nearfield", poderás não sentir a falta de subwoofer. Umas Yamaha, JBL ou Alesis por exemplo - mas há muita coisa. Algo na casa dos 150€/unidade. Procura na Amazon.es onde tens uma oferta enorme - escolhe umas tantas que gostes visualmente e depois vê reviews das mesmas ou pede aqui feedback.

Junta depois um DAC USB decente por menos de 100€ - eu uso um Fiio E10K e para o preço é bem porreiro, e ainda funciona como um amplificador de phones bem razoável. Há também muita oferta razoável nestes valores para além dos Fiio... Os Topping são uma boa opção também, por exemplo. Ou podes olhar para as coisas da Behringer também, tanto para o DAC USB como para os monitores ativos.

Outra alternativa são as Edifier S1000, com um look muito diferente, com várias entradas, Bluetooth e telecomando.

Numa outra perspectiva, há a opção de comprares um amplificador SMSL D18 e juntares um par de colunas porreiras na casa dos 250€
 
O que acham das Klipsch R-41PM ou 51PM, AudioEngine A5+, Ruark MR1 MK2, Edifier S1000DB?
Os Klipsch já tem incorporado amplificador.

Adiciono à lista os JBL 305P MKII
 
Última edição:
Bem, são todas muito diferentes. As Klipsch são talvez as mais versáteis em termos de ligações, já que tem inúmeras entradas, incluindo USB. A resposta de graves nas 41 parece-me curta, mas pode sempre ser compensada mais tarde com um subwoofer. Ou então apostar logo nas 51.

As Ruark só são apelativas pelo visual "retro", sinceramente considero overpriced para o que oferecem.

As Audioengine parecem-me ser uma boa opção, mas sem entrada USB, obriga a teres um DAC USB. Podes ver aqui um comparativo com as Klipsch:

Com as JBL é o mesmo, e podes também ver o comparativo com as Klipsch R-15PM (modelo anterior mas quase igual às 51):
 
Obrigado. Eis a lista do que estou a ponderar:

- Klipsch R-51PM
- Klipsch Sixies
- Audioengine 5+ Classic
- Yamaha HS7 or HS8
- Edifier S2000pro
- Wharfedale 11.2
- Q acoustics concept 20

Confesso que estou um bocado perdido tecnicamente em relação aos equipamentos DAC/Amp. Sei que algumas colunas sendo passivas (algumas mencionadas são) necessitam de um amp. E o DAC é essencial? ou melhor ambos são recomendáveis? existem opções 2em1 ou devem ser adquiridos separados?
Já agora se justificar envio as conexões da parte traseira da minha torre PC
https://gifyu.com/image/mE8u
mE8u

mE8u
 
Última edição:
Amplificador só vais precisar se optares por colunas passivas (Wharfedale 11.2 ou Q acoustics concept 20). Desvantagem tens de comprar o amplificador e ficas com mais um aparelho a ocupar espaço; vantagens são a maior flexibilidade de ligações, poderes mais tarde trocar só de colunas ou só de amplificador, etc.

Quanto ao DAC, pelo que percebo, só tens a placa de som integrada na Motherboard. Em geral estas placas ficam bastante aquém de um DAC USB mesmo de entrada de gama (como o Fiio E10k que já sugeri atrás). Claro que podes sempre ligar nas saídas analógicas da MB, mas o som será mais fraco.
Como já te indiquei, algumas das colunas activas já têm DAC USB integrado, o que simplifica as coisas. Como a tua MB tbm tem saída óptica, poderá ser outra opção se as colunas tiverem entrada óptica ( ou seja, também têm DAC)
 
ok obrigado. Neste momento estou inclinado para as Wharfedale, mas as Q acoustics concept 20 não parecem ser uma má opção. Amplificador integrado, A/V Receiver, já para não falar em preamp, poweramp,... Diferenças e o que realmente preciso quando se pondera umas colunas passivas?
Um relação ao DAC parece-me ser uma aquisição garantida.
Agora vale a pena investir num amp minimamente bom? Que opções? O DAC já referis-te, mas vale a pena ir mais além na qualidade?
 
Back
Topo